Canela

As cidades de Canela e Gramado, sua vizinha, são importantes marcos da colonização europeia na Serra Gaúcha. Na região ficam algumas das mais bonitas paisagens do Rio Grande do Sul.
A Casa Italiana, em Gramado

Canela, na Serra Gaúcha

Mapa de Canela

Como ir

Avião

Se você não mora no Rio Grande do Sul, ou na região serrana de Santa Catarina, o melhor é tomar um avião para Porto Alegre e, no próprio aeroporto, pegar um traslado para Gramado ou para Canela. Outra opção, a melhor, é  alugar um carro.  Nesse caso reserve o veículo para retirá-lo no aeroporto. O percurso até Gramado é de 125 km até. Dessa cidade, seguindo em frente pela avenida das Hortências, você chega a Canela. O trecho entre as duas cidades toma apenas uns dez minutos apenas.

Compare preços de pacotes e passagens para Canela

Ônibus

Você terá que tomar um ônibus para Gramado de lá pegar outro para Canela. Há linhas de Florianópolis e São Paulo para Gramado. A viagem da capital paulista a Gramado toma aproximadamente  22 horas.

Carro

Só compensa se você morar no Rio Grande do Sul ou Santa Catarina. De São Paulo e outros estados mais afastados a viagem é muito longa e cansativa.

Hotéis em Canelas

Escolha e reserve seu hotel em Canela

Melhor época para visitar Canela

Canela, na Serra Gaúcha, pode ser visitada o ano todo, mas a cidade é particularmente procurada no inverno Nessa estação pode ficar coberta por uma forte geada e amanhecer toda branca.  Eventualmente pode nevar. Se você tiver sorte, verá que a região se torna ainda mais linda sob a neve. Além do que, não deixa de ser agradável, numa noite fria, saborear um chocolate quente ou jantar tomando um bom vinho, numa sala com lareira.

Vídeo aéreo sobre Canelas

Onde comer

Canela é uma cidade turística e no seu centro há uma boa opção de restaurantes. Veja informações sobre hotéis e restaurantes em Canela.

Bagagem

Se você já sabe quando vai visitar Canela na Serra Gaúcha, veja na página bagagem que roupa levar.

Atrações turísticas em Canela

Hollywood Dream Cars

Exposição de carros antigos de diferentes épocas e modelos. Av. das Hortências, 4.151. www.hollyoodddreamcars.com.br

Cascata do Caracol

Situada no parque do mesmo nome, em Canela, com uma área verde de 25 hectares, a Cascata do Caracol, é um dos principais atrativos da cidade. Possui uma queda d’água de mais de 130m, que pode ser apreciada do observatório, do alto de uma torre de 30m de altura. Um elevador panorâmico conduz o visitante até o alto, de onde se tem uma vista privilegiada de 360 graus da Cascata do Caracol. A cascata também pode ser vista do teleférico, a um quilometro  dali. Seus bondinhos aéreos – para até oito pessoas – param em três estações voltadas para a cascata, que pode, portanto, ser apreciada de ângulos diferentes. A estação mais baixa dá acesso a uma escadaria com 730 degraus. Ela o levará até um lugar próximo da base da Cascata do Caracol. Antes de descer, fique sabendo que a subida pode ser um tanto cansativa, sobretudo para os sedentários. Os mais esportistas  podem prosseguir até a nascente do rio. A Cascata do Caracol fica a sete quilômetros do centro pela R466. Há placas indicando o caminho do parque.

Catedral de Pedra

 Essa original igreja de pedra em estilo gótico inglês foi construída em 1953, no meio de uma praça florida. Possui uma única torre, com 65 metros de altura, que abriga um carrilhão de 12 sinos de bronze.  Repare em seus vitrais, um tanto curiosos. Um deles tem um símbolo com um olho, que lembra muito a a simbologia maçônica. A Catedral fica na Rua da Matriz, 69, Centro.

Dicas

Nas proximidades catedral há um bairro com casas de madeira em estilo tradicional, bem graciosas. Vale a pena caminhar pelas ruas próximas e observar essas velhas construções, algumas bem conservadas. Elas mantém praticamente o mesmo aspecto que tinham há cem anos, quando os primeiros colonos as construíram. Esse estilo de casa existe também em Gramado, mas quase sempre elas dividem o bairro com construções modernas de alvenaria. Em Canela, cidadezinhas menos sofisticada e mais provinciana, são ruas inteiras ocupadas por essas casinhas, quase sempre simples, mas que agradam aos olhos.

Florybal

O Florybal é um pequeno parque que ocupa seiscentos metros quadrados de área coberta. Tem como atrações o cinema 7D, uma cascata de chocolate, um teatro de fantoches, e dinossauros animatrônicos. Os visitantes podem até “voar” numa espécie de teleférico que tem a forma de um pterodáctilo, um dinossauro voador e carnívoro que habitava o planeta há 150 milhões de anos. Fica na RS-466 (número 1.630)

Chocolateria da Florybal

Instalada em uma área de 1700m², a fábrica da Florybal, produz chocolates finos. Junto à fábrica funciona uma loja temática. A chocolateria fica na Rua Tristão de Oliveira, 1200, bairro Floresta.

Mundo a Vapor

Esse misto de museu e lugar de exposições chama a atenção pela locomotiva em tamanho natural caída sobre o piso externo na fachada do prédio, e apoiada no segundo andar da construção. É impossível você passar em frente e não se espantar com aquilo. Alguns se perguntam se é mesmo um acidente! A ideia foi inspirada em um acidente real acontecido em Paris, em 1895, quando uma locomotiva desgovernada atravessou toda a estação de Montparnasse, arrebentou a parede e ficou pendurada a 12 metros de altura.  A exposição, com máquinas e objetos em movimento, lhe permitirá fazer uma ideia de como eram as oficinas de cada ramo profissional no período colonial e as quais ferramentas e maquinários eram então utilizados. Conheça o Mundo a Vapor.

Museu de Cera

Este museu de cera tem reproduções razoáveis de personagens famosos, mas algumas delas são tão toscas que nem dá para saber qual celebridade representam… O Museu de Cera de Canela fica no km 5 da rodovia RS 4- Parque Pinheiro Grosso.

Vinícola

A Vinícola Jolimont foi fundada por um francês que veio habitar a região em 1948. Situada a 830 metros de altitude, em solos pedregosos e profundos, a vinícola tem uma posição geográfica privilegiada, exposta ao sol o dia todo, o que favorece a maturação das castas. No inverno as temperaturas baixas também são importantes para as videiras, durante o chamado “repouso vegetativo”. Seus vinhos artesanais, elaborados com técnicas sofisticadas têm qualidade, mas a produção é limitada. A Vinícola fica no Morro Calçado.

Quem vai para Canela obrigatoriamente visita também Gramado. Também na Serra Gaúcha fica a cidade de Bento Gonçalves, com muitas atrações.  De Gramado você rodará cerca de 120 km; o percurso toma aproximadamente 2 h. Conheça Bento Gonçalves.

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Cascata do Caracol, Canela

Serra Gaúcha

Na Serra Gaúcha ficam Gramado, Canela e Bento Gonçalves. Atrações turísticas, culinária e vinhos tornam a região procurada por casais em lua de mel.

Vale dos Vinhedos Janela jpg

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, encanta pela beleza das paisagens. Seus vinhos e sua cozinha são herança da colonização italiana no Rio Grande do Sul.

A Casa Italiana, em Gramado

Gramado

As cidades de Gramado e Canela são os dois principais destinos turísticos da Serra Gaúcha, região do Rio Grande do Sul colonizada por alemães, italianos e portugueses.