Viana do Castelo, uma cidade do século XIII

Turismo em Viana do Castelo, em Portugal, como ir, principais atrações, onde se hospedar informações e dicas, a melhor época para sua viagem.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Viana do Castelo é uma cidade histórica fundada por Afonso III no século XIII. Foi de seu porto que partiram muitas das caravelas na época das grandes descobertas.

Viana do Castelo, Portugal
Viana do Castelo, Portugal

Como ir a Viana do Castelo

Avião

Embora não possua aeroporto, fica a apenas 25 minutos do aeroporto internacional do Porto.

Carro

Viana do Castelo fica a 76 km do Porto, 63 km de Braga e 384 km de Lisboa. A maior parte do trajeto é em autoestrada.

Ônibus

Há ônibus de Lisboa (tempo de viagem: 4h30) e do Porto (tempo de viagem: 1h) pela Rede Nacional de Expressos.

Trem

O trajeto Viana do Castelo/Porto toma aproximadamente 2h15. Vários trens por dia.

Mapa da região de Viana do Castelo

Melhor época

Praticamente o ano todo, exceto o auge do verão.

Atrações em Viana do Castelo

A cidade está situada em um belo quadro natural, na foz do rio Lima, entre colinas e o oceano, o que a torna bastante agradável. Dotada de boa infraestrutura turística, é uma base perfeita para se conhecer a região. Seu centro histórico ao sul da Praça. da República conserva um bom número de vetustas igrejas e mansões senhoriais.

Praça da República

Comece sua visita por esta praça, onde fica o prédio da antiga prefeitura, com fachada de arcos góticos. Repare, na parte superior do imóvel, no brasão da cidade, com uma caravela. No centro da praça você verá uma fonte construída em 1530. Logo à esquerda fica o edifício renascentista do Hospital da Misericórdia, do final do século XVI.

Museu Municipal

End.  Lgo. de São Domingos. O museu está instalado no Palacete dos Barbosa Maciel, do século XVIII, uma família que enriqueceu com o comércio ultramarino. Entre as peças expostas estão faianças portuguesas do século XVI ao século XVIII, mobiliário de diferentes épocas, inclusive móveis indo-portugueses, louça azul do século XVIII e belos azulejos.

Funicular de Santa Luzia

O funicular percorre 650 m até o ápice da colina de Santa Luzia, com maravilhosa vista da cidade. Procure ir meio no final de tarde e aproveite o sol já alaranjado iluminando a cidade. Um passeio que recomendamos! No topo da colina fica a Basílica de Santa Luzia, sem nada de especial, construída em 1926 e que recebe peregrinos e pagadores de promessas.

End. R. Sacadura Cabral. Também chamada de Igreja Matriz, está situada no centro histórico. Foi construída no século XV, em estilo românico tardio em transição para o gótico. No seu interior você irá se deparar com talhas barrocas e retábulos neoclássicos. Perto dali, há diversas construções medievais. A mais expressiva delas é a Casa dos Velhos, típica da arquitetura portuguesa do século XV.

Veja as atrações nos arredores de Viana do Castelo

Arredores de Viana do Castelo

Hotéis na Região Porto e Norte

Escolha e reserve seu hotel na cidade do Porto

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Amarante

Amarante

Turismo em Amarante,na Região Porto e Norte, em Portugal, turismo: como ir, atrações turísticas, onde dormir, onde comer, melhor época para sua viagem.

Read More »

Bragança

Turismo em Portugal, a cidade de Bragança, na Região Porto e Norte, dicas de viagem, como ir, as atrações em Bragança e seus arredores.

Read More »

Guimarães

Turismo em Guimarães, turismo, atrações, dicas de vigem, como ir, o que visitar, dicas, a cidade, seu teleférico, passeios nos arredores, transporte.

Read More »

Braga

Turismo em Portugal. Braga, como ir, melhor época para sua viagem, as atrações que vale a pena visitar, dicas, informações.

Read More »

Arredores do Porto

Cidade do Porto, Portugal: turismo, dicas de viagem, transportes, arredores da cidade do Porto, o Douro e o Minho, atrações, passeios de barco, excursões.

Read More »
Ponte Dom Luís, Cidade do Porto, Portugal

Porto

Turismo em Portugal. A Cidade do Porto, a rival de Lisboa, como ir, o que visitar, principais atrações, dicas, vinhos, vinícolas, transportes.

Read More »