Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia: a cidade das vinícolas

Vila Nova de Gaia, na margem sul do Douro, em frente à Ribeira, no Porto é sede das principais vinícolas que armazenam para envelhecimento e comercializam o vinho do Porto. As visitas guiadas terminam com sessões de degustação. Várias pontes ligam as duas margens do Douro, entre elas uma construída por ninguém menos do que Gustave Eiffel, aquele que ergueu a torre do mesmo nome em Paris. Da Ponte Dom Luís I tem-se a bela visão da cidade do Porto estendendo-se por uma colina. Na prática muitos nem sequer percebem que estão chegando a outro município. Indícios arqueológicos mostram que Vila Nova de Gaia já era habitada pelos celtas antes da chega dos romanos. O Portus Cale original, portanto, seria o porto de Gaia, transferido para o outro lado do rio posteriormente pelos romanos.

Mapa de Vila Nova de Gaia

D. Afonso III, no início de seu reinado, em 1248, criou novamente um porto em Gaia para poder faturar com o intenso trânsito de mercadorias, uma vez que era o bispo do Porto quem controlava a atividade na margem norte do Douro e embolsava as taxas. Podem-se ver nos dois lados do rio barcos empregados no transporte do vinho até há alguns anos. Hoje os vinhos são transportados por caminhões e os velhos barcos utilizados para excursões turísticas. O nome de algumas vinícolas, como Sandeman, Graham, Cockburn e Taylor mostra como os ingleses dominavam a produção do famoso vinho. A visita à Vila Nova de Gaia e a travessia a pé da ponte sobre o Douro permitem tirar as melhores fotos dos lugares mais pitorescos do Porto, do Cais da Ribeira e do Centro Histórico. Uma boa pedida é almoçar ou jantar em Vila Nova de Gaia em um dos restaurantes junto do Douro curtindo a vista do rio e da cidade do Porto.

Como ir

Fica do outro lado do rio Douro, basta atravessar uma das pontes que liga Vila Nova de Gaia ao Porto.

Onde se hospedar em Vila Nova de Gaia

Vila Nova de Gaia fica em frente ao Cais da Ribeira, no Porto. São, portanto cidades gêmeas. Muita gente quando não acha hospedagem na cidade do Porto, instala-se em Vila Nova de Gaia. Outros, apaixonados por vinhos, e decididos a visitar as caves preferem fica em Vila Nova de Gaia.

Escolha e reserve seu hotel em Vila Nova de Gaia

A melhor época em Vila Nova de Gaia

Praticamente o ano todo, evitando-se o auge do verão, agosto principalmente.

Visitas às caves

Praticamente todas as caves de Vila Nova de Gaia podem ser visitadas. Após a visita há uma sessão de degustação. É recomendável telefonar para reservar.

Ramos Pinto – Av. Ramos Pinto, 380

Ferreira – Av. Ramos Pinto, 70

Sandeman –  Lgo. Miguel Bombarda, 3

Barros Almeida – R. Dona Leonor de Freitas, 182

Osborne Portugal – R. Cândido dos Reis, 670

Quinta do Noval – Av. Diogo Leite, 256

Real Companhia Vinícola do Norte de Portugal -R. Azevedo Magalhães, 314

Rozés – R. Cândido dos Reis, 526

Informações práticas sobre Portugal

Como ir a Portugal

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Portugal

Escolha e reserve seu hotel no Algarve

Escolha e reserve seu hotel no Alentejo

Escolha e reserve seu hotel em Coimbra

Escolha e reserve seu hotel em Lisboa

Escolha e reserve seu hotel no Porto, Minho e Douro

Escolha e reserve seu hotel no Norte de Portugal

Escolha e reserve seu hotel na Região de Lisboa

Escolha e reserve seu hotel na Serra das Estrela

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.