Delhi, a agitada e empolgante capital indiana
Delhi, a capital da Índia, mais agradável das megalópoles indianas, é dividida em New Delhi (Nova Delhi), construída pelos ingleses para ser capital do Império das Índias (que abrangia também o Paquistão), e Old Delhi (Velha Delhi), a antiga cidade indiana.
Mapa de Delhi
Como ir a Nova Delhi
Não há voos diretos do Brasil para a Índia. Você terá que tomar um voo de uma capital europeia a Delhi (em Roma, Paris, Londres etc.) e depois outro até a Índia. Várias companhias europeias voam para a Índia, mas a Air India costuma ter melhores preços.
O aeroporto de Delhi melhorou muito, está mais organizado e mais limpo do que costumava ser. Mesmo assim, há constantes filas na área de desembarque para para PAsar pela alfândega, trocar dinheiro. É quase certo que sua bagagem seja revistada; a burocracia incomoda.
Calcule ao menos meia hora do centro de Delhi até o Aeroporto Internacional. Uma coisa incômoda é que a maioria dos voos provenientes da Europa aterrisam em Delhi de madrugada. Mesmo que você seja do estilo aventureiro, procure chegar com hotel reservado, pelo menos para a primeira noite.
A outra possibilidade é voar de São Paulo via África do Sul, pela South Africa para a Johannesburgo e lá pegar um outro avião até Bombaim (Mugai) se sua intenção for visitar o sul da Índia.
Veja passagens aéreas e pacotes para a Índia
Hospedagem
Procure se hospedar nas imediações da Jan Path Road e da Connaught Place, o centro de Nova Delhi.
Escolha e reserve seu hotel em Delhi
Melhor época
A melhor época para se viajar pela maior parte da Índia (exceto o extremo norte) é o inverno, ou seja, de dezembro a março. No verão, de junho a setembro, faz muito calor e chove demais: é a época das monções.
Agora que você decidiu em que época vai viajar e tem uma ideia do clima que o espera, veja que bagagem deve levar.
Atrações turísticas
Nova Delhi
New Delhi é uma cidade planejada, construída em volta de uma enorme praça, a Connaught Place, rodeada de construções coloniais, cujos balcões cobrem parte do calçamento, servindo de proteção contra o sol, boa providência face ao calor que faz durante a maior parte do ano. É nessa região que ficam os principais hotéis e restaurantes de classe internacional. A verdade é que quem conheceu Delhi no século passado talvez se surpreenda. A cidade agora está mais limpa, ganhou arranha-céus modernos, belos jardins e um sistema de metrô.
Red Fort
O “Forte Vermelho”, construído no século VII, na Old Delhi, composto por um magnífico conjunto de edifícios e jardins erguidos a mando do Xá Jahan.
Mesquita Jamah Mashid
A Índia, apesar de sua maioria hinduísta, possui a maior população muçulmana do mundo e imensas mesquitas, com a de Jamah Mashid.
Qutub Minar
É o minarete de pedras avermelhadas mais alto em toda a Índia e um dos maiores do planeta, com 72,5 metros. É do seu topo que o muezim costumava chamar os muçulmanos para suas diferentes orações diárias.
Mercado da Jan Path Road
Perto da Connaught Place fica a Jan Path Road, onde funciona um interessante mercado que vende todo tipo de artesanatos, pinturas, roupas, objetos de bronze, de prata, pedra, madeira etc. Apesar de turístico, é imperdível. Às vezes você acha bons preços se barganhar um pouco. É na Jan Path Road que fica o escritório oficial de turismo.
Porta da Índia
Situado em Rajpath, é uma homenagem aos soldados mortos durante a Segunda Guerra, nas guerras ocorridas no Afeganistão em 1919 e durante as guerras entre a Índia e o Paquistão. Nele estão inscritos os nomes dos 85 mil soldados indianos que morreram na guerra.
Túmulo de Humayun
É o mais antigo mausoléu em estilo mogol na capital da Índia. Repare que seu estilo é muito semelhante ao do Tah Mahal.
Dica sobre transporte
Apesar de a capital indiana dispor de um sistema de transporte público e até de uma rede de metrô, pode valer a pena alugar um táxi para o dia todo. Como acontece no Brasil, há batedores de carteiras nos ônibus e metrôs lotados de Delhi. Além disso, a comunicação com quem não fala inglês é complicada e é facil você se perder.
Se você utilizar o scooter, táxi triciclo, muito cuidado: evite deixar os joelhos de fora, braço etc.
Veja o relato de viagem de três brasileiros percorrendo a ìndia
Delhi | Rajastão | As primeiras impressões da Índia, Udaipur |
Site oficial de turismo de Delhi
Dicas
Para saber mais sobre costumes, religião, história cultura da Índia, leia A Vaca na Estrada.
Acesse o álbum fotográfico da Índia, com dezenas de imagens classificadas por região