Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha
Como ir para Bento Gonçalves
Compare preços de pacotes e passagens para Bento Gonçalves
Os primeiros imigrantes
Bento Gonçalves foi uma das primeiras regiões a receber, em 1870, imigrantes italianos, a maioria deles proveniente da região do Vêneto, onde fica Veneza. Foram esses imigrantes os fundadores da Colônia de Dona Isabel (hoje Bento Gonçalves). Essa Colônia abrigava um pequeno comércio, onde os tropeiros costumavam parar para pernoitar. Entre os imigrantes havia diferentes profissionais, como sapateiros, carpinteiros, ferreiros, marceneiros, alfaiates, que trouxeram técnicas e conhecimentos que muito contribuíram para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul.
A cidade de Bento Gonçalves é hoje um centro industrial importante no Rio Grande do Sul. Essa realidade não prejudica em nada sua vocação turística, principalmente pelo interesse das atrações nas vizinhança, onde se pode apreciar belos exemplos de sua arquitetura colonial e conhecer atrações ligadas a viticultura.
Hotéis em Bento Gonçalves
A área central é mais prática e tem tudo, hotéis, restaurantes, lojas, barzinhos.
Escolha e reserve seu hotel em Bento Gonçalves
Vídeo sobre passeios na região de Bento Gonçalves
Melhor época
A cidade de Bento Gonçalves, como toda a Serra Gaúcha, pode ser visitada o ano todo, mas é particularmente procurada no inverno. Muitos restaurantes possuem lareiras.
Bagagem
Se você já sabe em que mês vai visitar Bento Gonçalves, veja o que levar na bagagem.
Mapa de Bento Gonçalves
Como ir e circular
Avião
Se você não mora no Rio Grande do Sul, nem na região serrana de Santa Catarina, tome um avião até Porto Alegre e, na capital gaúcha, pegue um ônibus (viagem de 2h40 de duração) ou alugue um carro. A viagem de 140 km da capital gaúcha até Bento Gonçalves toma aproximadamente 2h. Alugue um carro ao chegar em Porto Alegre. Reserve para retirar o veículo no aeroporto. Um automóvel é o modo mais interessante de conhecer as belezas da Serra Gaúcha, próxima a Bento Gonçalves.
Ônibus
Há ônibus de Florianópolis e Porto Alegre. De São Paulo, a viagem é cansativa: leva mais de 20 horas.
Excursões
São uma alternativa para quem não quer viajar sozinho nem alugar um carro.
Onde comer
Em Bento Gonçalves há bons restaurantes, mas vale experimentar a culinária da Rota Cantinas Históricas, onde você poderá provar pratos locais em cantinas de influência italiana. E, é claro, degustar os vinhos produzidos na região. Muitas cantinas, instaladas em antigos casarões de pedra, são uma graça!
Atrações turísticas em Bento Gonçalves
Vinícolas
A Vinícola Aurora foi inovadora ao abrir suas portas ao público para degustação e palestras sobre vinhos. No começo da década de 1980 fundou um Centro de Recepção Turística, hoje visitado todos os anos por cerca de 150 mil turistas. Na visita pode-se conhcer as instalações da Vinícola e acompanhar o processo de fabricação do vinho. Parte do percurso interno da Cooperativa Aurora é interligada por túneis, percorridos pelos visitantes, acompanhados de um guia. Os túneis desembocam na Cave di Bacco a loja da vinícola. A visita toma aproximadamente 40 minutos.
Caminhos de Pedra
Os Caminhos de Pedra guardam a herança cultural italiana, sua gastronomia e arquitetura.
Encantos de Eulália
A Associação Turística Linha Eulália foi fundada em outubro de 2012, com o objetivo de impulsionar o turismo na região. No ano seguinte foi criada a Rota Rural Encantos de Eulália, oferecendo um passeios por belas paisagens rurais e degustação de vinhos, e de pratos típicos italianos.
Rota cantinas históricas
Este é mais um programa para se conhecer a arquitetura e costumes ancestrais dos primeiros colonos, experimentar pratos e vinhos. Também vale a pena subir até o Mirante do Campanário, de onde se tem uma vista privilegiada dos arredores..
A Fenavinho
A Fenavinho, a Festa Nacional do Vinho, criada em 1967, é um encontro anual de todos os produtores de regiões vitivinícolas brasileiras. Cada ano a programação no Parque dos Eventos é diferente.
Vale do Rio das Antas
O vale é lindo, sua paisagem é grandiosa. Na estrada, com vista panorâmica do Vale, há quiosques que vendem produtos coloniais. A cerca de 25 km de Bento Gonçalves fica a Ponte Ernesto Dorneles, mais conhecida como “Ponte do Rio das Antas”, uma das maiores do planeta sustentada por arcos paralelos. Da ponte você poderá observar a gigantesca ferradura formada pelo Rio das Antas ao redor de uma montanha. Por essa mesma estrada é possível conhecer as novas instalações dos Vinhos Salton, uma construção de 30.000 metros quadrados. No Distrito de Tuiuty pode ser interessante dar uma parada no Parque Temático da Uva e do Vinho. Passarelas internas facilitam a circulação dos visitantes que desejem conhecer como os vinhos são elaborados, da colheita da uva ao engarrafamento.
Passeio turístico de trem
O passeio de 23 km, com 1h30min de duração, num antigo trem a vapor, entre os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa atrai muitos turistas. Durante o passeio, a animação fica por conta de um coral típico italiano e pelos tocadores da famosa tarantela, dança e música que não tem nada a ver com o Vêneto, mas com a cidade de Taranto, no sul da Itália. Uma outra versão sobre a origem do nome “tarantela” afirma que o nome vem da aranha tarântula, que com sua picada faz as pessoas pularem de um lado para outro… Ao chegar em Garibaldi os passageiros do trenzinho são recepcionados com música gaúcha e italiana, e uma taça de champanhe. As partidas ocorrem às quarta-férias e sábados, eventualmente, na alta estação também em outros dias. Telefone para contato: 54 3455 2788. Veja informações e horários.
Não deixe de conhecer Gramado e Canela, duas cidades a aproximadamente 120 km de Bento Gonçalves.