Lago di Garda, o maior dos lagos lombardos
Garda é um lago glacial, com mais de 300 metros de profundidade e forma alongada, mais estreito ao norte, onde é rodeado por altas montanhas, e mais largo na sua parte meridional, onde as encostas são planas. Seu contorno lembra vagamente o de um arcabuz e ele é o maior dos lagos italianos.
Mapa do Lago di Garda
Como ir (para a cidade de Sirmione)
Consulte preços de passagens aéreas e pacotes
Carro
A partir de Milão (126 km), pegue a A4 em direção a Veneza até Desenzano e depois siga em direção a Sirmione.
Ônibus
Há linhas a partir de Brescia, Verona, Mântua, Milão e Veneza.
Trem + ônibus
Partindo de Milão ou Veneza, desça na estação ferroviária
de Desenzano del Garda e, de lá, tome ônibus até Sirmione. A viagem de Milão até Desenzano demora pouco mais de 1h e, de Veneza, mais ou menos 2h. De Desenzano a Sirmione, são apenas uns 15 minutos.
Onde se hospedar
Escolha e reserve seu hotel no lago di Garda (Sirmione)
Melhor época
Primavera e outono. O verão geralmente tem temperaturas agradáveis. Uma brisa fresca sempre sopra do lago.
Video de turismo sobre o Lago di Garda
Atrações turísticas
O vale em que se situa, protegido dos ventos frios pelos Alpes, surpreende por seu clima relativamente suave, com vegetação mediterrânea. Rodeado de pitorescos povoados, dentre os quais se destaca Sirmione, o Garda apresenta um cenário deslumbrante. O passeio de barco pelo lago, aproveitando as maravilhosas vistas e parando em um dos povoados para almoçar ou saborear um vinho em uma mesa ao ar livre, é um programa inesquecível. Embora faça parte de três regiões italianas (Vêneto, Trentino-Alto Adige e Lombardia), a maior parte do lago fica em território lombardo.
Sirmione
Desde o século IV Sirmione destacou-se como posto fortificado no sul do Garda, por ter uma situação geográfica especial: é uma península que se projeta dentro do lago. Sua importância estratégica consolidou-se com a construção de uma espetacular fortaleza pela família Scaligeri, de Verona, no século XIII. Mais tarde a cidade caiu sob o domínio veneziano, que durou até o fim do século XVIII. Hoje, Sirmione atrai muitos turistas por seus aspectos histórico e natural e também é uma reputada estação termal, cujas águas provêm de uma fonte do fundo do lago, de onde fluem a mais de 60ºC. Os tubos de captação foram instalados por escafandristas em agosto de 1889.
A cidade tem um centro histórico bem preservado e o enorme castelo-forte da era medieval, chamado Rocca Scaligera, ainda existe; à noite, todo iluminado, fica ainda mais bonito. Perto dali existem ruínas de uma imensa villa romana, denominada Grotte di Catullo, onde possivelmente teria morado o famoso – e rico – poeta do século I a.C
Desenzano del Garda
É a cidade onde você desembarcará se partir de trem de Milão ou Veneza. Uma das mais bonitas do lago, com um centro antigo. Note a influência veneziana na arquitetura. Perto do claustro do mosteiro de Santa Maria del Carmine, funciona um pequeno museu arqueológico que mostra a ocupação do lago desde os tempos neolíticos.
Salò
Conhecida desde a época romana sob o nome de Salodium, Salò teve sempre uma grande importância regional, mesmo quando governada pelos venezianos (entre 1425 e o fim do século XVIII). No século XX, tornou-se um dos últimos refúgios do decadente governo fascista que, em outubro de 1943, ali estabeleceu a efêmera Repubblica Sociale Italiana (a famosa República de Salò), enquanto os aliados, que já ocupavam boa parte do país, avançavam rumo ao norte da Itália. A cidade, com belos edifícios, como o Palazzo della Magnifica Patria, tem também um antigo duomo. <comp./> www.comune.salo.bs.it Salò. Oficial. Clicar em Guida della Città.
Gardone Riviera
Balneário de luxo onde viveu e morreu Gabrielle d’Annunzio. Na Villa La Priora, em estilo neoclássico, funciona um pequeno museu dedicado ao poeta.
Gargano Conserva suas plantações de laranjas e limões, introduzidos pelos franciscanos. Até mesmo a igreja de San Francesco é decorada com esculturas de laranjas e limões no seu capitel. Nas proximidades fica a Villa Feltrinelli, última morada de Mussolini.
Limone sul Garda
Como o nome indica, essa aldeiazinha pitoresca é cercada de perfumados limoeiros plantados em terraços.
Riva del Garda
No extremo norte do lago e com algumas das melhores vistas dos Alpes, Riva conserva um centro histórico medieval dentro da cidadela, com o Palazzo Pretorio, o Palazzo Municipale e a Torre Apponale, do século XIII. Na Rocca Scaligera, onde se chega atravessando uma ponte elevadiça, funciona um museu. No seu pátio estão reunidos sarcófagos romanos e medievais.
Malcesine
Quando o barco se aproxima de Malcesine, você já pode ver o Castello Scaligero e o Palazzo dei Capitani, em volta dos quais a cidadezinha se desenvolveu. Para apreciar uma vista panorâmica do lago e das montanhas, suba pelo teleférico ao Monte Baldo. Não esqueça sua máquina fotográfica!
Punta di San Virgilio
É uma minúscula península com uma das mais belas vistas do lago.
Garda Embora tenha dado nome ao lago, é hoje apenas mais uma de suas cidadezinhas e conserva em sua arquitetura traços da época veneziana, como o Palazzo Fregoso e o Palazzo dei Capitani del Lago.
Bardolino
Famosa em razão do vinho tinto que produz, a cidade, muito antiga, tem uma bela igrejinha do século XI.
Peschiera
A localidade, recuperada dos austríacos que dominavam a região, conserva uma fortaleza medieval.
Dicas: circulando pelo Lago de Garda
Barco – Há linhas regulares entre as principais cidades costeiras, mas as viagens podem ser longas. É bom lembrar que o lago de Garda tem 52 km de comprimento e sua largura máxima, no sul, atinge 17 km. O trajeto entre Desenzano, no sul, até Riva, no norte, mesmo em aliscafo (o barco mais veloz), demora 2h30. Em traghetto, a mesma viagem dura aproximadamente 5h. Organize-se, sabendo que para aproveitar a paisagem, o traghetto é melhor. Alguns barcos têm restaurante a bordo.
Carro – Você pode fazer uma volta por todo o lago em apenas um dia (embora o tempo seja pouco para visitar os encantadores vilarejos), bem como passear pelas estradas panorâmicas das montanhas vizinhas.
A Itália em imagens
Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos