Saint-Denis

Saint-Denis, acessível de metrô de Paris, foi sede da Copa de 1998 (nenhum brasileiro esquece...). É uma cidade histórica famosa pela basílica de arquitetura gótica, onde estão enterrados reis franceses.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Stade de France Photo Fredéric Bisson CC BY _files
Saint-Denis, Stade de France em St-Denis

 

Por Lúcio Martins Rodrigues

Saint-Denis (St-Denis)

O nome dessa cidade vem da abadia que existia antigamente no local onde, segundo a lenda, o bispo St-Denis, depois de ter sido degolado em Montmartre, teria chegado a pé, carregando sua própria cabeça. (Haja milagre!).
Embora do ponto de vista administrativo St-Denis seja outra cidade, na prática é como se fosse um bairro de Paris, onde se pode ir de metrô. O lugar é famoso por sua basílica gótica do século XII, onde estão os túmulos dos reis da França e também pelo moderno estádio onde ocorreram os principais jogos da Copa de 98.

Mapa de St-Denis (Stade de France)

St-Denis na Idade Média

Importante durante a Idade Média, St-Denis foi ocupada e sofreu grandes danos na guerra dos Cem Anos, o que provocou sua decadência. A tradição revolucionária da cidade é bem antiga; durante a Revolução, os túmulos dos reis foram profanados e suas joias e coroas saqueadas pela população local, que os considerava símbolos do regime que queria derrubar. Com isso, um importante patrimônio histórico foi destruído. Adianta chutar rei morto?

O primeiro município francês governado pelos socialistas

Mais tarde, em 1892, St-Denis tornou-se o primeiro município francês a ser governado pelos socialistas.

Atrações em St-Denis

Basilique de St-Denis

Basilique de St-Denis 1, rue de la Légion d’Honneur (St-Denis)
Metrô Basilique de St-Denis (ATENÇÃO: a linha 13 do metrô se bifurca na estação La Fourche; tome a direção St-Denis/Université).

aqui
Foi Santa Genoveva (Ste-Geneviève) quem, em 475, começou a propagar o culto de St-Denis nessa região, criando uma abadia. Em 630, o rei Dagoberto construiu a primeira igreja em St-Denis, lugar que escolheu para ser enterrado. A basílica hoje existente é obra do abade Suger e começou a ser construída em 1122, antes mesmo da Notre-Dame de Paris. Ela foi em parte reconstruída no século seguinte por ordem de São Luís. Durante a Idade Média, a abadia de St-Denis tornou-se muito rica e poderosa, em razão do movimento constante de peregrinos e, principalmente, pelas doações que recebia dos reis.

A evolução do estilo gótico da França

Além de ser uma das mais conhecidas igrejas da França, St-Denis exibe a evolução do estilo gótico do século XII ao XIII. Mas sua maior importância histórica reside no fato de que, durante doze séculos, mais de setenta reis e rainhas da França foram enterrados ali. Na necrópole real, dentro da basílica, estão as mais preciosas esculturas funerárias da França, da Idade Média à Renascença. Alguns túmulos são verdadeiras obras de arte, em particular o de Luís XII e Ana da Bretanha, representados primeiro ajoelhados, no alto do mausoléu, depois em baixo, deitados lado a lado, e o de Henrique II e Catarina de Medici.

Túmulos dos reis violados durante a Revolução Francesa

Embora todos os túmulos tenham sido violados em 1793, durante a Revolução, eles foram restaurados por Viollet-le-Duc no século XIX. Conhecer a necrópole real é uma experiência emocionante para quem gosta de história e arte. É interessante notar que, depois da queda do Primeiro Império, os restos mortais de Luís XVI e de Maria Antonieta também foram levados para lá.

Stade de France

Stade de France (Estádio da França) Rue Francis de Pressensé (St-Denis)
RER La Plaine-Stade de France (linha B). Para visitar o estádio procure o Espace Accueil Tourisme (portão H). Abre todos os dias (salvo dias de jogos), das 10h às 18h. Para visitas guiadas (12 €) é aconselhável fazer reserva.

Esse gigantesco e moderno estádio de 80 mil lugares tornou-se famoso em razão da Copa do Mundo de 98. Ali foi disputada a partida final entre o Brasil e a França. Uma boa maneira de conhecer o famoso Stade de France é assistir a um jogo de futebol. Recentemente o Stade foi um dos alvos de terroristas do Estado Islâmico, quando mais de uma centena de pessoas foi morta por fanáticos religiosos. Stade de France.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos de lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França.

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Montparnasse

Montparnasse, um bairro tranquilo com muitas atrações, como museus de arte e a própria Tour Montparnasse, com esplêndida vista panorâmica de Paris.

Read More »

La Défense

La Défense, o bairro ultra-moderno de Paris, na periferia oeste da cidade. Do alto de seu arco modernista se pode apreciar uma vista panorâmica de Paris.

Read More »

Bastille

Bastille, um bairro que é um marco na história de Paris. É onde historicamente ocorrem grandes manifestações e eventos. Informações e dicas

Read More »

Palais Royal e Louvre

Palais Royal e Louvre, em Paris: um bairro histórico cheio de charme, jardins e museus, como o famoso Museu do Louvre e sua inconfundível pirâmide de vidro.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.