Booking.com

Juazeiro, Bahia

Juazeiro, Bahia: informações e dicas de viagem. As ilhas fluviais, o folclore, a arte, os mitos e as tradições da terra de João Gilberto e Ivete Sangalo.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Juazeiro, Bahia
Juazeiro, Bahia
Juazeiro, Bahia

Juazeiro

Quem imagina que Juazeiro, no norte da Bahia, a 540 km de Salvador, e a 300 km de Paulo Afonso, às margens do Rio São Francisco, seja um lugar agreste e atrasado, se engana. A cidade é moderna, tem prédios novos e ruas pavimentadas, ladeadas por carnaúbas. Na orla do rio existe um passeio público onde os habitantes vão ver o pôr-do-sol e usufruir a paisagem. Saiba mais sobre Juazeiro.

Mapa de Juazeiro

Antiga parada de tropeiros

Nos tempos coloniais, Juazeiro era ponto de parada de tropeiros, que aproveitavam para descansar à sombra dos juazeiros. A povoação surgiu por volta de 1706, quando padres franciscanos construíram no local uma capela e um convento. Hoje a cidade é um importante pólo agroindustrial voltado para a exportação, que também distribui no Nordeste produtos vindos de outros pontos do país.

Ilha fluviais e caminhadas

O São Francisco tem várias ilhas fluviais na região de Juazeiro. A de Massanganos é uma das preferidas da moçada, que organiza, à luz de fogueiras, luaus que só terminam ao amanhecer. Para os amantes do trekking há trilhas que levam às serras e às pinturas rupestres nas paredes de um grande cânion.

Vídeo sobre Juazeiro

Folclore e arte em Juazeiro

Mitos

Conta-se que a imagem de Nossa Senhora das Grotas que se encontra na Catedral, exibida nas procissões, foi encontrada por um índio cariri e um vaqueiro no interior de uma gruta há mais de 200 anos. O povo da região, bastante religioso e místico, narra lendas sobre seres fantásticos como o Nego d’Água, um ser meio homem, meio lontra, que habita o fundo do São Francisco e carrega as moças para o fundo do rio. Uma estátua dessa criatura mitológica pode ser vista no meio do rio. Outra crença diz que junto à ilha do Fogo, no São Francisco, vive a Serpente d’Água, uma cobra gigante amarrada com três fios de cabelo de Nossa Senhora das Grotas. Se o réptil se libertar, as cidades de Juazeiro e Petrolina serão inundadas.

Tradições

Durante a Quaresma, é realizado um ritual de penitência em que os fiéis se cobrem com lençóis brancos e rezam enquanto percorrem as igrejas e o cemitério da cidade. Os participantes, chamados de Penitentes, são os Alimentadores de Alma, que rezam pela almas dos mortos, e os Disciplinadores, que se penitenciam ferindo a si mesmos com chicotes com lâminas. Este bizarro ritual muito se assemelha à prática da autoflagelação durante a Idade Média, quando a Peste Negra assolou a Europa.

Roda de São Gonçalo

Uma tradição bem mais tranquila e alegre, é a chamada Roda de São Gonçalo, um roda festiva que se reúne em frente à casa de um pagador de promessa, onde levantam um altar para São Gonçalo do Amarante, cantando e dançando ao som de pandeiros e violas. Juazeiro é conhecida como “terra das carrancas”. Essas figuras de proa que decoravam e, segundo a crença, protegiam as embarcações que percorrem o Velho Chico, variam em formas e tamanhos e são produzidas com diferentes materiais.

Música em Juazeiro

Juazeiro é a terra de João Gilberto, pai da bossa nova, e de Ivete Sangalo, que preferiu o axé music. Ao contrário de João Gilberto, que migrou para o Rio de Janeiro a fim de alavancar sua carreira, Ivete Sangalo estourou como sucesso em sua própria terra para depois ficar conhecida em todo o Brasil e no exterior.

Festival de Música de Juazeiro

A Prefeitura Municipal promove anualmente o Festival de Música de Juazeiro, durante o qual novos talentos de todo o país têm oportunidade de mostrar suas criações musicais em quaisquer gêneros ou estilos. Para informações sobre o festival, consulte www.juazeiro.ba.gov.br.

Serras da Cruz e do Mulato

No cânion entre as duas serras encontram-se pinturas rupestres descobertas em 1989 por um grupo de estudantes. Os desenhos formam painéis que ocupam os 3 km de extensão do cânion. A paisagem do alto é majestosa. O acesso para o povoado do Junco, de onde sai a trilha para a Serra do Mulato, fica na BR-210, entre Juazeiro e Sobradinho. A trilha de 2,5 km em subida não é fácil e deve ser percorrida em companhia de um guia. Leve água e lanche.

Atrações Turísticas em Juazeiro

Saiba mais sobre as atrações turísticas em Juazeiro

Vale do São Francisco: muita coisa para conhecer

O Vale do Rio São Francisco tem cidades interessantes e belezas naturais diferentes do resto do Estado da Bahia, principalmente da faixa litorânea, e que vale a pena conhecer. Não deixe de fazer um passeio de barco pelo Velho Chico. Veja Vale do Rio são Francisco

Hotéis em Juazeiro

Escolha e reserve seu hotel em Juazeiro

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Maquina fotografica


A Bahia em imagens
  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

 

Informação sobre os guias de viagem da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)B Bahia.
Booking.com

Mais posts

São Desiderio, Bahia

São Desidério, Bahia

São Desidério, Bahia. A cidadezinhas tem muitas atrações, eventos e comemorações, grutas, etc.

Bom Jesus da Lapa, Bahia - Foto Foto Renato Miranda CC BY

Barreiras, Bahia

Barreiras, Bahia: tem sítios arqueológicos, montanhas para trekking, cachoeiras e paredões de pedra para rappel, corredeiras para rafting e cavernas.

Romaria, Bom Jesus da Lapa, Bahia

Bom Jesus da Lapa, Bahia

om Jesus da Lapa é conhecida como a “Capital Baiana da Fé”. Atrai tanto romeiros, como praticantes de esportes radicais.

Paulo Afonso, Bahia

Paulo Afonso, Bahia

Turismo em Paulo Afonso, na Bahia: um grande número de atrações as mais variadas, que atraem muitos visitantes para o sertão da Bahia.