Atrações no Vale do São Francisco
Canion, Rio São Francisco, Bahia - Foto Thaysa Meireles CC BY
Canion, Rio São Francisco, Bahia

Atrações no Vale do São Francisco

Roteiros com guias pelo São Francisco

 O Rio São Francisco e seus afluentes, que atravessam a cidade, são atrações à parte. É possível sair de barco, navegar pelos cânions do rio São Francisco e alcançar Santa Maria da Vitória e suas pedreiras. A região também é favorável à prática do ecoturismo e de esportes radicaisAgências de turismo receptivo organizam roteiros e fornecem guias. Paulo Afonso, que atrai praticantes de esportes radicais.
Como a região é servida apenas por pequenos aviões, a viagem pode vir a ser cara, mas a aventura certamente será compensadora.

Mapa do Vale do Rio São Francisco (Juazeiro)

Bom Jesus da Lapa

Situada no médio São Francisco, no polígono das secas, uma região pobre, Bom Jesus da Lapa é conhecida como a “Capital Baiana da Fé”. O Santuário de Bom Jesus da Lapa, local de peregrinação religiosa, fica dentro de um complexo de grutas no topo de uma elevação de aproximadamente 100m, que se destaca na planície. A “alta estação” religiosa vai de julho a setembro, quando a cidade é visitada por centenas de milhares de pessoas, atingindo seu ápice no dia 6 de agosto, dedicado ao Bom Jesus da Lapa, cuja imagem é carregada em procissão.

Vale do Rio Corrente

Um passeio pelo Velho Chico pode ser uma grande pedida. O ideal é contratar um barco e descer o São Francisco até o rio Corrente para alcançar Santa Maria da Vitória, ligada a São Félix do Coribe por uma ponte. As paisagens ribeirinhas são pitorescas; não esqueça a máquina fotográfica.

Programa para o dia todo

A viagem toma quase o dia inteiro. Leve água, lanches, protetor solar e repelente de insetos. Santa Maria é uma típica cidade interiorana, com arquitetura do final do século XIX e início do XX, visível nas casinhas de suas ruas calmas, com calçamento de pedras. O Memorial Francisco Guarany (R. Professor Oliveira Magalhães) expõe obras de artistas locais.

Vídeo sobre o rio São Francisco em Paulo Afonso

São Félix

Em São Félix do Coribe, cidadezinha pacata onde há lindo artesanato feito de palha de milho, você pode pernoitar em uma das pousadas e hotéis e depois estender o passeio à Pedreira do Cantagalo e à Gruta do Padre, de mais de 15 km de extensão, que abriga o sítio arqueológico com inscrições rupestres da Pedra Escrevida (não é “escrita”, é “escrevida” mesmo!).

Corredeiras do Jaborandi

A próxima etapa da aventura é indicada para apreciadores de esportes radicais: descendo o rio em direção a Correntina estão as corredeiras do Jaborandi, as cachoeiras do Saco Comprido e do Formoso e o arquipélago das Sete Ilhas.

 Santuário de Bom Jesus da Lapa

As belas grutas que compõem o santuário são decoradas com motivos religiosos. Há ao todo 15 delas. As principais são as do Bom Jesus e da Virgem de Soledade, onde estão suas respectivas imagens, levadas por Francisco de Mendonça Mar em 1691, e a de Santa Luzia. O local é destino de romarias. Do complexo das grutas, com aproximadamente 1.500m² de extensão, tem-se vista panorâmica do rio, da cidade e da vegetação das cercanias, misto de caatinga e cerrado. 
Santuário de Bom Jesus da Lapa

São Desidério

A aconchegante cidadezinha, com muito verde e gente hospitaleira, está em franco desenvolvimento, produz soja e milho e é o maior produtor de algodão do país. Frutas como laranja, mamão, limão e tangerina, cultivadas em áreas irrigadas, são destinadas à exportação.

Festa da Pegada do Mastro

Um dos eventos típicos do lugar é a Festa da Pegada do Mastro, no primeiro sábado de setembro, quando os homens vão cortar madeiras que serão utilizadas como mastros para as bandeiras de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Imperador. As comemorações são realizadas ao som de tambores primitivos e gaitas de taboca. Os cânticos misturam latim com português.

Rally do Jegue

No mesmo mês acontece o Rally do Jegue. O turismo em São Desidério é voltado para a ecologia e esportes radicais como rafting, rappel, exploração de cavernas e mergulho. As grutas de São Desidério fazem parte do complexo Bambuí, o maior do Brasil, que se estende de Minas Gerais ao Tocantins. Dentro delas há lagos de águas cristalinas e curiosas estalagmites e estalactites. São Desidério tem hotéis e pousadas. A 70 km ao sul de Barreiras.

Parque Municipal da Lagoa Azul

O parque é uma área de conservação ambiental com trilhas que levam a um mirante, à Lagoa Azul e à Gruta do Catão, acessível por um portal natural, formado por duas imensas colunas de pedra. No seu interior, onde saliências rochosas semelhantes a escamas criam uma inusitada decoração, corre um rio subterrâneo. End. A 15 km de São Desidério por estrada de terra.

Grutas das Pedras Brilhantes

O sítio arqueológico possui centenas de pinturas rupestres. Ali as rochas são tão lisas e brilhantes que parece terem sido intencionalmente polidas. Nas imediações alugam-se botes para passeios pelo rio. End. Sítio do Rio Grande, a 18 km de São Desidério.

Gruta Purpurina

As formações rochosas no interior da gruta brilham como se as paredes estivessem salpicadas de purpurina. End. A 18 km de São Desidério por estrada de terra.

Gruta do Buraco do Inferno da Lagoa do Cemitério

O Lago do Cruzeiro no interior da gruta, o maior do Brasil, pode ser percorrido de barco. Os salões da caverna têm nomes como Conduto das Montanhas da Lua e Parede de Estrelas. End. A 5 km de São Desidério. Acesso por estrada de terra e trilha na mata de alto grau de dificuldade.

Sumidouro

Uma das curiosidades de São Desidério. As águas desse rio, que brotam de um paredão de pedra, formam um poço e uma corredeira que deságua em um lago. As águas do poço sobem e descem 50cm em intervalos de 5 minutos. Não se sabe ainda exatamente a razão do fenômeno. End. A 10 km de São Desidério. Parte do caminho a pé por uma trilha difícil.

Paredão do Deus Me Livre

O paredão de pedra de 40m, voltado para um rio, é uma atração para os praticantes de rappel. No local existe uma tirolesa.End. Sítio do Rio Grande, a 14 km de São Desidério.  www.barreiras.ba.gov.br

Barreiras

Voltada inicialmente para o turismo de negócios, barreiras está se tornando um ponto turístico que começa a atrair visitantes. Saiba mais sobre Barreiras

Juazeiro

Quem imagina que Juazeiro, no norte da Bahia, às margens do Rio São Francisco, seja um lugar agreste e atrasado, se engana. O São Francisco tem várias ilhas fluviais na região de Juazeiro. Saiba mais sobre Juazeiro

Informações práticas

Como ir

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Hotéis em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador