Habla castellano?

Habla castellano? Noções básicas a pronúncia, regras de cortesias, palavras iguais com sentidos diferentes no Chile e no Brasil.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Choperia em Valdívia, Chile
Cervejaria em Valdívia, Chile
Habla castellano?. Na foto cervejaria em Valdívia, Chile

Habla castellano?

Noções básicas

Os chilenos se referem a seu idioma tanto como espanhol, quanto castelhano. O que não muda nada. O Chile não teve uma megaimigração italiana capaz de influenciar seu idioma. Diga-se de passagem, é por isso que os brasileiros do sul e sudeste entendem bastante bem o castelhano falado na Argentina. Embora seja verdade que a pronúncia chilena seja meio particular, não se preocupe, também é muito fácil de ser compreendida. Mais do que o espanhol que se fala na Espanha, meio “fechado”. E eles também nos compreendem mais facilmente do que aos portugueses, sobretudo aqueles das pequenas cidades interioranas de Portugal.

Fale devagar e claramente e será entendido – Aliás, nas regiões turísticas, mais visitadas pelos brasileiros, as pessoas já estão habituadas com nosso sotaque. Procure, porém, falar devagar, evite usar gírias e utilize, se puder, palavras comuns.

Há palavras semelhantes nas duas línguas, mas com significados diferentes – É o caso de pegar, que significa “bater em alguém”, e de outras expressões. Alguns exemplos: embarazada significa grávida, oficina é escritório, esperar un rato é esperar um momento, tirar quer dizer puxar em português, zurdo não é alguém com dificuldade de audição, mas canhoto, quedar é ficar, largo quer dizer longo etc. E por aí vai. Por isso procure certificar-se de que entendeu seu intelocutor, para não se quedar embarazado…

A formalidade chilena – Conforme já comentamos, os chilenos são formais. Não se surpreenda se alguém de esquerda se referir a Pinochet como “El señor Pinochet”, mesmo que o odeie.
Se você estudou espanhol na Espanha no México ou na Argentina, prepare-se para se deparar com expressões e diferenças de sotaque tipicamente chilenas.
Dicas de pronúncia
ch = tch. Ex.: chacal = tchacal
j = rr. Ex.: pájaro (pássaro) = párraro
ll = j. Ex.: paella = paeia (e não “paeja”, como se pronunciaria na Argentina).
ñ = nh. Ex.: baño (banheiro) = banho
s entre duas vogais = ss. Ex.: pasatiempo (passatempo) = passatiempo
v = v ligeiramente aproximado ao b (como na Espanha e em português de Portugal). Ex.: vos (você) = bos
y = dj. Ex.: yo (eu) = iô
z = ç. Ex.: mozo (garçom) = moço
Regras de cortesia
É sempre bom nunca se esquecer de iniciar qualquer diálogo com Buen dia, Buenas tardes ou Buenas noches. Aliás, é o certo, não?
Pode-se também, mas com gente jovem ou que você já conheceu, empregar Hola! (“Oi”, “Olá”), Que tal? (“Como vai?”, “Tudo bem?”), ou os dois juntos: Hola, que tal?. Ao telefone, em vez de “Alô”, também se diz Hola. Em qualquer caso, a pronúncia de Hola é “ôla”, com o “h” mudo e a tônica no “o”. Ao se despedir de alguém, pode-se usar Hasta luego (“Até logo”) ou Adiós (“Tchau”).
O equivalente a “você” é tu. Para um tratamento de respeito com pessoas com as quais não se tem intimidade, usa-se usted.
Um por favor (igualzinho ao português) ao pedir uma informação é essencial, bem como o agradecimento gracias ou muchas gracias, que se responde com de nada. Permiso significa “com licença”.
Como ocorre em português, não é delicado usar o presente do indicativo (“eu quero”), que soa autoritário. A forma mais gentil é queria ou me gustaria.

Informações práticas

Como ir ao Chile

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

 

Booking.com

Mais posts

Gêiser no Atacama, Altiplano, Chile

Chile, turismo por conta própria

Chile, turismo por conta própria. Dicas, informações, imagens, atrações turísticas, transportes, como organizar sua viagem por conta própria.

Santiago de Chile, centro moderno

A melhor época para ir a Santiago

A melhor época para ir a Santiago, informações e dicas sobre as diferentes estações na capital do Chile. Tabela mensais de temperatura e chuvas em Santiago.

Altiplano chileno

Chile em imagens: o Atacama

Veja imagens do deserto do Atacama, o deserto mais seco do mundo e suas múltiplas atrações com as lagunas, o Valle de la Muerte, as salinas e gêiseres.

Punta Arenas

Turismo na Patagônia e Terra do Fogo chilena. Punta Arenas, o extremo sul do Chile (e da América do Sul), atrações, acessos, informações e dicas..