Sobre Braga, a capital do Minho
Braga, a capital do Minho, no vale do rio Este, Braga, a Bracara Augusta da época romana, continua sendo um importante centro comercial, cultural, político e religioso: é a terceira maior cidade do país. Sua nova faculdade atraiu estudantes de todas as partes de Portugal, tornando-a uma segunda Coimbra. Por isso mesmo, a qualquer hora do dia, principalmente à noite, os bares são animados por jovens universitários.
Como ir a Braga
Carro
Braga fica a 57 km do Porto. De Lisboa, são 366 km. Em ambos os casos, a maior parte do trajeto é por autoestrada.
Ônibus
Há ônibus de Lisboa pela Rede Nacional de Expressos (tempo de viagem: 4h) e o Porto (tempo de viagem: 1h).
Trem
Há trens de alta velocidade Alfa Pendular de Lisboa (tempo de viagem: 3h13) e do Porto (tempo de viagem: 0h37). É necessário reservar.
Mapa de Braga
Hotéis em Braga
Escolha e reserve seu hotel em Braga
Melhor época
Primavera e outono.
Atrações em Braga
O centro histórico de Braga tem especial interesse pela arquitetura de seus edifícios, nos quais convivem em harmonia os mais variados estilos. Em toda parte você verá antigas igrejas, mosteiros, mansões, fachadas recobertas por azulejos.
Braga é um lugar para ser desfrutado. Perambule por suas ruas, sente-se para uma cerveja ou um café em um de seus inúmeros bares e aprecie a vida da cidade.
Sé
End. R. diogo de Sousa. Pouco sobrou do estilo românico original do século XI, quando a Sé de Braga foi construída. Do edifício primitivo restou apenas o belo portal todo trabalhado. No interior há uma mistura de estilos, no coro, no órgão e nas decorações: gótico, manuelino, barroco. No interior da catedral funciona um museu de arte sacra, com imagens de santos, pinturas, vestes sacerdotais e azulejos.
Casa dos Biscainhos
End. R. dos Biscainhos (fora do centro). Construído no século XVI, o palacete passou por diversas reformas, que modificaram seu aspecto original. Transformada em museu, a mansão conserva um belíssimo acervo em peças de arte, móveis de diferentes origens e épocas, porcelanas chinesas, quadros e estátuas. O edifício abriga o Museu Etnográfico e Artístico, com peças de mobiliário português e de outros países. O pavimento de pedrinhas quadradas facilitava a entrada de carruagens numa área coberta em que os passageiros podiam desembarcar. A cozinha que você vê no piso térreo foi conservada como era no século XVIII. Já possuía água corrente, uma novidade para a época. Aproveite sua visita para conhecer o jardim barroco inteiramente decorado com estátuas. Seu último proprietário, que faleceu em 1963, doou o imóvel à cidade.
Praça da República
A praça movimentada e cheia de butiques, que corresponde ao centro de Braga, abriga o Jardim de Santa Bárbara e o antigo Paço Episcopal, do século XIV, cuja fachada passou por reformas e alterações. A última delas ocorreu no século XVIII, quando um incêndio destruiu por completo seu interior. Atualmente, restaurado, o edifício abriga uma biblioteca.
City Tour
Seguindo o exemplo dos grandes centros europeus, existe em Braga um city tour em ônibus aberto de dois andares que percorre os principais pontos turísticos da cidade. O bilhete é válido durante todo o dia, e você pode descer ou subir onde desejar, podendo visitar lugares que mais lhe interessem e retomar o próximo ônibus. O bilhete do city tour dá direito a uma viagem no elevador histórico do Bom Jesus. Os bilhetes podem ser comprados nos hotéis, no Posto de Turismo ou no próprio ônibus turístico.
Arredores de Braga
Nos arredores de Braga ficam duas atrações que valem a visita: Barcelos, famosa por seu galo colorido que já virou um símbolo de Portugal, e o santuário de Bom Jesus do Monte.
Saiba mais sobre os arredores de Braga
Informações práticas sobre a Região Porto e Norte
Como ir à Cidade do Porto
Veja passagens aéreas e pacotes
Portugal em imagens
Álbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows sobre a as regiões mais interessantes do país.