Paris: para entender a cidade

Turismo em Paris: para entender a cidade, como Paris é dividida, a Rive Gauce e a Rive Droite, os bairros da capital francesa.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Café parisiense

Paris: para entender a cidade

Paris, para entender a cidade: é fácil, Paris é cortada pelo rio Sena. Ao norte do rio, fica a Rive Droite (margem direita) e, ao sul, a Rive Gauche (margem esquerda). Bem no meio da cidade — e do Sena — há duas ilhas. A maior é a Île de la Cité; a outra, ao lado dela, é a Île St-Louis. As duas margens e as ilhas são ligadas por diversas pontes de diferentes épocas e estilos.
A capital francesa é relativamente compacta, fácil de ser percorrida a pé ou por qualquer meio de transporte coletivo, e tem como excelentes pontos de orientação o rio Sena e as estações de metrô. Sabendo onde está o rio, você não se perde; conhecendo a estação de metrô mais próxima, você acha qualquer lugar. Outras referências podem ser úteis: a Torre Eiffel e a Torre Montparnasse, por exemplo, são visíveis de bem longe.

Mapa de Paris

Uma cidade plana

A cidade é plana, com exceção de Montmartre, uma colina ao norte de Paris, bem como da Montaigne Ste-Geneviève e de Montparnasse, elevações suaves na Rive Gauche.
Uma imensa avenida circular e bem movimentada, a périphérique, circunda a capital. Se você alugar um carro e sair de Paris, será inevitável passar por ela. É da périphérique que saem as estradas para todas as direções da França. A zona urbana que fica na área limitada pela “périph”, como os parisienses apelidaram a avenida, é conhecida como Paris “intramuros”.

Como Paris é dividida

Paris é dividida administrativamente em 20 arrondissements, que não são propriamente bairros, mas sim distritos. Um bairro pode pertencer a dois distritos diferentes, da mesma forma que um arrondissement pode englobar mais de um bairro.
Os arrondissements, denominados por números (1er, 2ème, ou seja, primeiro, segundo etc.) são dispostos em forma de caracol em volta da Île de la Cité, onde está o marco zero da cidade. Quanto mais baixo o número, mais próximo do centro. Nos endereços parisienses você sempre encontrará indicadores equivalentes aos CEPs brasileiros. Quando o número começa com 75, significa que aquele endereço fica em Paris. Os algarismos seguintes indicam o arrondissement: 75001para o primeiro, 75002 para o segundo e assim por diante.

A numeração das ruas

Parais, para entender a cidade: a numeração dos imóveis em Paris não é por metro, como aquela a que estamos habituados na maior parte das cidades brasileiras. Os números são sempre seqüenciais, independentemente da distância entre um endereço e outro. Se um edifício público que fica no nº 20 de uma rua ocupar uma quadra inteira, o nº 22 ficará na quadra seguinte, e sabe-se lá a que distância poderá estar o nº 50! Cuidado, portanto, para não se enganar com as distâncias, principalmente se estiver a pé.

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Hotéis em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Melhor época

Veja a melhor época para visitar Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França

Booking.com

Mais sobre o assunto:

França, Paris, Tour Eiffel

Atrações em Paris

Atrações em Paris, selecionadas por região da cidade: a Rive Droite, a Rive Gauche, as ilhas onde a cidade nasceu – Îlte de la Cité e Île Saint-Louis.

Read More »
Reflexos do outono, Giverny - Photo Ariane Cauderlier

Os impressionistas

O impressionismo, sua história, principais artistas, como Monet, Manet, Renoir e outros grandes mestres. Onde conhecer em Paris a obra dos impressionistas.

Read More »
Auguste Renoir (Musée de l'Orangerie, Paris) _ Femme à la lettre Foto Jean-Pierre Dalbéra CCBY

Os museus de Paris

Os principais museus de Paris, informações e dicas sobre as visitas, os acervos e coleções O Louvre, o Musée d’Orsay, o Musée Rodin e outros.

Read More »

Os parisienses

Saiba mais sobre os parisienses, seu jeito de ser, seus costumes e valores. Como evitar gafes e se dar bem em Paris; regras de cortesia a serem observadas.

Read More »
Museu Rodin

Paris em imagens

Turismo em Paris. Selecionamos para você fotos das principais atrações turísticas de Paris, classificadas por região. Conheça Paris em imagens!

Read More »
Escultura no Musée Rodin, Paris

Por que ir a Paris?

Por que ir a Paris? Por muitos motivos: é uma cidade repleta de atrações turísticas, cultura e arte, uma cidade linda e que transpira romantismo.

Read More »

Rive Droite

Turismo em Paris, os bairros parisienses que fazem parte da Rive Droite, suas atrações, os principais museus, informações e dicas.

Read More »

Receba nossa newsletter

Dicas e detalhes de quem já passou por lá!

O Manual do Turista quer te inspirar com informações que farão a diferença na sua viagem.