História de Portugal

História de Portugal: o nascimento de uma nação

 

Guimarães, Portugal
História de Portugal: o nascimento de uma nação. Guimarães, Portugal

O nascimento da nação

A Península Ibérica, quando sofreu a invasão moura, estava dividida em diversos reinos rivais, frequentemente em luta entre si. Embora alguns soberanos espanhóis tenham chegado a se aliar aos árabes para combater seus adversários cristãos, a Reconquista (recuperação dos territórios em mãos dos muçulmanos) consolidou lideranças comuns aceitas por príncipes cristãos.

Alfonso VI

Um dos reis empenhados na Reconquista foi Alfonso VI, rei de Leão e Castela, na Espanha, e de terras que incluíam o Condado Portucalense. Esse território englobava inicialmente as regiões vizinhas às duas cidades na foz do Douro: Porto e Cale, que corresponde à atual Vila Nova de Gaia. O condado se expandiu e acabou por ocupar todas as terras entre o Douro e o Minho, na atual fronteira com a Espanha.

A ajuda dos franceses

A vitória de Alfonso VI se deveu em grande parte à ajuda dos príncipes franceses Raimundo de Borgonha e seu primo Henrique de Borgonha, incentivados pela Igreja. O soberano foi generoso ao recompensá-los. Raimundo recebeu a mão da herdeira do trono, a princesa e filha legítima do rei, que respondia pelo lindo nome de Urraca.

O Condado Portucalense

Henrique, por sua vez, casou-se com Teresa, filha ilegítima de Alfonso VI, que recebeu como dote o Condado Portucalense, tornando-se vassalo de Leão e Castela. Urraca ficou viúva em 1107. Quando casou-se, em segundas núpcias, com Afonso I de Aragão, seu cunhado Henrique, cada vez mais independente, parou de cumprir sua obrigação feudal e, vindo a morrer em 1114, sua viúva Teresa ocupou o trono, já que o filho do casal, Afonso Henriques, tinha apenas cinco anos de idade. Teresa governou até 1128, quando foi afastada pelo filho.

Afonso I

O jovem conde, que consolidara seu poder com uma expressiva vitória sobre os mouros em Ourique, terminou em 1139 por se declarar rei com o título de Afonso I de Portugal. Nascia Portugal, a mais antiga das nações europeias.

Nasce a nação portuguesa – Em 1143, Castilla, após muitas escaramuças, abandonou suas pretensões sobre o novo reino, cuja independência foi legitimada pelo Papa Alexandre III mediante um salgado tributo pago à Igreja. Deus pode dar qualquer coisa de graça, mas seu representante terreno, aparentemente, não pensava assim.
Afonso Henriques teve um longo reinado, o que ajudou em muito a consolidação de seu poder monárquico.

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacoteshttp://ad.zanox.com/ppc/?36571893C22521343T

Hotéis em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis na Cidade do Porto