Matera, a cidade das casas esculpidas na rocha

Sobre Matera

Matera, uma das maiores cidades da Basilicata, com 55 mil habitantes é, sem dúvida, a principal atração turística regional, por causa de suas casas escavadas em rochedos – os sassi –, com algumas paredes construídas com o material resultante da escavação. Ocupadas durante muito tempo por camponeses pobres, as residências trogloditas, que formam um verdadeiro labirinto, estão sendo restauradas com extremo cuidado, transformando-se em algo diferente de tudo o que você verá em sua viagem pela Itália. Em algumas dessas casas, pequenas e abafadas, sem janelas nem portas, o acesso se dava por uma escada. Vinte mil pessoas moravam nessas cavernas na década de 1960.

A singularidade dos sassi de Matera fez com que fossem considerados Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Em algumas dessas cavernas foram construídas igrejas; em outras funcionam hoje cafés e pequenos restaurantes frequentados principalmente por turistas.

Uma das melhores vistas que se tem das habitações trogloditas é do alto da estrada panorâmica.

Mapa de Matera

Como ir

Avião

O aeroporto mais próximo é o de  Bari (60 Km); do aeroporto há um serviço de traslado da Pugliairbus.

Carro

De Potenza, a capital da Basilicata, (70 km) pela S407 e, em seguida, pela S7. De Bari, pela Via A14, a viagem de 70 km, a demora 1h20 .

Trem

De Potenza (3h30 a 4h), com baldeações em Gravina e em Altamura. De Bari também partem trens da Stazione F.A.L. (Ferrovie Appulo Lucane) para Matera Centrale. A viagem toma aproximadamente 1h20.

Ônibus

A companhia Marino tem linhas diretas que partem da Piazza Garibaldi, em Nápoles (4h). www.marinobus.it. Mas há também ônibus saindo de Bari (Stazione Barri  Sorrentino) e de Potenza, (stazione de autobus na Viale del Basento 11). Em Matera os passageiros desembarcam na Via Don L. Sturzo.

Hotel em Matera

Escolha e reserve seu hotel em Matera

Nosso parceiro Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não tem trabalho algum e provavelmente conseguirá preços melhores. E não paga nada a mais por isso! Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos.

Melhor época

No verão, sobretudo em agosto, a cidade é invadida por multidões de turistas do mundo todo. Além de tudo, o calor incomoda. O inverno é meio frio, as vezes neva. Abril e maio, da segunda quinzena de setembro até a primeira quinzena de novembro as temperaturas são agradáveis e há menos turistas. Veja dicas e informações sore a melhor época para visitar a Itália

Atrações em Matera

A principal atração de Matera são seus famosos sassi (plural de sasso, que significa “rocha”), que têm suas origens na Pré-história. Eles ficam no meio de um vale entre as partes altas da cidade, de construção mais recente. Muitos desses sassi foram transformados em restaurantes, cafés, lojinhas ou B & B, enquanto outros continuam habitados como residências. Existe uma igreja-sasso, escavada num rochedo.

Em Matera também vale a pena dar uma olhada no Duomo, em estilo românico, e na igreja de São Francisco de Assis, ambos do século XIII.