Descubra Torres del Paine
Torres del Paine, na Patagônia Chilena, é um dos mais espetaculares parques nacionais do mundo. Sua beleza exótica supera as expectativas de qualquer um que o visita. Se você tirar fotos de alguns lugares no parque, principalmente de certas lagunas, seus amigos podem pensar que você acentuou as cores no Photoshop ou usou um filtro muito especial. De fato, diante de certas paisagens, você se pergunta se o que tem diante de si é real ou se está sonhando.
O parque é enorme. Você pode levar mais de 1h para atravessá-lo de carro. São lagos, riachos, geleiras e montanhas nevadas distribuídos por mais de 240 mil hectares.
Mapa de Torres del Paine
Como ir
Torres del Paine não é um lugar de fácil acesso. Há várias opções, nenhuma delas muito cômoda. Quem não está em excursão ou pacote com traslados precisa estudar se é mais conveniente alugar carro ou ir de ônibus, lembrando que, para circular dentro do parque sem carro, dependerá de tours guiados, que recolham os passageiros no hotel.
De Punta Arenas, a 4h de avião de Santiago, ou de Puerto Natales, a 250km de Punta Arenas e 60km do parque, pode-se alugar um carro ou tomar um ônibus até o parque. As companhias de ônibus que operam na região são a a Buses Fernandez e a Buses Pacheco.
Outra possibilidade é ir via Argentina, também de carro ou ônibus. Tome um avião até Buenos Aires e outro até El Calafate. De lá, atravesse a fronteira por Río Turbio.
Excursão, pacote, tours
Outra possibilidade é pegar uma excursão. Ela pode ser reservada por uma agência de viagens aqui no Brasil, em Punta Arenas ou em Puerto Natales. Algumas excursões contratadas em Puerto Natales são de apenas um dia. Dá para ver o básico. A vantagem é escapar das diárias dos hotéis em Torres del Paine. Infelizmente, esse esquema é cansativo e tem desvantagens: você terá vontade de ficar mais tempo. Há também excursões de vários dias, mas bem mais caras. As excursões contratadas em agências de Puerto Natales podem incluir duas, três ou mais noites em um hotel no parque.
Como circular em Torres del Paine
A liberdade que o carro lhe proporciona
No interior do parque os serviços de transportes são um tanto escassos e irregulares, mesmo na alta estação. Só o carro lhe possibilita visitar alguns dos lugares mais bonitos dentro do parque por conta própria. Você poderá estacionar para apreciar paisagens inesquecíveis ou parar para fotografar um rebanho de guanacos, no meio da estrada. Enfim, viverá sua aventura sem pressa, no seu ritmo. Se você veio de tão longe, gaste um pouco mais e alugue um carro. Só fique atento com o marcador de combustível. Abasteça sempre que possível!
Onde se hospedar
Existem hotéis de diversos padrões de conforto dentro do parque, de simples a luxuosos. Para os que gostam de acampar, existem locais em que o camping é permitido.
Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine
Mapas
Não despreze os mapas obtidos nas portarias nas entradas do parque. São completos, com todas as trilhas e estradas.
A melhor época para ir
Embora seja possível visitar o parque em qualquer época do ano, a época ideal para fazê-lo é no verão, final de primavera ou começo do outono. No inverno tudo é mais complicado, o frio é bravo, muitos hotéis estão fechados, as opções de transporte são poucas.
Como em todo lugar da Patagônia, mesmo no verão, o clima é imprevisível. Você pode desfrutar de um dia azul e ensolarado, deparar com um céu cor de chumbo, enfrentar vendavais assustadores ou rápidas nevascas, tudo no msmo dia. Por isso, em qualquer época do ano, mesmo no auge do verão, coloque em sua bagagem, roupas quentes, botas impermeáveis de marcha, meias de lã, blusão, pulover, gorro que proteja bem a cabeça e as orelhas. É no verão que você terá a oportunidade de pegar dias bonitos. Veja mais detalhes sobre a melhor época para ir ao Chile.
Temperaturas médias aproximadas (em ºC)
Primavera máxima: 18 | mínima: 2
Verão máxima: 20 | mínima: 5
Outono máxima: 10 | mínima: 0
Inverno máxima: 06 | mínima: -2
Atrações: o que fazer em Torres del Paine
Glaciar Grey
É um paredão de gelo com algumas dezenas de metros de altura, absolutamente impressionante. A melhor maneira de visitá-lo (e a mais confortável) é pegar o catamarã no Refúgio Grey. Há dois passeios por dia que podem geralmente ser reservados em seu próprio hotel. A geleira também pode ser avistada da estação florestal do Refúgio Grey. Não há acesso rodoviário até ela; a caminhada é de uns 10 km.
Laguna Amarga
Uma das vistas mais espetaculares de Torres del Paine, com suas águas cor de esmeralda, tendo ao fundo os picos nevados de Torres del Paine. Na “praia” em volta da laguna pode-se ver guanacos pastando e flamingos cor de rosa. Dá para visitar de carro.
Laguna Azul
Também acessível de automóvel. Seu nome vem dos tons azulados de suas águas. Voce verá rebanhos de guanacos selvagens em todo o trajeto, ou, ocasionalmente, cruzará com algum zorro (não o herói de histórias em quadrinhos, mas com um tipo de raposa comum na Patagônia).
Lagos
Também é possível visitar de carro os lagos Nordenskjöld, o Toro, o Grey, o Pehoé e o Sarmiento. Neste último siga a trilha até a cachoeira de Salto Grande, onde a neblina forma curiosos arco-íris.
Passeios e trekking
Em Torres del Paine, você pode ainda fazer passeios a cavalo e de barco, bem como fazer trekking em cenários incomparáveis.
O famoso”W”, circuito completo de trekking do parque, que toma alguns dias, só deve ser feito por quem é experiente, e sempre em grupo.
Dicas importantes
Onde comer
Faça suas refeições em um hotel. Quase todos também servem refeições para quem não está hospedado no estabelecimento. A opção de quem está em camping é preparar sua própria refeição. Nesse caso, compre mantimentos em Puerto Natales, porque há raros lugares onde comprar comida em Torres del Paine – e é sempre caro.
Câmbio
Leve de preferência pesos chilenos ou, não sendo possível, dólares. Não há caixas eletrônicos no parque, a não ser em Puerto Natales ou em Punta Arenas. Os grandes hotéis aceitam cartões de crédito.
Ao volante
Não abuse na velocidade. Muito cuidado com lombadas seguidas de curvas fechadas, surpresas na estrada de rípia do parque. Quando não tiver visibilidade, buzine.
Se vier da Argentina
A viagem por terra via El Calafate, na Patagônia Argentina, compensa pela beleza da paisagem e pela economia, principalmente se você pretende visitar o Glaciar Perito Moreno na mesma viagem. Encha o tanque do carro em El Calafate, depois em Esperanza e novamente em Rio Túrbio, perto da fronteira. Se vier de Punta Arenas, faça o mesmo e depois abasteça novamente em Puerto Natales. A gasolina no parque é caríssima e há raros lugares onde abastecer.
Se vier da Argentina, lembre-se: é proibido entrar no Chile com qualquer alimento não industrializado. Uma mera maçã já pode lhe causar problemas.
Se for fazer caminhada
Peça um mapa na entrada do parque com a localização das trilhas, informe-se sobre o grau de dificuldade de cada uma, onde fica cada refúgio e o conforto que oferecem. Evite fazer caminhadas sozinho. Tenha consigo lanterna, roupas quentes, sapatos de marcha, água e algo para comer. Avalie também sua forma física.