Sobre Venosa
Venosa, próxima a Melfi, na região italiana da Basilicata, com uma população de apenas 12 mil habitantes, é considerada uma das mais bonitas aldeias da Itália – “I borghi più belli d’Italia“. Habitada desde o período neolítico, passou pelas mãos de apúlios e sanitas, até ser incorporada ao Império Romano, quando continuou desfrutando de bastante autonomia. Sua maior expansão econômica ocorreu sob o império de Augusto, quando a cidade ganhou anfiteatro, termas e ricos edifícios.
Desde o inicio da era cristã, o burgo sempre abrigou uma numerosa comunidade hebraica, cuja atividade tornou a cidade um importante centro comercial.
Atingida por sucessivos terremotos no fim do século XVII e em meados do século XIX, a cidade perdeu boa parte de suas construções antigas. Porém, ainda existem ali diversas atrações históricas interessantes.
Mapa de Venosa
Como ir
Carro
Venosa fica a 32 km de Melfi pela S 168. A viagem toma aproximadamente 0h30.
Trem
4 trens diários da Stazione Centrale de Bari, com uma baldeação. Viagem de 3h a 4h dependendo do trem. De Potenza Centrale, 3 trens diários para Venosa, com baldeação. Viagem de mais de 3h de duração.
Ônibus
Há vários ônibus diários entre Melfi e Venosa. Tempo de viagem de aproximadamente 0h40.
Hotéis em Venosa
Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.
Melhor época
Venosa tem um clima agradável. As melhores épocas são, como sempre, em todo o sul da Itália, a primavera e o outono.
Atrações em Venosa
Castelo Aragonês
O castelo da cidade começou a ser construído na segunda metade do século XV. Os trabalhos tomaram algumas décadas. Sua aparência original era bem diferente da que você verá ao visitar o castelo hoje, depois que a fortificação foi seriamente abalada por terremotos e transformada por sucessivas reformas. No castelo, funciona um museu arqueológico.
Catacumbas hebraicas e paleocristãs
Próximo à colina de Madalena ficam as catacumbas hebraicas e cristãs escavadas na rocha por volta dos séculos III e IV. Ignoradas durante séculos, foram saqueadas e danificadas, até serem descobertas por arqueólogos em 1853.
Santissima Trinità
Situado na periferia da cidade, é um importante conjunto paleocristão iniciado no século III. Uma parte dele é composta de imponentes ruínas. A igreja ao lado tem arquitetura românica primitiva. No seu interior, existem afrescos dos séculos XIV e XVII. A Santissima Trinitá é destino de peregrinos católicos desde a Idade Média.
Igrejas
Além da catedral erguida em 1470, a cidade conserva outras antigas igrejas.
Palácios históricos
A cidade conserva alguns palácios históricos de diferentes épocas, do medieval tardio a construções do século XVIII e XIX. Os principais são o Palazzo del Capitano, o Palazzo Calvini e o Palazzo Episcopale.
A Itália em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows sobre a as regiões mais interessantes do país.
Centro da Itália em Imagens
Sul da Itália em imagens
Norte da Itália em imagens