Guimarães
Guimarães
Guimarães, Região Porto e Norte, Portugal

Guimarães, o berço do novo reino

Quando Henrique de Borgonha recebeu o Condado Portucalense de seu sogro, o rei de Castilha, instalou-se em Guimarães. Foi lá que nasceu seu filho Afonso Henriques, que se tornaria o primeiro rei de Portugal. Por isso a cidade é considerada berço do novo reino.

Como ir a Guimarães

 Carro

Guimarães fica a 53 km do Porto, 25 km de Braga e 364 km de Lisboa. A maior parte do trajeto é em autoestrada. É proibido circular pelo centro histórico de automóvel. Normalmente é possível estacionar em frente do Palácio dos Duques de Bragança.

Ônibus

Há ônibus de Lisboa (tempo de viagem: 4h30) e do Porto (tempo de viagem: 1h) pela Rede Nacional de Expressos.

Trem

Há trens direto do Porto a Guimarães (1h).

Mapa da região de Guimarães

Onde se hospedar em Guimarães

Quando mais perto do centro histórico você puder se hospedar. Mas há exceções fora do centro, como a Pousada de Portugal instalada num belo mosteiro.

Escolha e reserve seu hotel em Guimarães

Melhor época

Evite o auge do verão.

Atrações turísticas em Guimarães

Guimarães é uma das principais cidades de Portugal e o mais importante ponto têxtil do país. Seu bem conservado centro histórico possui antigos imóveis e praças medievais de calçadas de pedra. Guimarães é considerada patrimônio da humanidade.

O centro histórico de Guimarães deve ser percorrido a pé, sem pressa, para poder ser apreciado como merece. Além dos edifícios históricos, duas ruas merecem destaque especial: a R. Santa Maria, a R. da Rainha e o Largo da Oliveira, uma larga Pça. que é uma graça.

Palácio dos Duques de Bragança

End. R. Conde Dom Henrique. O vasto palácio foi construído no começo do século XV por Dom Afonso, filho ilegítimo de Dom João I e primeiro Duque de Bragança. Foi concebido, como era conveniente na época, como uma fortaleza. Chamam a atenção suas chaminés cilíndricas, incomuns no sul da Europa. Em 1959, o palácio foi transformado em museu. Entre as coleções expostas há tapeçarias, mobiliário português, árabe, indo-lusitano, porcelanas e faianças do período pós-descobertas. Ornamentando o mobiliário temos uma grande coleção de porcelanas da Companhia das Índias e faianças portuguesas das principais fábricas da época. <comp./> pduques.imc-ip.pt

Castelo

End. R. Conde Dom Henrique. O castelo erguido no século X no topo de uma elevação servia principalmente de abrigo para a população em caso de uma incursão dos mouros. Mais tarde, Henrique de Borgonha o ampliou e reforçou suas muralhas com sete torres de defesa. Do castelo original resta pouco, além das muralhas e de uma ponte levadiça, que, contudo, são suficientes para fazer o visitante sentir o que é estar em um verdadeiro castelo da Alta Idade Média.

Convento de Nossa Senhora da Oliveira

End. Lgo. da Oliveira. Do convento fundado no século X, pouco restou. O claustro românico é a construção mais interessante desse período. A igreja foi reconstruída no final do século XIV por Dom João I, como pagamento de uma promessa à Virgem da Oliveira, pela vitória contra os castelhanos em Aljubarrota. Nas dependências do antigo convento funciona uma das duas Pousadas de Portugal existentes em Guimarães.

Museu Alberto Sampaio

  R. Alfredo Guimarães.  O museu está instalado no claustro românico do antigo Convento de Nossa Senhora da Oliveira, ao lado da igreja. Reúne coleções de arte sacra, ourivesaria, esculturas, pinturas, uma bela seção de azulejaria do século XVI ao XVIII e peças de cerâmica de diferentes épocas. sITE: Museu Alberto Sampaio

Igreja de São Francisco

End. Lgo. de São Francisco. Abre de terça-feira a domingo. Construída em estilo gótico no século XV, ela foi reformada no século XVII e revestida de azulejos com imagens que retratam a vida de Santo António.

Santuário Monte da Penha

 Embora você possa subir de automóvel os 400 m até o Santuário do Monte da Penha, é mais divertido tomar o funicular. O percurso demora uns dez minutos. Do alto você tem uma vista privilegiada do vale e das redondezas. Se for de carro, pare no caminho para conhecer a esplêndida Pousada de Santa Marinha, um antigo convento do século XVIII transformado em Pousada de Portugal. Peça licença na recepção para visitá-lo.

Atrações turísticas nos arredores de Guimarães

Citânia de Briteiros

 15 km ao norte de Guimarães por estradinhas secundárias. Este sítio arqueológico da Idade do Ferro, situado no alto do Monte de São Romão, conserva ruínas de um povoado celta, com ruínas de habitações, muralhas e um sistema de abastecimento de água. Duas casas foram reconstruídas. A visita já vale pela beleza das paisagens do trajeto até lá: são lindas as vistas. Site de turismo de Guimarães

Informações práticas sobre a Região Porto e Norte

Como ir à Cidade do Porto

Veja passagens aéreas e pacotes

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.