Rio Grande do Sul, Serra Gaúcha

Gramado

Previous Image
Next Image

info heading

info content

Gramado

Duas cidades que merecem especial destaque na Serra Gaúcha atraem todos os anos milhares de turistas de todo o Brasil. São elas Gramado e Canela, praticamente coladas uma na outra. Embora existam pequenas vinícolas nessas duas cidades gêmeas, os apreciadores de vinho irão preferir Bento Gonçalves, região produtora mais importante.

Gramado possui uma bela arquitetura, com casas de madeira do período colonial, algumas em estilo enxaimel, particularmente graciosas. O visitante também ficará impressionado com a limpeza, a organização e com a beleza de muitas de suas ruas e praças enfeitadas com hortênsias e outras flores. A região possui belos parques com araucárias ancestrais. A tranquilidade, a beleza, os vinhos e gastronomia de qualidade tornaram a região um point de casais, muitos deles em lua de mel.

Festival de Cinema de Gramado

Gramado é também famosa pelo seu Festival de Cinema, realizado anualmente no mês de agosto.

Decoração natalina

Todos os anos, de novembro a janeiro, Gramado beneficia-se de sofisticada decoração natalina. É nessa época que acontecem os eventos do Natal Luz, quando as ruas, praças e casas são enfeitadas com luzes coloridas.

Mapa de Gramado

Como ir

Avião

Se você não mora no Rio Grande do Sul nem na região serrana de Santa Catarina, o melhor é tomar um avião até Porto Alegre e, na capital gaúcha, no próprio aeroporto, pegar um traslado ou alugar um carro (talvez a melhor opção) para chegar a Gramado. A viagem, de 125 km, toma aproximadamente 2h40 do aeroporto da capital gaúcha até Gramado.

Compare preços de pacotes e passagens áreas para Gramado

Ônibus

Há ônibus de Florianópolis e de São Paulo, mas a viagem toma 22h.

Carro

Para quem mora no Rio Grande do Sul, o carro pode ser uma boa opção, mas de São Paulo, por exemplo, a viagem, por ser longa, o obrigará a parar para dormir no caminho. Além disso, os acidentes são comuns na BR 101, no trecho entre São Paulo e Curitiba, já que, por falta de investimentos governamentais em infraestrutura, há trechos ainda de mão única nessa estrada, considerada a mais movimentada e a mais perigosa do país.

Hospedagem

Procure se hospedar perto do centro ou nas proximidades da Avenida das Hortências. Escolha e reserve seu hotel em Gramado.

Melhor época

Gramado pode ser visitada o ano todo, mas é particularmente procurada no inverno, quando o frio torna o ambiente “europeu”, e no auge do verão, quando a cidade fica inundada de hortênsias.

Bagagem

Se você já sabe quando vai visitar Gramado, na Serra Gaúcha, veja na página bagagem que roupa levar.

Como circular por Gramado

Na Avenida das Hortênsias, a principal via de Gramado, há ônibus a cada 15 minutos, que corta toda a cidade e vai até Canela. Há também City Tours, mas alguns deles cansativos, porque acabam encaminhando os turistas mais para lugares onde comprar chocolates e vinhos  do que para as atrações (provavelmente porque os guias devem ganhar suas comissões com isso…). Essa é uma boa razão para alugar um carro e visitar tudo por conta própria, parando onde quiser.

Onde comer

Na Avenida das Hortências e na Rua Coberta estão alguns dos melhores restaurantes da cidade. Não tem como errar. Você não terá dificuldade em encontrá-los. Muitos servem uma excelente fondue.

Atrações turísticas em Gramado

São muitas as atrações em Gramado, e novas vêm constantemente surgindo nos últimos tempos. Veja algumas das principais:

Lago Negro

Situado em um quadro de grande beleza natural, em meio a um parque bem cuidado. Um passeio tranquilo e agradável.

Snowland

O Snowland é o primeiro parque de neve indoor das Américas. Parques cobertos e com neve mesmo, existem uns poucos na Europa (Inglaterra, Holanda, Alemanha), em Dubai, na Nova Zelândia, na China e na Coreia do Sul.
O parque oferece atrações como os esportes de neve, como esqui, snowboard etc. Na sua pequena aldeia alpina há uma praça de alimentação e lojas. O parque funciona o ano todo, mesmo no verão. Snowland

Praça das Rosas

A praça é um show de cores, principalmente durante a primavera, com uma grande variedade de roseiras, com flores vermelhas, rosas, brancas, com diferentes sub tons. Uma festa para os olhos! A Praça das Rosas fica entre as ruas Aquilino Libardi e Emílio Sorgetz.

Igreja do Relógio

Essa igreja luterana, com seu relógio, chama a atenção por sua localização sobre uma elevação, toda rodeada de hortênsias. A igreja fica na Av. das Hortências, 1350.

Rua Coberta

Quase ninguém mais se lembra que essa  rua toda coberta e ladeada de restaurantes, bares e lojas, se chama Madre Verônica. Todo mundo a chama de Rua Coberta mesmo. Nela são comuns as apresentações e eventos em diversos momentos durante o ano. Animada e simpática, é um bom lugar para se tomar uma cerveja, dar uma relaxada, ou comer algo.

Prefeitura de Gramado

 Vale a pena dar uma olhada nessa bela construção em estilo alpino adquirida pela Prefeitura em 1964. Fica na Av. das Hortências, 2.029

Mundo Encantado

Ali são expostas miniaturas em seus cenários habituais. São cerca de 300, todas construídas artesalmente em madeira.  Elas funcionam perfeitamente! A atração principal do Mundo Encantado é a miniatura do trem Maria fumaça, que no início do século passado, era o único meio de transporte entre a serra gaúcha e a capital. As miniaturas foram feitas com todos os detalhes, para representar com exatidão como viviam os primeiros colonos italianos e alemães. Cenários possuem miniaturas de gente trabalhando com arados, trabalhadores cuidando de fazendas e animais, mulheres lavando as roupas na beira dos rios, trabalhadores colhendo uvas para fazer o vinho. Av. Das Hortênsias, 2400 – Estrada Gramado/Canela  Mundo Encantado

Mini Mundo

Também focada em miniaturas, esta atração é mais interessante do que o Mundo Encantado, no mesmo gênero. Como uma cidade em miniatura, bastante perfeita! Inclui ferrovias com trens em movimento, um estaleiro com uma réplica de um navio da Hamburg Sud, casas coloniais, automóveis e outros veículos, e até um castelo de Lichtenstein, construído com a mesma matéria prima do castelo original. Rua Horário Cardoso, 291, Gramado. Mini Mundo

Castelo Saint George (Museu Medieval)

Réplica recente de um castelo medieval. Partes do castelo estão ainda em fase de acabamento. A área visitável inclui coleção de armas medievais, brasões de família, cutelaria gaúcha, réplicas de armas da trilogia O Senhor dos Anéis e do filme Coração Valente, espadas de samurais, punhais da Ilha de Java, armas da Revolução Francesa e da antiga China, facas da 1ª e 2ª Guerras e de lanças utilizadas na Revolução Farroupilha. Rua Júlio Hanke, 94.  Museu Medieval

Museu do Perfume

Faz  parte do acervo uma coleção de perfumes famosos, com cerca de 450 frascos, entre eles o Violeta di Parma, criado especialmente para Marie Louise, segunda esposa de Napoleão Bonaparte. Também é possível acompanhar as principais técnicas utilizadas para extrair as essências, saber sobre as matérias-primas utilizadas na fabricação das essências e suas origens. O Museu do Perfume está localizado junto à Loja Fragram, na Avenida das Hortênsias, 3662 (estrada Gramado – Canela). Museu do Perfume

Vinícola Ravanello

Oferece degustação e palestra sobre vinhos. A Ravanello está localizada às margens da RS-235, no Km 28 – sentido Gramado-Caxias do Sul. A rua que dá acesso ao portão principal da empresa fica bem em frente ao Snowland, o parque da neve.

Casa do Colono

 Ali você encontra produtos típicos das diferentes culturas que colonizaram a região, como bolos, doces, pães deliciosos, frios e queijos. Fica ao lado da estação rodoviária de Gramado, na av. Borges de Medeiros.

Chocolatarias em Gramado

Existem diversas lojas em Gramado onde você pode degustar chocolates. Pode-se também visitar as fábricas e ver o processo de fabricação do produto. As principais lojas de chocolates de Gramado ficam nos seguintes endereços:

Caracol[

 Lojas em Gramado na Av. Borges de Medeiros, nºs 2727 e 2935, além da Rua Coberta. Além das lojas, a Caracol possui o Reino do Chocolate, um espaço temático sobre a produção do chocolate, que pode ser acompanhada em uma mini-fábrica, com loja. O Reino do Chocolate fica na Av. das Hortênsias, 5382 tem ingresso pago (R$ 10,00).

Gramado

Tem filiais em vários pontos do Brasil, mas a sede é em Gramado, na Av. das Hortênsias, 4953.

Lugano

Possui três lojas em Gramado: Av. Borges de Medeiros, 2529 e 2784 e Av. das Hortênsias, 585.

Planalto

 A fábrica e a loja dos Chocolates Planalto ficam na Av. Borges de Medeiros, 2918.

Dicas

 Ao lado de Gramado fica Canela, cidade gêmea com várias atrações. De Gramado até Canela há ônibus urbanos comuns que realizam o percurso em quinze minutos. Também na Serra Gaúcha fica a cidade de Bento Gonçalves. De Gramado até lá, você rodará cerca de 120 km; o percurso toma aproximadamente 2h. Quer saber mais? Consulte o site oficial de turismo de Gramado.