Cluny
Musée de Cluny
Cluny

Cluny: Musée du Moyen Age e termas

Localização do Museu de Cluny

Musée de Cluny

Quem se interessa por História, em particular pela Idade Média, não pode perder este museu. Instalado em 1843 no antigo Hôtel de Cluny, que foi uma abadia, seu rico acervo contém exemplares de escultura gótica, pinturas, iluminuras, vitrais, joias, marfins, tapeçarias, tecidos, bordados, armas, armaduras, pratos esmaltados, cerâmicas, enfim, tudo o que pode imaginar relativo à era medieval. Um dos pontos altos da visita é a famosa e enigmática série La Dame à la Licorne (A Dama com o Unicórnio), repleta de simbolismos. A visita ao museu é uma oportunidade única de comparar as técnicas de tecelagem e tapeçaria de países ocidentais como França, Itália, Inglaterra e Espanha, com os trabalhos egípcios, iranianos e bizantinos. Muito interessantes também são as cabeças dos Reis de Judá, que ornamentavam a Notre-Dame e foram “decapitadas” pelos revolucionários, por serem símbolos da monarquia. As cabeças das estátuas só foram encontradas em 1977, durante uma obra que estava sendo feita no 9º arrondissement.

Vídeo sobre Cluny, em Paris

As Termas de Cluny

Chamadas “termas do norte” na era romana, foram construídas no século III. Entrando no museu, pode-se ver o enorme frigidarium (local para banhos frios), bem conservado, onde existem ainda fragmentos dos mosaicos que enfeitavam todas as paredes. As ruínas do caldarium (local para banhos quentes) podem ser vistas da rua, na esquina do Bd. St- Michel com o St-Germain.

Hôtel de Cluny

É o edifício onde funciona o museu. Em parte construído pelos abades de Cluny sobre as ruínas das termas, no século XIII, foi abadia, residência medieval no século XV e recebeu hóspedes famosos, entre eles, a viúva de Luís XII, Maria da Inglaterra, uma adolescente que se casara com o rei cinquentão. Surpreendida pelo filho do rei com o duque de Suffolk, empenhado em consolá-la, foi obrigada a se casar com ele. Fofocas à parte, o prédio é por si só uma atração, por ser um dos mais bonitos e bem preservados prédios medievais de Paris, todo de pedra, com torrezinhas típicas, capela e até um poço no pátio de entrada. Ao lado do edifício há um “jardim medieval” com flores e ervas cuidadosamente escolhidas dentre aquelas usadas durante a Idade Média para adornar jardins ou para fins medicinais e plantas que aparecem em quadros e tapeçarias da época. É claro que é na primavera que o jardim fica mais bonito. A loja do museu tem artigos relativos à Idade Média, inclusive CDs com canções da época. Caso você seja fã de música medieval, saiba que costumam ocorrer concertos no museu. Confira a programação: www.musee-moyenage.fr.

Veja fotos, dicas e informações sobre o Quartier Latin

Saiba mais sobre outras atrações no Quartier Latin

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França