Trentino-Alto Adige
Trentino-Alto Adige, Itália
Trentino Alto Adige, Itália

Trentino-Alto Adige, perfil

Colonizado pelos romanos, governado na Idade Média pelos grandes senhores do Tirol e ocupado pelos austríacos até ser incorporado ao território italiano, o Trentino-Alto Adige, excluído das rotas turísticas tradicionais dos brasileiros, merece ser conhecido, principalmente por quem visita Veneza e Verona, muito próximas dali. As paisagens de montanha que oferece são de cortar a respiração: picos nevados, céu azul, ar puro, bosques de pinheiros, pequenos lagos, aldeias pitorescas e vales que, floridos na primavera, tornam-se de um branco imaculado no inverno. Sem falar no lindo rio Adige (o mesmo que passa em Verona), que corta o território com suas límpidas águas verde-claro do degelo dos Alpes. O Trentino possui cidades muito bonitas, de forte influência germânica, como Trento, a capital, • Madonna di Campiglio • Rovereto • BolzanoMerano • Bressanone • Brunico.

Mapa do Trentino Alto-Adige

Como ir

Há aeroporto em Trento e Bolsano.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel no Trentino Alto Adige (Trento, Bolzano, Merano etc)

Castelos medievais

Há castelos medievais espalhados pelo território e a inconfundível cultura tirolesa está presente em muitos lugares. Casinhas de madeira muito enfeitadas, que parecem feitas para bonecas, homens de calças curtas, suspensórios e chapéus de feltro adornados com penas coloridas, senhoras com longas saias e aventais bordados, pastores chamando suas ovelhas e cabras com cornetas feitas de chifres. Não é clichê, é realidade!

Clima ameno

O Trentino-Alto Adige surpreende por seu clima ameno. Embora, é claro, faça frio no inverno, essa parte do território italiano é muito ensolarada. Outra surpresa é que, no Alto Adige, onde a maioria do povo fala alemão e a cultura é tirolesa, tem-se a sensação de não estar na Itália. Tudo, a começar pelas placas de rua, tem duas versões: uma em italiano e outra em alemão. Em razão de suas particularidades culturais, linguísticas e históricas, o Trentino-Alto Adige goza do status especial de região autônoma.   www.trentino.to Trentino-Alto Adige: turismo. Oficial.

Vídeo sobre turismo no Trentino Alto-Adige

Como conhecer o Trentino-Alto Adige

O trem liga Trento à fronteira austríaca, passando por Bolzano, mas diversas localidades do território não são servidas por ferrovias.
Linhas de ônibus locais complementam o transporte ferroviário. Em Trento, a rodoviária fica na Via Pozzo, 21, e a principal companhia de ônibus é a Atesina. Em Bolzano, o terminal rodoviário fica na Via Perathoner, de onde partem ônibus das companhias SAD para Brunico e Bressanone e SASA para Merano e outras cidades.

O meio de transporte ideal é o carro, que permite que você percorra vales e montanhas desfrutando vistas maravilhosas. Convém lembrar que neva no inverno, quando as estradas podem se tornar perigosas. Nesse caso, além de dirigir com atenção redobrada, você deve circular com um veículo equipado com pneus especiais para a neve.

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Maquina fotografica

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

                                      Norte da Itália em imagens