Francês para viagem

Francês para viagem

Noções básicas

É claro que você não precisa saber falar francês fluentemente para ir à França. Com o inglês você poderá se virar na maioria dos hotéis, restaurantes e atrações turísticas. Mas já que resolveu ir para lá, é bom ter algumas noções elementares. Se pretende ficar um bom tempo em Paris, esta pode ser uma excelente oportunidade para começar a aprender francês: só terá a ganhar com isso, não só durante a viagem mas também pela vida afora.
Você pode ter certeza de uma coisa: mesmo falando precariamente o idioma, os parisienses não o olharão com o ar de divertida ironia que dirigem aos franceses com sotaque campagnard (caipira) do sul… Contanto que você não pergunte a ninguém: “ondê ficá o metrô parra a praçá da Concordê”, tudo vai correr bem.

Uma língua de origem latina e grega

O francês é uma língua latina, como o português. A maioria das palavras têm raízes latinas ou gregas e muitas vezes é fácil descobrir seu significado (na linguagem escrita, principalmente) prestando um pouco de atenção e comparando com o próprio português. Certas palavras são quase idênticas em francês e em português: jardin = jardim, amour = amor; outras são um pouquinho mais difíceis de traduzir: écouter = escutar; établissement = estabelecimento; há ainda palavras menos óbvias, mas cujo significado você consegue decifrar se pensar um pouco: couteau = faca ou cutelo (sinônimo de faca, pouco usado por nós, mas que faz parte da língua portuguesa), grandir = crescer (ou tornar-se grande). Você vai se divertir vendo que estropié, por exemplo, significa estropiado; parece coisa de gente metida a falar o que não sabe, mas não é.

As semelhanças com o inglês e com o italiano

Quem fala inglês também pode se surpreender ao reconhecer palavras utilizadas em ambas as línguas, embora a pronúncia possa ser bem diferente. (Lembre-se de que a história dos dois países esteve sempre muito ligada; Guilherme, o Conquistador, invadiu a Inglaterra e depois os ingleses, durante a Guerra dos Cem Anos, ocuparam parte da França) Quem fala italiano notará que as conjugações verbais francesas são muito parecidas e encontrará diversas palavras semelhantes nas duas línguas, como manger e mangiare (comer) ou vouloir e volere (querer). Não é nenhum segredo: quanto mais idiomas você domina, mas fácil fica compreender os demais.

Infelizmente, nem tudo é tão simples. Existem palavras que não dá para “decifrar” sem a ajuda de um dicionário. O que é biberon? E évier? São coisas corriqueiras: mamadeira e pia. Adivinhar seria como ganhar sozinho a megasena, mas não desanime!

As limitações dos “dicionários para viajantes”

Sejamos sinceros: é relativa a utilidade das expressões “úteis” que constam de guias de viagem e de “dicionários para viajantes”. O francês tem sons que não existem em português e, além da pronúncia, há outras dificuldades. É impossível prever em um livro todas as situações pelas quais um viajante pode passar, mesmo as mais banais. E, mesmo que consiga fazer com que seu interlocutor o compreenda (o que já será uma vitória!), pode ser que você não entenda nada do que ele está respondendo…

Mesmo assim, ter à mão um vocabulário básico ao qual se possa recorrer durante a viagem quebra um galho para quem não fala nada de francês pois, se nada funcionar, você pode pelo menos mostrar o que está tentando dizer. Sem esquecer que, em caso de apuros, até a mímica ajuda!
Neste post, não fazemos a transcrição fonética das palavras; a pronúncia sugerida é aquela que acreditamos ser mais fácil para os brasileiros que ainda não aprenderam francês.

Onde aprender francês

www.aliancafrancesa.com.br A mais tradicional instituição de ensino do idioma francês.
www.livrariafrancesa.com.br Livros franceses sobre os mais variados assuntos e livros em português sobre a França.
Para saber mais sobre a evolução da língua francesa, leia Le Français dans tous les sens, da linguista Henriette Walter. Interessante mesmo para leigos.

Dicas

A maior dificuldade para os os brasileiros ao estudar francês é o fato de não termos em português diversos sons da língua francesa. Veja dicas de pronúncia.

Noções básicas de francês para viagem – Não resolvem completamente se você não fala francês. Mas ajuda bastante.

Aprenda dicas sobre fonética –  Quanto melhor  sua pronúncia em francês, mais facilmente você será compreendido.

Os franceses são bastante formais no tratamento. Conheça as regras de cortesia para uma boa comunicação.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França