Noroeste da Argentina (NOA)
Pumamarca
Pumamarca, Noroeste da Argentina

SumárioÍndice remissivo

Noroeste: Salta, Jujuy, Quebrada de Humahuaca

Tucumán • Cafayate e os Valles Calchaquíes • Salta •  San Salvador de Jujuy • Quebrada de Humahuaca

Mapa do Noroeste Argentino (Jujuy)

No passado colonial, o Noroeste Argentino (ou NOA), foi rota das caravanas carregadas de prata que desciam do Alto Peru (atual Bolívia) rumo ao porto de Buenos Aires. Igrejas e outras construções dessa época estão presentes em cada vilarejo.

As estranhas formações rochosas do Noroeste Argentino (NOA)

O NOA tem relevo em boa parte acidentado, repleto de formações rochosas de formas bizarras e paredões de pedra multicores, além de uma área semi-desértica de altitude: a Puna, prolongamento do Altiplano Andino. Embora haja também florestas tropicais, a região é ocupada principalmente por áreas secas, com vegetação rasteira e incríveis cactos gigantes, os cardones.
Paisagens como as da Quebrada de Humahuaca, tão espetacular que é classificada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ainda pouco visitadas pelos brasileiros, atraem viajantes europeus e americanos que, tradicionalmente, têm espírito mais aventureiro. Mas mesmo os turistas de perfil convencional voltam maravilhados tanto pela beleza quanto pelo grau de conforto e a boa infra-estrutura encontrados no NOA.

A influência nativa

Do ponto de vista humano e cultural o NOA também é muito particular: em nenhum outro lugar da Argentina a presença da cultura nativa é tão visível. A influência indígena está presente nos traços físicos da população, nos costumes, nas festas folclóricas e na culinária regional.
As cidades de maior interesse para o turista são Jujuy, porta de entrada para a imperdível Quebrada de Humahuaca; Salta, conhecida, com muita justiça, como “la linda”; e Cafayate, na Província de Salta, que está se tornando famosa por seus vinhos de altitude e pela beleza das paisagens de seus arredores.

O NOA é também via de acesso a San Pedro do Atacama, no Chile. No caminho que atravessa a Puna, a mais de 3.000m sobre o nível do mar, você cruzará com rebanhos de lhamas e pelas Salinas Grandes, planície de sal de um branco ofuscante, até atingir o Paso de Jama, onde cruzará a fronteira com o Chile, atravessando os Andes.

Noroeste da Argentina

Informações práticas

Onde se hospedar no Centro-Oeste Argentino

Escolha e reserve seu hotel em San Salvador de Jujuy

Escolha e reserve seu hotel em Salta

Escolha e reserve seu hotel em Cafayate

Escolha e reserve seu hotel em Humahuaca

Escolha e reserve seu hotel em Tilcara

Escolha e reserve seu hotel em Purmamarca

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes

Informação sobre os guias da série GTB (Guia do Turista Brasileiro)

capa_argentina_leve para post

Os guias GTB impressos não estão mais à venda…
Enquanto isso, confira todo o conteúdo completo e atualizado do guia impresso, substituído pelo  Guia GTB ON Argentina, gratuito, e com dezenas de fotos. Basta ter sinal de internet no local onde você estiver.

 

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.

Links afins