Tomar

Tomar, Portugal, como ir, a visita ao mosteiro, a herança dos templários, dicas de viagem, atrações, quando ir, onde se hospedar, melhor época.
Castelo dos Templários em Tomar, Portugal
Convento de Cristo em Tomar, Portugal
Convento de Cristo em Tomar, Portugal

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Sobre Tomar, habitada desde a pré-história

Tomar fica em uma região habitada desde o período neolítico, como comprovam vestígios de aldeias pré-históricas encontrados nas proximidades da cidade. Muitos séculos depois tornou-se cidade romana, tendo sido ocupada pelos visigodos e mais tarde pelos árabes antes de ser recuperada pelos cristãos durante a Reconquista. Tomar pertence a região turística “Lisboa a Região”.

Mapa de Tomar

Como ir a Tomar

 Ônibus

Há conexões diretas de Lisboa pela Rede Nacional de Expressos (tempo de viagem: 1h45). A rodoviária de Tomar fica ao lado da estação ferroviária em Várzea Grande, ao sudoeste da cidade.

Carro

Tomar fica a 136 km de Lisboa, sendo quase todo o trajeto por autoestrada.

Trem

Partidas de Lisboa da Estação Santa Apolónia. Pelo Alfa Pendular é preciso fazer baldeação na estação de Entroncamento (tempo de viagem: 1h30).

Hotéis em Tomar

Escolha e reserve seu hotel em Tomar

Melhor época

De abril a meados de julho e de setembro a novembro

Vídeo sobre Tomar 

Atrações turísticas

O castelo de Tomar começou a ser construído pelos cavaleiros templários por volta de 1160. A ordem templária foi extinta em 1314 por pressão do rei da França, Filipe, o Belo, sobre o papa Clemente V. Este, colocado no trono papal com a ajuda do soberano francês, não tinha como recusar.

Filipe, que cobiçava a riqueza acumulada pela ordem e a acusava de criar um Estado dentro do Estado, massacrou os templários, depois de um julgamento baseado em acusações absurdas e confissões obtidas sob tortura. Porém, a facção portuguesa dos Templários “deu um jeitinho” e, com o auxílio de Dom Dinis, transformou-se na Ordem de Cristo. Sua cruz de pontas largas tornou-se a marca registrada das caravelas de Portugal.

Claro que todo mundo visita Tomar por causa de seu castelo. Porém, a cidade em si é bonita e bastante agradável. Seu centro histórico conserva a forma octogonal provavelmente traçada pelo infante Dom Henrique.

Castelo Templário

A 5 minutos de carro ou 15 a 20 minutos de caminhada do centro de Tomar, morro acima. (Uma oportunidade para você queimar aquelas calorias extras resultantes da rica culinária lusitana!). Desde 1983, o Castelo Templário está inscrito no patrimônio da humanidade da Unesco. O castelo, protegido por muralhas, tem no centro uma torre defensiva, um conceito introduzido pelos templários. Foram eles também que perceberam que as torres redondas eram mais resistentes a ataques do que as quadradas, até então utilizadas nas fortalezas. Sua arquitetura militar contribuía para a proteção das fronteiras portuguesas numa época em que ataques muçulmanos eram frequentes. O Convento de Cristo, que passou por muitas transformações ao longo de cinco séculos, é uma mistura de estilos arquitetônicos, onde se podem reconhecer detalhes góticos, renascentistas, manuelinos e mesmo mouriscos.

Praça da República e rua Serpa Pinto

 É uma área agradável do centro para passear. Repare nas fachadas de algumas residências na rua Serpa Pinto e no portal gótico flamboyant da igreja de São João Batista, na praça principal.

Sinagoga

End. R. Joaquim Jacinto, 73. A sinagoga de Tomar data do século XV, mas funcionou durante poucas décadas até ser transformada em prisão em 1496, quando o judaísmo foi proibido em Portugal. Mais tarde tornou-se uma igreja e posteriormente uma espécie de armazém. No seu interior, reconstituído, funciona um pequeno museu.

Informações práticas sobre a Região de Lisboa

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Compartilhe:

Booking.com

Mais sobre o assunto:

Palácio de Pena, Sintra, Portugal

Sintra

Perto de Lisboa, Sintra conserva um belo patrimônio arquitetônico, com palácios como o da Pena, o Palácio de Sintra, o Castelo dos Mouros.

Lisboa, Praça do Comércio

Lisboa

Turismo em Lisboa, atrações turísticas, dicas de viagem, informações, imagens, história da cidade da Idade Média aos dias de hoje, transportes.

Castelo de Óbidos, Portugal

Óbidos

Turismo em Óbidos, Portugal, uma cidade medieval com um castelo de época transformado em hotel, atrações, dicas de viagem, fotos, como ir.

Castelo da Pena, Sintra

Arredores de Lisboa

Turismo nos arredores de Lisboa, Queluz, Sintra, Mafra, Estoril, Ericeira, Cascais, Cabo da Roca, dicas de viagem, atrações turísticas.

Lisboa e região

Lisboa e região. Queluz, Sintra, Mafra, Estoril, Cascais, Óbidos, Caldas da Rainha, Santarém, Alcobaça, Batalha, Tomar, Ourém, Almorol