Matera, a cidade das casas esculpidas na rocha

Matera, uma das maiores cidades da Basilicata, com 55 mil habitantes é, sem dúvida, a principal atração turística regional, por causa de suas casas escavadas em rochedos – os sassi –, com algumas paredes construídas com o material resultante da escavação.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Matera, bairro de sassi no vale

Sobre Matera

Matera, uma das maiores cidades da Basilicata, com 55 mil habitantes é, sem dúvida, a principal atração turística regional, por causa de suas casas escavadas em rochedos – os sassi –, com algumas paredes construídas com o material resultante da escavação. Ocupadas durante muito tempo por camponeses pobres, as residências trogloditas, que formam um verdadeiro labirinto, estão sendo restauradas com extremo cuidado, transformando-se em algo diferente de tudo o que você verá em sua viagem pela Itália. Em algumas dessas casas, pequenas e abafadas, sem janelas nem portas, o acesso se dava por uma escada. Vinte mil pessoas moravam nessas cavernas na década de 1960.

A singularidade dos sassi de Matera fez com que fossem considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em algumas dessas cavernas foram construídas igrejas; em outras funcionam hoje cafés e pequenos restaurantes frequentados principalmente por turistas.

Uma das melhores vistas que se tem das habitações trogloditas é do alto da estrada panorâmica.

Mapa de Matera

Como ir

Avião

O aeroporto mais próximo é o de  Bari (60 Km); do aeroporto há um serviço de traslado da Pugliairbus.

Carro

De Potenza, a capital da Basilicata, (70 km) pela S407 e, em seguida, pela S7. De Bari, pela Via A14, a viagem de 70 km, a demora 1h20 .

Trem

De Potenza (3h30 a 4h), com baldeações em Gravina e em Altamura. De Bari também partem trens da Stazione F.A.L. (Ferrovie Appulo Lucane) para Matera Centrale. A viagem toma aproximadamente 1h20.

Ônibus

A companhia Marino tem linhas diretas que partem da Piazza Garibaldi, em Nápoles (4h). www.marinobus.it. Mas há também ônibus saindo de Bari (Stazione Barri  Sorrentino) e de Potenza, (stazione de autobus na Viale del Basento 11). Em Matera os passageiros desembarcam na Via Don L. Sturzo.

Hotel em Matera

Escolha e reserve seu hotel em Matera

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

No verão, sobretudo em agosto, a cidade é invadida por multidões de turistas do mundo todo. Além de tudo, o calor incomoda. O inverno é meio frio, as vezes neva. Abril e maio, da segunda quinzena de setembro até a primeira quinzena de novembro as temperaturas são agradáveis e há menos turistas. Veja dicas e informações sore a melhor época para visitar a Itália

Atrações em Matera

A principal atração de Matera são seus famosos sassi (plural de sasso, que significa “rocha”), que têm suas origens na Pré-história. Eles ficam no meio de um vale entre as partes altas da cidade, de construção mais recente. Muitos desses sassi foram transformados em restaurantes, cafés, lojinhas ou B & B, enquanto outros continuam habitados como residências. Existe uma igreja-sasso, escavada num rochedo.

Em Matera também vale a pena dar uma olhada no Duomo, em estilo românico, e na igreja de São Francisco de Assis, ambos do século XIII.

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Melfi com seu castelo ao fundo

Melfi

Veja dicas sobe Melfi, na região italiana da Basilicata: como ir, a melhor época, hotel em Melfi, atrações, o castelo de Melfi, a catedral.

Read More »

Potenza

Turismo em Potenza,na Basilicata, sul da Itália e suas belas paisagens rurais. Melhor época para sua viagem, como ir, atrações.

Read More »

Basilicata

Turismo na Basilicata: como ir, o que visitar, principais atrações, dicas, atrações arredores da cidade, onde se hospedar.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.