Costa das Baleias, Bahia

Costa das Baleias, turismo

Mapa da Costa das Baleias (Caravelas)

Como ir

Avião

No aeroporto de Salvador existem táxis aéreos da Abaeté Linhas Aéreas

com vôos diários para Caravelas. Para chegar a Prado ou Alcobaça, o aeroporto comercial mais próximo é o de Porto Seguro, onde você terá que alugar um carro ou pegar um ônibus até seu destino. A Pantanal Linhas Aéreas  tem vôos diretos de São Paulo para Mucuri.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Carro

Partindo de Salvador, siga pela BR-324, depois pela BR-101 até Itamaraju; em seguida pegue a BA-489 por 65 km até Prado. Para Alcobaça ou Caravelas utilize a BR-101 até Teixeira de Freitas, onde você pega a BA-290, rodando 51 km até Alcobaça e 90 km até Caravelas. Para Mucuri e Nova Viçosa pegue a BR-101; depois de Teixeira de Freitas, rode mais 70 km, entre na BA-698 e percorra mais 36 km até Mucuri ou 65 km até Nova Viçosa. Para quem vem do sul pela BR-101, o cruzamento com a BA-698 fica 34 km depois de Pedro Canário.

Ônibus

De Salvador e de Porto Seguro saem ônibus da Viação Águia Branca até Teixeira de Freitas, Caravelas e Itamaraju. A partir dessas localidades, o Expresso Brasileiro em Itamaraju e em Teixeira de Freita, ou em Prado tem linhas para Prado, Cumuruxatiba, Corumbau e Alcobaça. A empresa São Geraldo tem linhas de várias capitais brasileiras para Prado e Posto da Mata, distrito de Nova Viçosa, onde há ônibus da Viação Águia Branca até Mucuri e Nova Viçosa.

Onde se hospedar

Não é possível hospedar-se em Abrolhos. Veja opções em Mucuri e Nova Viçosa.

Escolha e reserve seu hotel

Melhor época

Qualquer época é boa para se visitar a Costa das Baleias, mas para avistar as baleias os meses melhor são de julho a novembro.

Vídeo sobre Abrolhos

Atrações turísticas em Abrolhos e na Costa das Baleias

Quem vai à Bahia em busca de belas praias encontrará nessa região bem mais do isso. Terá a oportunidade de conhecer um arquipélago de origem vulcânica formado há cinqüenta milhões de anos. Mergulhar ali é tudo de bom as águas são claras e mornas e entre os corais há grande variedade de peixes. Antigos navios naufragados e cavernas submersas podem ser visitados pelos mergulhadores experientes.

As ilhas são um viveiro natural de diversas espécies de pássaros e locais de desova de tartarugas marinhas. As baleias, que migram das águas geladas do sul, permanecem entre os recifes de julho a novembro. A chegada anual dos cetáceos é uma festa para os visitantes.

A Ponta do Corumbau, de estonteante beleza, tem infra-estrutura turística sofisticada e boa culinária. Seguindo para o sul, os povoados de Barra do Cahy e Cumuruxatiba atraem o pessoal que prefere ambientes mais simples e descolados e apreciadores do ecoturismo. Esses povoados são ligados a Prado por estradas de terra que acompanham a orla marítima. Hospedando-se em Prado pode-se visitar Alcobaça, com seus edifícios seculares, herança da colonização portuguesa, o balneário de Guaratiba e as praias.

A pequena e provinciana Caravelas, mais próxima a Abrolhos, dispõe de boa estrutura para viagens ao arquipélago.

Em Nova Viçosa, a maior cidade da região, as praias têm barracas com espreguiçadeiras e guarda-sóis.

Localizada no extremo sul da Bahia está Mucuri, terra de recantos virgens, procurada pelos capixabas e mineiros, movimentada no verão e tranqüila nos demais meses do ano.

A Costa das Baleias proporciona ambiente para prática de esportes náuticos e mergulhos, tem lindas praias, rios, trilhas ecológicas e boa culinária à base de frutos do mar. Conheça.

Prado

A cidade fundada em 1755 conserva o casario do século XVIII, calçadas de pedras e igrejas. São 84 km de praias, muitas delas ao lado de falésias, outras ao lado de manguezais, lagoas de água doce, riachos, cascatas e, é claro, coqueirais. Saiba mais sobre Prado.

Corumbau

A vila é agitada durante o verão, quando grupos de todas as idades chegam de barcos vindos da Costa do Descobrimento e da Costa das Baleias. O lugar significa em tupi-guarani “longe de tudo”, “fim do mundo e o começo da terra“ ou ainda “lugar distante”. Ou seja, perfeito – na baixa temporada – para você se esconder. Já na alta estação o movimento é grande; você cruza com gente de tudo quanto é canto, com seu artista favorito e, às vezes, até quem você não espera, como aquele colega de trabalho grudento… O vilarejo está na divisa com o município de Porto Seguro. Você pode fazer passeios de caiaque pelo rio, visitar o Parque Nacional do Monte Pascoal, o povoado de Caraíva ou pegar uma excursão para mergulhar nos corais do Pataxó e dos Itacolomis. Em Corumbau, como as diferenças de maré alta e baixa são grandes, o pontal de arrecifes fica exposto na baixa e submerso na alta. A 88 km do centro de Prado. Tomar a BR-489 até Guarani. Depois são 56 km em estrada de terra.

Alcobaça

Os primeiros colonos que se estabeleceram nesse trecho do litoral baiano fundaram em 1752 a Vila de São Bernardo de Alcobaça, que hoje vive da agropecuária e da pesca.
Saiba mais sobre Alcobaça

O canto das baleias

Os gigantescos mamíferos marinhos sempre fascinaram e inspiraram os homens. As baleias jubarte ou “baleias cantoras” migram da Antártida procurando águas quentes e abrigo para acasalamento e cria. Para esse fim, Abrolhos é o lugar ideal suas águas rasas permitem que os filhotes aprendam a subir para respirar e asseguram proteção contra predadores. As baleias jubarte podem ser vistas no litoral baiano de julho a novembro, de Mucuri à Praia do Forte, com maior concentração na região de Abrolhos.

Se você pegar uma excursão para vê-las de perto, viverá uma experiência inesquecível. Elas são de extrema docilidade, dançam, fazem piruetas e emitem sons incríveis que, ao que parece, são produzidos pelos machos na época do acasalamento. Esperamos que as fêmeas sigam sua natureza e caiam na “cantada” deles, para que sobreviva para sempre sobre a Terra o canto mágico das baleias. Saiba mais

Nova Viçosa

Muitas belezas naturais aguardam o visitante em Nova Viçosa, a 960 km de Salvador, um dos municípios mais próximos de Abrolhos, localizado entre o rio Peruípe e o Oceano Atlântico e cercado por manguezais e pela Mata Atlântica. Saiba mais.

Mucuri

A colonização dessa área foi retardada pela ausência de minas de metais preciosos e pela presença dos temidos índios botocudos, guerreiros agressivos e antropófagos. Com a chegada dos colonos alemães e suíços no sul da Bahia, começaram a surgir fazendas de café, que deram origem ao povoado de Mucuri, à beira do rio de mesmo nome. Saiba mais

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador