Quando é bom ir à Argentina

Quando é bom ir à Argentina. O clima, quando é bom ir a cada região, a primavera, o verão, o outono e o inverno, as temperaturas e chuvas.
Trekking no Glaciar Perito Moreno, Argentina

Argentina: qual a melhor época para ir?

Por estar situada no hemisfério sul, como o Brasil, a Argentina tem estações do ano correspondentes às nossas. E quando é bom ir para a Argentina? As melhores épocas dependem de cada região, pois os climas variam muito de um lugar para outro.

Como o extenso território argentino tem latitudes que variam muito, desde a fronteira com a Bolívia, ao norte, até Ushuaia, no extremo sul, a melhor época para visitar uma região do país pode apresentar temperaturas pouco agradáveis em outra. Quanto mais para o sul se vai, mais frio faz.

A altitude também influi: a Argentina possui vastos territórios baixos e outros de montanha, nas encostas dos Andes e na pequena serra Córdoba, cujos climas são bem diferentes entre si. Nas regiões mais altas, não somente as temperaturas são mais frias como é grande a amplitude térmica diária durante todo o ano: a temperatura varia muito entre a madrugada e a hora mais quente do dia.

Por tudo isso, grande parte da Argentina se encontra em zona temperada, mas o país possui também climas frios, tropicais e subtropicais.

Mapa da Argentina

Quando é bom ir para cada região?

Primavera

Meados de setembro, outubro, novembro, até meados de dezembro

Buenos Aires – Temperaturas diurnas amenas, com noites frias. Chove um pouco. A cidade fica animada e há muita coisa acontecendo.

Nordeste – Nessa região, próxima ao Brasil, a primavera é quase tão quente e chuvosa quanto o verão.

Noroeste A primavera é bem quente em Tucumán, agradável em Salta e Jujuy e fria (sobretudo à noite) na Quebrada de Humahuaca, que fica a mais de 3.000m. Em dezembro, começa a estação chuvosa; evite.

Centro-Oeste e Cuyo (Mendoza, Córdoba e região)  – Em Córdoba e Mendoza, as temperaturas estarão amenas, as vezes com oscilações; um dia meio quente, outro um pouco frio. Lindas vistas da Cordilheira. Em Córdoba, é o começo da estação chuvosa, mas em Mendoza, como sempre, chove pouco.

Distrito dos Lagos (Bariloche, San Martin de los Andes e região) – Começo de estação bastante frio; as temperaturas máximas tornam-se mais amenas no final da primavera, mas as mínimas permanecem baixas. Friozinho seco, com céu azul e espetaculares paisagens de montanhas e lagos.

Patagônia (El Calafate e redondezas) – No começo da estação, faz bastante frio no sul. A região se torna mais agradável no final da primavera. As temperaturas vão se tornando mais amenas à medida em que você sobe a costa rumo ao norte. Como sempre, o clima é seco.

Terra do Fogo (Ushuaia) – Clima frio; chove um pouco.

Verão

Meados de dezembro, janeiro, fevereiro, até meados de março

Buenos Aires – É a época chuvosa mas as precipitações não chegam geralmente a atrapalhar a viagem. O calor, porém, pode incomodar. A cidade fica cheia de turistas; os portenhos estão de férias.

Nordeste – Quente e chuvoso.

Noroeste – Faz calor de dia. Noites agradáveis. Época chuvosa. Na Quebrada de Humahuaca, que fica a mais de 3.000m, as temperaturas são agradáveis. As chuvas podem ser um problema até fevereiro, quando caem intensos aguaceiros, tornando algumas estradas intransitáveis, sobretudo entre Tucumán e Cafayate e nos Valles Calchaquíes.

Centro-Oeste e Cuyo (Mendoza, Córdoba e região)  – Em Córdoba, calor à tarde, noites temperadas. Época chuvosa. Em Mendoza, pode chover um pouquinho, mas faz calor. Bom período para caminhadas no Aconcagua, onde é sempre mais fresco, ou até frio, dependendo da altitude.

Distrito dos Lagos (Bariloche, San Martin de los Andes e região) – Ótima época, principalmente para quem não gosta de frio. Mesmo assim, a temperatura pode alcançar mais de 30ºC e no dia seguinte estar beirando os 10ºC. Quase não chove.

Patagônia (El Calafate e redondezas) – É a melhor época para se visitar a região. Em Puerto Madryn e Comodoro Rivadavia, faz calor. Mesmo em El Calafate as temperaturas são agradáveis.

Terra do Fogo (Ushuaia) – Frio de dia, noites bem frias. Chove pouco. É a melhor época para ir para lá, se não for para praticar esportes de inverno.

Outono

Meados de março, abril, maio, até meados de junho

Buenos Aires – O início do outono tem dias quentes e noites frescas. Ao longo da estação, as temperaturas máximas caem. Boa época. Muita coisa para se fazer.

Nordeste -Temperaturas elevadas no começo da estação e amenas no final. Noites frescas. Chove.

Noroeste – Durante o dia, temperaturas agradáveis em Salta e em Jujuy,  com noites frescas. Chove um pouco no início da estação, no final não cai uma gota. Na Quebrada de Humahuaca, dias frescos, noites frias.

Centro-Oeste e Cuyo (Mendoza, Córdoba e região) – Boa época: temperaturas amenas, podendo esfriar um pouco à noite. Em Córdoba, o início da estação pode ser úmido. No restante, ar seco e céu claro, com belíssimas vistas da cordilheira próxima a Mendoza.

Distrito dos Lagos (Bariloche, San Martin de los Andes e região) – O começo da estação é relativamente seco, mas o final é mais úmido, com possibilidade de chuva e nevascas. Dias e noites bem frios. As paisagens tornam-se lindas e as florestas assumem um belo tom avermelhado.

Patagônia (El Calafate e redondezas) – Dias temperados, esfriando à medida em que a estação avança. Noites frias. Final de estação bastante frio e ventoso, mas geralmente sem neve.

Terra do Fogo (Ushuaia) – Faz muito frio, principalmente à noite e no final da estação. Pode nevar.

Inverno

Meados de junho, julho, agosto, até meados de setembro

Buenos Aires – O auge do inverno pode ser desagradável à noite para aqueles que detestam frio, mas raramente é “insuportável”. É a época mais seca do ano.

Nordeste – Temperaturas amenas e (como sempre!) bastante chuva.

Noroeste – Frio seco em Salta e Jujuy; muito frio na Quebrada de Humahuaca.

Centro-Oeste e Cuyo (Mendoza, Córdoba e região)  – Faz um frio administrável em Mendoza e Córdoba. Gelado nas montanhas. Pode ter neve em estradas, atrapalhando passeios. Bom para esportes de inverno. Las Leñas fica lotada de esquiadores.

Distrito dos Lagos (Bariloche, San Martin de los Andes e região) – Faz bastante frio e neva. O inverno é boa época para quem quer ver neve e esquiar. Se puder, evite julho: a região fica lotada.

Patagônia (El Calafate e redondezas) – Faz muito frio em toda a região,as tempraturas poem estar abaixo de zero. Não é uma época boa.

Terra do Fogo (Ushuaia) – O frio é intenso, sobretudo à noite. Costuma nevar.

Dicas sobre as diferentes épocas na Argentina

Quanto mais para o sul da Argentina, mais compridos são os dias durante o verão e mais curtos durante o inverno. Em lugares como Ushuaia, ou no sul da Patagônia, o sol se põe somente às 22h no verão, permitindo que se aproveite ao máximo o dia. Tenha isso em conta ao organizar passeios e viagens de carro. Mesmo em Buenos Aires e em outras regiões da Argentina, no verão o sol se põe tarde. Como em todo o país a hora nacional é aquela de Buenos Aires, o oeste vive em permanente horário de verão. Ou seja, os relógios marcam a mesma hora de Buenos Aires, pero es más tarde…

Tenha em mente que, com temperaturas próximas a 0º C, as precipitações são em forma de neve, não de chuva – o que a maioria dos brasileiros acha uma festa! Lembre-se, porém, que fica impossível ou ao menos muito complicado circular sob fortes nevascas.

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Vicunha, Salina Grande, Argentina

A Argentina essencial

Turismo na Argentina, o essencial: tudo o que você não pode deixar de conhecer em Buenos Aires e nas diferentes regiões do país.

Porto de Ushuaia, na Argentina

A melhor época para ir a Ushuaia

A melhor época para ir à Terra do Fogo, tabelas de temperaturas médias máximas e mínimas, mês a mês. Chuvas. Informações sobre o clima.