Viajando de carro pelo Abruzzo

 Mapa do Abruzzo

De Roma a L’Aquila

Depois de contornar o grande anel viário que rodeia Roma, já vimos placas para L’Aquila, capital do Abruzzo, nosso primeiro destino. Demoramos pouco mais de duas horas do aeroporto de Fiumicino até o hotel Federico II, que havíamos reservado pelo Booking .

Não demos sorte em L’Aquila.  Estava chuviscando. A cidade, duramente atingida por um terremoto em 2009, ainda estava sendo restaurada e os principais edifícios no centro histórico estavam em obras, escondidos por tapumes. Sabemos que L’Aquila voltará a ser linda. Sorte daqueles que a visitarem após o final dos trabalhos de restauração!

Estávamos, por outro lado, desejosos de seguir para o sul. O epicentro do terremoto que atingiu o centro da Itália em outubro de 2016 ficava a apenas 200 km ao norte de L’Aquila. Isso nos preocupava porque ocorriam quase todos os dias. No dia seguinte, logo depois do café deixamos l’Aquila. Havia mais para visitarmos no Abruzzo.

Veja imagens e saiba mais sobre L’Aquila.

Scanno

Scanno, pequena aldeia de montanha nos Apeninos, com ruas de traçado medieval, junto do Parque Nacional do Abruzzo foi a etapa seguinte. Depois de caminharmos uma hora pelo seu centro histórico já tínhamos visto praticamente tudo.

Veja imagens e saiba mais sobre Scanno.

Sulmona

De Scanno seguimos viagem para Sulmona, cidade da época romana, com um diminuto, mas belo centro histórico, que pudemos visitar calmamente, parando ainda para admirar a exposição de fuscas antigos que estava acontecendo em Sulmona naquele domingo.

Veja imagens e saiba mais sobre Sulmona.

Chieti

Para chegar a Chietti, uma cidadezinha de montanha perto do litoral, pegamos uma estradinha secundária. Durante todo o trajeto suportamos uma tempestade violenta com queda de granizo. De interesse relativo, Chieti abriga, entretanto, um importante museu arqueológico, o Museo Archeologico Nazionale d’Abruzzo, que vai encantar quem se interessa por arqueologia. A chuva torrencial que caía nos impediu de fotografar.

O Abruzzo possui ainda dois belos parques nacionais: o Gran Sasso e o Parco Nazionale d’Abruzzo, além de Alba Fucens, importante centro arqueológico romano.

As etapas seguintes deste roteiro

Viajando de carro pela Puglia – Bari, Polignano Al Mare, Ostuni, Lecce e Alberobello.

Viajando de carro pela Basilicata – Matera, Castelmezzano, Melfi e Venosa.

Viajando de carro pela Costa Amalfitana – Amalfi, Positano, Sorrento, Atrani, Ravello, Minori e Maiori.

Viajando de carro para Pompeia e Herculano – Os sítios arqueológicos de Pompéia e Herculano, perto de Nápoles

Viajando de carro pelo Lácio – Ostia Antica e Roma.