Arredores de Siena

Abadia di San Galgano - Foto lo.tangelini BBY SA

 

Atrações turísticas nos arredores de Siena

Há lugarejos e aldeias medievais bem interessantes próximos de Siena que devem ser incluídos no roteiro daqueles que querem ficar mais tempo na Toscana. Todos esses lugares são facilmente acessíveis de carro, mas complicados para quem depende de transporte público. Como são várias cidadezinhas, a visita completa dura, no mínimo, três dias.

Mapa de Siena e arredores

Montepulciano

Há trens diretos a partir de Siena (1h). De Siena utilize a S2 e, em seguida, a S146. Fica a alguns quilômetros depois de Pienza.Pequena cidade de origem etrusca, dominada pela Florença dos Medici, conta hoje com 14 mil habitantes. Para chegar ao seu centro histórico e à Piazza Grande, com edificações em diferentes estilos – o centro monumental da cidade –, entre pela Porta al Prato. Nessa praça está o Palazzo Comunale, do século XV, de cuja torre se tem uma vista espetacular da cidade e do vale. Na Via di Voltaia nel Corso há belos edifícios medievais e renascentistas. O Duomo, do século XVI, também merece uma olhada. A cidade é famosa por seu vinho Nobile de Montepulciano.

Massa Marittima

A 35 km a sudoeste de Siena pela S73 até Bivio di Madonnino e depois pela S441. A cidade já foi uma república independente e um rico centro de mineração no passado, e conserva ainda hoje ruelas e edifícios medievais.

Monteriggioni

Vídeo sobre Monteriggioi

Há trens de Siena (12 minutos), até a estação “Castellina Scala Monteriggioni”, que fica a 3 km de Monteriggioni.A 19 km a noroeste de Siena pela S222. Um antigo burgo medieval fortificado, todo cercado por muralhas e torres de defesa, fincado no alto de uma elevação. É chamado até hoje de “Monteriggioni Castello”, embora já não exista castelo nenhum ali. É um lugar para uma visita rápida, que pode combinar com um almoço e uma pausa para comprasde produtos regionais,particularmente o vinho de produção local.

Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Fica a 36 km a sudeste de Siena pela S2. Em Buonconvento, pegue a S451. Em estilo gótico-tardio, do começo do século XIV, construída com tijolinhos avermelhados, a abadia tem afrescos de Lucca Signorelli sobre a vida de São Benedito. Na farmácia estão expostos antigos frascos de licores.
Abadia de Monte Oliveto Maggiore

Abadia de San Galgano

A 30 km a sudoeste de Siena pela S73. Acredita-se que essa foi a primeira abadia em estilo gótico construída por religiosos franceses. Suas ruínas, interessantes até pelo próprio quadro natural, resumem-se às altas e grossas paredes no meio do arvoredo.

Montalcino

A 40 km a sudeste de Siena pela S2. Na altura de Buonconvento, vire à direita e siga as indicações.Quem não ouviu falar do famoso vinho toscano Brunello de Montalcino? Pois é, essa é a terra dele: uma minúscula cidade do século X, fincada no topo de uma colina, cheia de construções medievais, deliciosa para um passeio a pé. Ela conserva suas muralhas do século XIII, com torres de defesa e uma fortaleza do século XIV, La Rocca.

Pienza

A 50 km de Siena pela S2 e, em seguida, pela S146. Foi planejada pelo papa Pio II no século XV e nunca chegou a ser concluída. Hoje possui menos de três mil habitantes. Embora essa Brasília renascentista não tenha ido para a frente, a bela catedral e o palácio Piccolomini ainda existem.

Chiusi

Trens diretos a partir de Siena (1h25). Fica um pouco depois de Montepulciano, pela mesma estrada.É outra cidadezinha bem agradável, em estilo semelhante a Montepulciano. Perto dali está a igrejinha renascentista de San Biaggio, do famoso arquiteto Antonio de Sangallo.

Dicas

Siena é uma cidade para percorrer a pé mesmo (de carro, nem pensar!), ou eventualmente de bicicleta, mas as ladeiras atrapalham um pouco. Há diversos estacionamentos fora do centro histórico. Por outro lado, alugar um carro é uma ótima opção para visitar a vizinhança.

Informações práticas

Veja passagens aéreas e pacotes para a Itália

 Matérias especiais

A origem dos sobrenomes italianos | Quem inventou a pizza?
A sociedade na época do Império Romano | Para entender a Itália
Os italianos | Guiar na Itália: vivendo e aprendendo | Os papas
Arte erótica do Gabinetto Segreto do museu arqueologico de Nápoles

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens