No começo do século XVI, enquanto Pizarro e outros aventureiros espanhóis exploravam a costa peruana em busca do ouro e da prata que já sabiam existir em abundância no império inca, Juan Díaz de Solís, rumando ao sul pela costa do Atlântico à procura de um caminho alternativo, adentrou o largo estuário que viria a ser chamado Rio de la Plata (Rio da Prata).
O início da colonização
No primeiro século da colonização, Buenos Aires foi uma aldeia sem muita importância, até que a revolução comercial européia deu um grande impulso à economia local. Após diversas tentativas frustradas de atingir o Peru por via fluvial, os colonos voltaram-se para o lucrativo comércio marítimo, que tomava por vezes a forma de contrabando.
Buenos Aires no século XVIII
Só no começo do século XVIII Buenos Aires começou a ganhar contornos de uma verdadeira cidade, com a chegada dos jesuítas, que encarregaram os construtores italianos Giovanni Andrea Bianchi e Juan Baustista Primoli de reformar o Cabildo e construir as igrejas de Nuestra Señora de la Merced e Nuestra Señora del Pilar. A presença da Igreja Católica foi marcante na história da cidade, cujos bairros se formaram em torno de paróquias.
Buenos Aires, capital do Vice-Reinado do Prata
Beneficiada pela condição de único grande porto exportador argentino, a cidade transformou-se em 1776 em capital do Vice-Reinado do Rio da Prata, ampliando sua crescente importância política e econômica. Até então, Buenos Aires, com 27.000 habitantes, não passava de uma das dezenas de províncias que compunham o Vice-Reinado do Peru.
Informações práticas
Hotéis na Argentina
Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires
Escolha e reserve seu hotel em Bariloche
Escolha e reserve seu hotel em Mendoza