Juazeiro, Bahia
Juazeiro, Bahia
Juazeiro, Bahia

Juazeiro

Quem imagina que Juazeiro, no norte da Bahia, a 540 km de Salvador, e a 300 km de Paulo Afonso, às margens do Rio São Francisco, seja um lugar agreste e atrasado, se engana. A cidade é moderna, tem prédios novos e ruas pavimentadas, ladeadas por carnaúbas. Na orla do rio existe um passeio público onde os habitantes vão ver o pôr-do-sol e usufruir a paisagem. Saiba mais sobre Juazeiro.

Mapa de Juazeiro

Antiga parada de tropeiros

Nos tempos coloniais, Juazeiro era ponto de parada de tropeiros, que aproveitavam para descansar à sombra dos juazeiros. A povoação surgiu por volta de 1706, quando padres franciscanos construíram no local uma capela e um convento. Hoje a cidade é um importante pólo agroindustrial voltado para a exportação, que também distribui no Nordeste produtos vindos de outros pontos do país.

Ilha fluviais e caminhadas

O São Francisco tem várias ilhas fluviais na região de Juazeiro. A de Massanganos é uma das preferidas da moçada, que organiza, à luz de fogueiras, luaus que só terminam ao amanhecer. Para os amantes do trekking há trilhas que levam às serras e às pinturas rupestres nas paredes de um grande cânion.

Vídeo sobre Juazeiro

Folclore e arte em Juazeiro

Mitos

Conta-se que a imagem de Nossa Senhora das Grotas que se encontra na Catedral, exibida nas procissões, foi encontrada por um índio cariri e um vaqueiro no interior de uma gruta há mais de 200 anos. O povo da região, bastante religioso e místico, narra lendas sobre seres fantásticos como o Nego d’Água, um ser meio homem, meio lontra, que habita o fundo do São Francisco e carrega as moças para o fundo do rio. Uma estátua dessa criatura mitológica pode ser vista no meio do rio. Outra crença diz que junto à ilha do Fogo, no São Francisco, vive a Serpente d’Água, uma cobra gigante amarrada com três fios de cabelo de Nossa Senhora das Grotas. Se o réptil se libertar, as cidades de Juazeiro e Petrolina serão inundadas.

Tradições

Durante a Quaresma, é realizado um ritual de penitência em que os fiéis se cobrem com lençóis brancos e rezam enquanto percorrem as igrejas e o cemitério da cidade. Os participantes, chamados de Penitentes, são os Alimentadores de Alma, que rezam pela almas dos mortos, e os Disciplinadores, que se penitenciam ferindo a si mesmos com chicotes com lâminas. Este bizarro ritual muito se assemelha à prática da autoflagelação durante a Idade Média, quando a Peste Negra assolou a Europa.

Roda de São Gonçalo

Uma tradição bem mais tranquila e alegre, é a chamada Roda de São Gonçalo, um roda festiva que se reúne em frente à casa de um pagador de promessa, onde levantam um altar para São Gonçalo do Amarante, cantando e dançando ao som de pandeiros e violas. Juazeiro é conhecida como “terra das carrancas”. Essas figuras de proa que decoravam e, segundo a crença, protegiam as embarcações que percorrem o Velho Chico, variam em formas e tamanhos e são produzidas com diferentes materiais.

Música em Juazeiro

Juazeiro é a terra de João Gilberto, pai da bossa nova, e de Ivete Sangalo, que preferiu o axé music. Ao contrário de João Gilberto, que migrou para o Rio de Janeiro a fim de alavancar sua carreira, Ivete Sangalo estourou como sucesso em sua própria terra para depois ficar conhecida em todo o Brasil e no exterior.

Festival de Música de Juazeiro

A Prefeitura Municipal promove anualmente o Festival de Música de Juazeiro, durante o qual novos talentos de todo o país têm oportunidade de mostrar suas criações musicais em quaisquer gêneros ou estilos. Para informações sobre o festival, consulte www.juazeiro.ba.gov.br.

Serras da Cruz e do Mulato

No cânion entre as duas serras encontram-se pinturas rupestres descobertas em 1989 por um grupo de estudantes. Os desenhos formam painéis que ocupam os 3 km de extensão do cânion. A paisagem do alto é majestosa. O acesso para o povoado do Junco, de onde sai a trilha para a Serra do Mulato, fica na BR-210, entre Juazeiro e Sobradinho. A trilha de 2,5 km em subida não é fácil e deve ser percorrida em companhia de um guia. Leve água e lanche.

Atrações Turísticas em Juazeiro

Saiba mais sobre as atrações turísticas em Juazeiro

Vale do São Francisco: muita coisa para conhecer

O Vale do Rio São Francisco tem cidades interessantes e belezas naturais diferentes do resto do Estado da Bahia, principalmente da faixa litorânea, e que vale a pena conhecer. Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Velho Chico. Veja Vale do Rio são Francisco

Hotéis em Juazeiro

Escolha e reserve seu hotel em Juazeiro

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Maquina fotografica


A Bahia em imagens
  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

 

Informação sobre os guias de viagem da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)B Bahia.