Umbria

Acessar o sumário •  Acessar o índice remissivo

Sobre a Umbria

Na Antiguidade, a Umbria (pron. “Úmbria”) foi habitada pelos etruscos e depois pelos romanos, que abriram a Via Flaminia, ligando a região à capital do império. Com a queda de Roma, proliferaram na Umbria cidades-estado independentes, que acabaram caindo sob o domínio da Igreja.
Quem se interessa pela Idade Média ficará extasiado ao visitar a região, onde está boa parte do patrimônio arquitetônico medieval italiano. Cidades como Assis, Gubbio, Orvieto, Spoleto e Todi, quase todas no topo de colinas e rodeadas de vales férteis, conservam praças, edifícios, muralhas, castelos e igrejas desse período. A capital, Perugia, hoje uma cidade moderna e importante centro universitário, também possui diversos edifícios históricos.
Enquanto a vizinha Toscana é visitada por uma imensa quantidade de gente do mundo todo, a fascinante Umbria tem sido esquecida pela maioria. Mais uma razão para se conhecer suas lindas cidades, que mantêm tradições seculares, possuem uma deliciosa culinária e produzem bons vinhos. Com uma vantagem adicional: preços suaves!

Mapa da Umbria

Como ir para a Umbria

O aeroporto que serve a Umbria fica a meio caminho entre Perugia, capital regional, e Assis. Não há voos diretos do Brasil. A conexão é feita via Milão ou Roma.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar na Umbria

Escolha e reserve seu hotel na Umbria (Perugia, Assis etc)

Melhor época

Veja a melhor época pra sua viagem pela Itália

Vídeo de turismo sobre a Umbria

Como conhecer a Umbria

Pode-se de várias cidades da Umbria conhecer toda a região, mas as mais práticas são Perugia, sua capital, ou, se estiver de carro, Assis. A Umbria compete com a Toscana quando se fala em cidades medievais: PerugiaAssis,  Spello,  Montefalco,  Gubbio,  Orvieto,  Spoleto,  Todi

De várias outras cidades é possível ir de trem a quase todo lugar de interesse turístico. Os únicos inconvenientes são que quase sempre se faz necessária ao menos uma baldeação, geralmente em Foligno, e que em certos casos a estação fica a alguns quilômetros do centro.

É muito fácil e agradável percorrer a Umbria de carro, embora ele deva ser deixado fora das muralhas das cidades medievais.

A região é particularmente bem servida por linhas de ônibus. Se optar por esse meio de transporte, hospede-se em Perugia; da Piazza Partigiani partem ônibus para tudo quanto é canto.

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

 

 

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens