Chile, turismo por conta própria

Chile, turismo por conta própria. Dicas, informações, imagens, atrações turísticas, transportes, como organizar sua viagem por conta própria.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Gêiser no Atacama, Altiplano, Chile

Organize-se

Quem quer viajar por conta própria deve estudar mapas e pensar seus roteiros, considerando que o Chile é um país no qual as distâncias podem ser muito grandes. Essa visão da geografia chilena é indispensável para a organização de um roteiro de viagem coerente com o tempo que você dispõe.

 

 

Santiago, a porta de entrada do Chile

Quase todos os brasileiros que chegam ao Chile desembarcam em Santiago. Se você tem planos de visitar apenas a capital e seus arredores, tudo bem. Mas quem vai para o Atacama, no norte, Puerto Montt, Torres del Paine e outros lugares da Patagônia, no sul, precisa se planejar. São lugares que ficam a milhares de quilômetros uns dos outros.

O norte e o sul

 O ideal é reservar o sul para uma viagem, o norte para outra. Não é, entretanto, impossível numa mesma viagem conhecer o Atacama, no extremo norte do país, e a Patagônia, no extremo sul. Mas, nesse caso, a não ser que você tenha muito tempo para correr o país por terra de ponta a ponta, precisará tomar avião. E os voos costumam ser caros. Pense, portanto, em comprar o passe da LAN aqui no Brasil. Sai bem mais barato, principalmente se a passagem for comprada com antecedência.

Uma sugestão inteligente

Uma boa ideia é chegar a Santiago e já tomar sua conexão para o norte do país, por exemplo, sem sair do aeroporto. Depois fazer a mesma coisa quando visitar o sul, deixando a capital para ser visitada na volta. Afinal, não há, em geral, motivos para passar duas vezes pelo mesmo lugar.

Cronograma de viagem

Mesmo que você tenha bastante tempo pela frente e vá viajar em em esquema tranquilo, vale a pena organizar um cronograma de viagem. Jogue no meio alguns dias que funcionem como “coringas”, se desejar ficar um pouco mais em algum lugar que você adorou. É bom saber as datas estimadas de chegada a cada cidade. Isso lhe permitirá organizar-se para pegar determinada feira que só acontece no sábado, uma fiesta ou evento popular, como o carnaval de San Pedro do Atacama, ou ainda, evitar chegar num lugar ultra-turístico numa sexta-feira à noite sem hotel reservado.

Transportes

Estude com atenção nossa página sobre “Transportes” e, no início de cada região sobre as localidades que você deseja visitar, o tempo a ser dedicado a cada uma. No início de cada destino mencionado no site há o tópico “Como Ir”. Veja as opções para chegar a cada cidade. A partir daí, organize seu roteiro, que deve obedecer a uma lógica quanto às distâncias e aos meios de transporte que irá utilizar. Veja mais detalhes em Como circular pelo Chile.

Utilize o guia de viagens GTB para se organizar 

Se você tiver um mínimo de capacidade de planejamento, é muito fácil organizar seu próprio roteiro utilizando o guia GTB Chile. A vantagem de uma viagem por conta própria é a imensa liberdade que esse tipo de experiência lhe oferece: poder visitar o que quiser, comer onde tiver vontade, acordar na hora que quiser. E não ter que aguentar nenhum chato ao seu lado a viagem toda! Mas, enfim, se não se sentir seguro ou achar estressante ter que organizar todos os detalhes de uma viagem, esqueça e pegue uma excursão.

Escolha sua base

Quem vai visitar a fundo uma região pode hospedar-se em uma cidade bem localizada e utilizá-la como base, indo cada dia a um lugar diferente nos arredores. Você não precisa, portanto, necessariamente dormir em cada cidade que for conhecer, o que, aliás, pode se tornar cansativo. Alguns lugares e cidades no Chile são minúsculos e podem ser visitados em poucas horas. Ficar arrumando e desarrumando malas e fazendo check-in e check-out de hotel a cada um ou dois dias não é nada divertido.
Outro detalhe: como o horário do check-out nos hotéis chilenos costuma ser cedo – às 11h –, para ter um dia para visitar uma cidade você precisará, na realidade, de duas noites ou então terá que ficar perambulando com suas malas. De carro até dá, mas a pé fica complicado.

Caso vá viajar de carro

Decida se irá alugá-lo por lá ou sair do Brasil com veículo próprio (leia sobre o assunto no capítulo “Transportes”). A viagem de carro é uma ótima opção, mas você precisará organizar com mais detalhes sua viagem. Antes de alugar um automóvel, verifique se a locadora possui agência na cidade em que pretende devolvê-lo.

Passagem aérea

Ela pode ser comprada por meio de qualquer boa agência de viagens. O preço não será mais alto do que na própria companhia aérea. Seu agente de viagens pode também cuidar da locação do carro e de reservas de hotéis.

Dinheiro

Reais podem ser trocados em qualquer casa de câmbio em Santiago, mas o ideal é viajar com dólares ou pesos. Veja mais informações sobre dinheiro em sua viagem ao Chile.

Melhor época

Viajar nos meses mais agradáveis é essencial. Veja mais sobre a melhor época pra visitar o Chiles

Bagagem

o que levar na sua viagem ao Chile e o que não deve levar: saiba mais.

Documentação

Você pode viajar ao Chile apenas com sua carteira de identidade. Veja mais

Segurança

O Chile é um país seguro, muito mais do que o Brasil. Mas alguns cuidados é prudente observar. Veja mais

Informações práticas

Hotéis no Chile: reserva pelo Booking.com

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Santiago: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em La Sereña: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Pucón: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Natale: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Puerto Vara: seleção por categoria

Escolha e rserve seu hotel em Punta Arenas: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em San Pedro de Atacama: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Torres del Paine: seleção por categoria

Escolha e reserve seu hotel em Valdívia

Escolha e reserve seu hotel em Valparaíso

Escolha e reserve seu hotel em Viña del Mar

 

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Punta Arenas

Turismo na Patagônia e Terra do Fogo chilena. Punta Arenas, o extremo sul do Chile (e da América do Sul), atrações, acessos, informações e dicas..

Read More »

Hotéis no Chile

Turismo no Chile: hospedagem.Os hoteis,os hostels, os alojamientos, o alugel de chalés, os campings e outras opções de hospedagem no Chile.

Read More »

Os chilenos

Os chilenos, seu modo de ser, costumes, a influência nativa, a imigração européia, a influência da Igreja Católica.

Read More »

Por que ir ao Chile?

Por que ir ao Chile? Um o país fácil de ser visitado, relativamente próximo ao Brasil, com as mais variadas atrações e paisagens de rara beleza.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.