Os museus de Paris

Os melhores museus de Paris

Por Lúcio Martins Rodrigues

Não sei se é possível falar numa postagem sobre todos os museus de Paris. É museu que não acaba mais! E alguns, francamente falando, têm pouco interesse. De qualquer forma, novos museus serão ainda acrescentados a essa lista, já bem extensa. Aceitamos sugestões!

Certos museus são interessantes, mas pequenos. E podem ser visitados em menos de uma hora. Outros, como o Louvre é preciso, no mínimo, para conhecer o básico, um dia inteiro. Chegue cedo para escapar das filas, almoce por lá e passe a tarde toda curtindo suas coleções.

Dicas

Selecione os museus que você deseja visitar, organize um roteiro de visitas e compre sua entrada pelo próprio site do museu. Assim, você foge das filas. E, por falar em site de museus, é sempre bom dar uma navegada pelas páginas oficiais de cada um, saber as coleções que exibem, exposições temporárias, horários de abertura. Muitos têm entradas gratuitas certos dias do mês.

E, evite a todo custo o auge da alta temporada. A quantidade de turistas é tamanha que você não poderá apreciar nada com calma, principalmente quando o museu é tomado de assaltos por de turistas da Transilvânia Oriental, que acabaram de desembarcar de seus ônibus de excursão.

Mapa de Paris

Musée du Louvre

Esse é o chamado “imperdível”. Tem muitas seções diferentes, abrangendo pinturas, esculturas, arqueologia e todo tipo de antiguidade. Talvez você seja obrigado a selecionar alguns temas que o interessam particularmente e deixar o resto para uma próxima visita a Paris. Veja mais informações e dicas sobre o “Musée du Louvre“.

Musée de l’Orangerie

O Musée de l’Orangerie, além de expor pinturas de artistas como artistas como Renoir, Cézanne, Modigliani, Picasso e Matisse, acolhe importantes exposições temporárias. Imperdível. Musée de l’Orangerie na região de Madeleine-Concorde.

Musée d’Orsay

O Musée d’Orsay abriga principalmente pinturas, boa parte delas, obras dos mais famosos impressionistas. informações e dicas sobre o “Musée d’Orsay“.

Musée Rodin

O Musé Rodin, nos Invalides, é um museu super interessante, mas a visita não é demorada. Ele reúne as mais belas de esculturas do Auguste Rodin. Até mesmo no seu jardim, existem esculturas do artista. Vejas informações e dicas sobre o “Musée Rodin“.

Musée de Cluny (ou Museu da Idade Média)

O Musée de Cluny, no Quartier Latin, é um dos mais interessantes museus da Europa sobre a Idade Média. Conforme o dia há apresentações de música medieval. Veja mais informações sobre o “Musée de Cluny“.

Musée Carnavalet (Museu da História de Paris)

O Musée Carnavalet, no bairro do Marais, é um museu temático, centrado na História de Paris. Saiba mais sobre o “Musée Carnavalet“.

Musée de l’Homme

Visita imperdível para quem se interessa pelo tema. Seu acervo retrata a evolução da humanidade no planeta desde a pré-história, ou seja, nos últimos 3,5 milhões de anos. Você verá fósseis originais de hominídeos, utensílios paleolíticos, mostras de arte rupestre, embarcações, objetos, armas, instrumentos musicais e domésticos, cabanas e tendas de povos primitivos. Musée de l’Homme

Musée de la Marine 

Quem tem curiosidade sobre a historia da navegação vai adorar. O Museu da Marinha de Paris é talvez o mais completo do mundo, no gênero. Exibe maquetes de todo tipo de embarcações, da antiguidade aos tempos atuais, telas tendo a navegação como tema, objetos utilizados pelos navegadores, mapas antigos etc. Musée de la Marine

Cité de l’Architecture et du Patrimoine

Fica igualmente no Trocadéro, no Palais de Chayot, É enorme e inteiramente voltado para a arquitetura. Seu acervo é fabuloso e ocupa várias salas. A visita pode ser demorada. Saiba mais:  Cité de l’Architecture et du Patrimoine, na região de Trocadéro.

Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris – (Museu de Arte Moderna da Cidade de Paris)

Esse museu, na região de Trocadéro, exibe obras da escola modernista desde o começo do século XX até os dias atuais. Entre as pinturas expostas estão as de Chagall, Matisse, Picasso, Raoul Dufy,  Braque,  Bonnard, De Chirico, Max Ernst e Modigliani. Saiba mais:  Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, no  bairro de Trocadéro.

Musée Guimet (Musée National des Arts Asiatiques)

Próximo do Palais de Chaillot, o Musée Guimet é um museu temático, voltado para as artes asiáticas de diferentes períodos históricos. Mais interessante do que podemos imaginar! Saiba mais: Veja mais informações sobre o Musée Guimé.

Musée du Monde Arabe

No Quartier Latin, de frente para o Sena,  o Musée du Monde Arabe abriga importantes coleções de peças oriundas dos países árabes, da Idade do Bronze até os tempos atuais. Possue restaurante que serve especialidades árabes. Saiba mais: Musée du Monde Arabe no Quartier Latin

Musée de la Contrefaçon  (Museu da Falsificação)

Esse curioso Musée de la Contrefaçon, em Porte Dhaupine, expõe uma enorme variedade de artigos autênticos, tendo ao lado uma réplica falsificada. Você distingue o produto verdadeiro do falso? Saiba mais:  Musée de la Contrafaçon.

Musée des Années Trente (Museu dos Anos Trinta)

Quem é apaixonado pelos anos trinta vai curtir a visita. Saiba mais:  Musée des Annés Trente.

Musée Picasso

O acervo do Musée Picasso, no Marais, é composto por mais de duzentas pinturas do mestre e também, algumas delas, de outros artistas, doadas por Picasso. Quem curte as telas do mestre espanhol vai se regalar. Saiba mais: Musée Picasso

Musée Cognacq-Jay

Expõe mobiliário e objetos do século XVIII, além  pinturas de artistas como Rembrandt, Canaletto, Fragonard, Boucher, e Greuze, e esculturas de Falconet.  Saiba mais: Musée Cognac-Jay, no bairro do Marais.

Musée de l’Histoire de France (Museu da História da França)

Museu temático sobre a História da França.  O Hôtel de Soubise,  onde funciona o museu, possui decoração de época e já é uma atração. Seu interior é decorado com reconstituições, lembrando um pouco as de Versalhes. Saiba mais: Musée de l’Histoire de la France, no Marais.

Musée d’Art et d’Histoire du Judaïsme

As coleções sobre a história do judaísmo mostra a evolução da sociedade judaica desde a Idade Média aos os tempos modernos. Saiba mais: Musée d’Art et d’Histoire du Judaïsme no Marais.

Musée de l’Armée (Museu do Exército)

O Musée de l’Armée, no bairro de Invalides, ocupa a maior parte do Hôtel des Invalides. Seu acervo é composto de documentos, fotos, armas, armaduras, uniformes e artefatos militares usados nas diferentes guerras através da História, até os dias de hoje. O maior destaque é para a Segunda Guerra Mundial. Saiba mais:  Musée de l’Armé

Musée Eugéne Delacroix

O pequeno Musée Delacroix, em Saint-Germain des Prés, exibe obras e objetos pessoais de Eugène Delacroix, um dos grandes nomes do Romantismo. Saiba mais: Musée Delacroix em Saint-Germain des Prés.

Musée Grévin

Museu de cera famoso, na região de Opera. A maioria dos personagens, inclusive o cenário, são bem retratados. Saiba mais: Musée Grévin

Musée Jacquemart André

O acervo de obras de arte do Musée Jacquemart André, no bairro de Champs-Elysées compreende pinturas da Renascença italiana, de grandes artistas flamengos e da Escola Francesa do século XVIII. Saiba mais: Jacquemart André.