Castelmezzano, Basilicata, Itália

Castelmezzano, na região italiana da Basilicata, próxima a Matera: como ir, melhor época, atrações, hotel em Castelmezzano e a tirolesa "Volo dell'Angelo", uma emoção de arrepiar.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Castelmezzano

Sobre Castelmezzano

A pequenina Castelmezzano, na região italiana da Basilicata, incluída na lista das “mais belas aldeias italianas” (I borghi più belli d’Italia), tem uma estrutura urbana característica do período medieval. Porém, diversamente da maioria dos povoados daquela época, não foi construída sobre uma colina, mas em suas encostas íngremes. De longe, na estrada, quando você se aproxima da aldeia, já se avistam suas construções entre agudos picos rochosos.

Mapa de Castelmezzano

Como ir

Carro

Castelmezzano fica a 35 km de Potenza, a capital da Basilicata. Calcule 0h40 pela SS 407. De Matera, são 85 km pela SS 407. Cerca de 1h de viagem.

Ônibus

Há linhas de ônibus de Castelmezzano para Matera (Via Don Luigi Sturzo, 7) e Potenza (Viale del Basento, 11).  A viagem toma cerca de 1h30.

Hotel em Castelmezzano

Escolha e reserve seu hotel em Castelmezzano

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

Evite o auge da alta estação, quando o povoado, minúsculo, tem suas ruas entupidas de gente.

Atrações

A principal atração em Castelmezzano é o próprio povoado com suas ruelas e escadarias. Visto do estacionamento o villagio parece pendurado na encosta da montanha, entre pontas rochosas escarpadas.

Duomo di Santa Maria dell’Olmo

 Fica na Piazza Caizzo, centro da vida da aldeia. A igreja, do século XII, tem fachada em estilo românico e revestimento de pedra com imagens de leões e águias de duas cabeças. Em um nicho pode-se ver o afresco que representa São Roque, o padroeiro de Castelmezzano. Seu interior é decorado com delicadas esculturas.

Castelo

 Do Palazzo del Municipio, pegando-se pela rua principal, uma longa e estreita artéria que corta Castelmezzano de uma ponta a outra, pode-se chegar às ruínas do castelo da época normanda.

Palácios

 Alguns palácios de Castelmezzano chamam a atenção, como o Palazzo Ducale, do século XVIII, com seu majestoso portal. Próximo ao castelo, esse palácio pertenceu aos últimos senhores feudais de Castelmezzano. Também vale a pena dar uma olhada no Palazzo Coiro,  junto ao Duomo.

Il Volo Dell’ Angelo – Pietrapertosa

Dica para os amantes de esportes radicais
Em Castelmezzano, pode-se fazer um trajeto de tirolesa "sobrevoando" a paisagem rochosa das Dolomitas. Chamam o passeio de "Volo dell’Angelo", que significa  voo do anjo. Você atravessa o vazio, suspenso por um cabo de aço, cortando o espaço montanhoso com uma emoção sem igual.

A Itália em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos da Itália separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.

 

Centro da Itália em Imagens
Sul da Itália em imagens
Norte da Itália em imagens

Dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Melfi com seu castelo ao fundo

Melfi

Veja dicas sobe Melfi, na região italiana da Basilicata: como ir, a melhor época, hotel em Melfi, atrações, o castelo de Melfi, a catedral.

Read More »
Matera, bairro de sassi no vale

Matera, a cidade das casas esculpidas na rocha

Matera, uma das maiores cidades da Basilicata, com 55 mil habitantes é, sem dúvida, a principal atração turística regional, por causa de suas casas escavadas em rochedos – os sassi –, com algumas paredes construídas com o material resultante da escavação.

Read More »

Potenza

Turismo em Potenza,na Basilicata, sul da Itália e suas belas paisagens rurais. Melhor época para sua viagem, como ir, atrações.

Read More »

Basilicata

Turismo na Basilicata: como ir, o que visitar, principais atrações, dicas, atrações arredores da cidade, onde se hospedar.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.