Arredores de Braga
Barcelos
Arredores de Braga, Barcelos, Região Porto e Norte, Portugal

Arredores de Braga

Mapa de Braga e arredores

Santuário de Bom Jesus do Monte

A 5 km do centro de Braga. Tome um ônibus até o funicular. O célebre santuário fica no alto de uma colina arborizada, a 400 m de altitude, que você pode subir a pé ou tomando o funicular. A subida pela escadaria pode ser cansativa, mas permitirá que você conheça as capelas decoradas com cenas da Paixão. A esplanada possui hotéis antigos, mas luxuosos, para quem deseja ficar mais tempo no santuário. A escadaria foi construída a partir de 1723 e só foi terminada em 1811. Ela é dividida em seções como a Via Sacra, a Escada dos Cinco Sentidos e a Escadaria das Três Virtudes (fé, esperança e caridade). Se você conhece Congonhas do Campo, em Minas Gerais, notará a semelhança entre as arquiteturas.

Barcelos

A 20 km a oeste de Braga. 21.000 hab. Ônibus de Braga e trens de Viana do Castelo. A cidade, à beira do rio Cávaco, é conhecida por seus galos de cerâmica, que são um símbolo nacional lusitano. Barcelos é famosa por sua feira, que funciona toda quinta-feira no Campo da República, das 8h às 18h. Ali se vende de tudo: cerâmicas, produtos agrícolas, azeite, bijuterias, roupas etc. O burgo tem um centro histórico de ruas medievais onde sobraram trechos da antiga muralha, que é a parte mais agradável para passear. Barcelos possui algumas belas igrejas. Na Praça da República você verá duas delas do século XVIII: a igreja do Senhor Bom Jesus, totalmente barroca, que lembra as igrejas das cidades históricas mineiras, e a Igreja do Senhor da Cruz. No centro histórico estão ainda a Igreja da Matriz, ao lado do Paço dos Condes, conhecida como da Misericórdia, do século XIII, construída em estilo românico, mas com portal gótico, e a Igreja dos Terços (Av. dos Combatentes da Grande Guerra, 240) também barroca, mas com seu interior revestido por azulejos. A cidade possui ainda um pequeno Museu da Olaria.

O galo de Barcelos Segundo a lenda, um galego em peregrinação até Santiago de Compostela foi acusado de furto e condenado a morrer na forca. Ao declarar sua inocência ao juiz, que se preparava para saborear um galo assado, o peregrino afirmou que um milagre faria o galo cantar, como prova de que era inocente. O juiz duvidou, mas, quando passaram a corda pelo pescoço do acusado, o galo levantou-se e cantou. O peregrino foi inocentado. Depois disso voltou a Barcelos e passou a fabricar galos de cerâmica. Site sobre Braga

Braga

Em Braga, capital da sub-região ficam as principais atrações regionais. Saiba mais sobre Braga

Informações práticas sobre a Região Porto e Norte

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Matérias Especiais

A história dos transportes em Paris | Paris e os parisienses
Praga de templário pega | O homem que vendeu a Tour Eiffel
Voo de balão sobre o santuário medieval de Rocamadour

Hoteeis na Região Porto e Norte

Escolha e reserve seu hotel na cidade do Porto