Sulmona

Sulmona, na região italiana do Abruzzo, e seu patrimônio medieval: como ir, a melhor época, hotel em Sulmona, atrações em Sulmona e nos arredores.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Aqueduto de Sulmona, Itália

Sobre Sulmona

Próspera na época romana, Sulmona foi a terra natal do poeta Ovídio. Durante a Idade Médio foi um importante burgo do Abruzzo e ainda conserva ruas de traçado medieval, bem como algumas construções de época, tais como a porta gótica com relevos dourados na entrada da cidade, igrejas e palácios.

A cidade é conhecida como “La Città dei Confetti“. Os confetti são doces artesanais que têm suas origens na Idade Média, feitos com amêndoas, nozes e mel, hoje reproduzida no mundo todo, talvez não com a mesma qualidade. Mesmo assim, são o tipo de guloseima que as pessoas começam e não conseguem parar de comer! Os confetti de Sulmona deram origem à palavra “confete”, usada no Brasil para dar nome aos círculos de papel colorido usados em brincadeiras no Carnaval.

Mapa de Sulmona

Como ir

Carro

Sulmona fica a pouco mais 70 km de L’Aquila pela SS17.  A viagem demora cerca de 1h.

Trem

Há vários trens diretos a partir de l’Aquila. Tempo de viagem: 1h.

Ônibus

Há ônibus diretos de L’Aquila com várias partidas diárias. A viagem demora cerca de 2h.

Hotel em Sulmona

Escolhe e reserve seu hotel em Sulmona

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

Como em todo o Abruzzo, a primavera e o outono são épocas bonitas e agradáveis. Chove um pouco mais no outono. Evite o inverno. Sulmona fica em região montanhosa, onde pode nevar. Veja dicas e informações sore a melhor época para visitar a Itália

Atrações em Sulmona

Aqueduto medieval O enorme aqueduto começou a ser construído sob o reinado de Manfredo na segunda metade do século XIII.

Centro histórico

O belo e bem conservado centro histórico é ocupado por palácios e igrejas de diferentes épocas, como Palazzo Annunziata, no Corso Ovidio, que  abriga o Museo Civico; e a igreja de San Francesco della Scarpa, que fica na Piazza del Carmine. Na Piazza Garibaldi, onde aos domingos de Páscoa ocorre a “Festa della Madonna che scappa in piazza”, fica a renascentista Fontana del Vecchio.

Catedral de San Panfilo  Essa basílica, construída a partir do ano 1075, passou por várias reformas nos séculos seguintes, mas teve suas linhas básicas pouco alteradas. É um bom exemplo da arquitetura medieval românica.

Atrações no arredores de Sulmona

Castello Cantelmo-Caldora

O Castello Cantelmo-Caldora, construído a partir do século X, localiza-se na cidade de Pacentro, vizinha a Sulmona de acesso fácil para quem está de carro. Situado numa elevação, passou por diversas ampliações e reformas e ganhou torres visíveis de longe. È um dos mais belos castelos do Abruzzo.

Castello Piccolomini Fica em Celano, a 50 km antes de Sulmona para quem vem de L’Aquila. Data do final do século XIV e tem uma estrutura mais compacta do que o Castello Cantelmo. Em 1463 passou por reformas que o deixou mais parecido com seu aspecto atual.

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Scanno

Scanno, em meio às montanhas do Abruzzo, é uma encantadora cidadezinha medieval do centro da Itália que pode facilmente ser visitada a partir de L’Aquila.

Read More »
L'Aquilla, capital do Abruzzo

L’Aquilla

L’Aquila, capital da região montanhosa do Abruzzo, na Itália, teve seu centro histórico medieval restaurado após sofrer um violento terremoto em 2009.

Read More »

L’Aquila

Turismo na Itália: cidade de L’Aquila, região do Abruzzo: como ir, melhor época para sua viagem, onde se hospedar, as atrações em l’Aquila e nos arredores.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.