Tomar
Convento de Cristo em Tomar, Portugal
Convento de Cristo em Tomar, Portugal

Sumário Portugal Online •  Índice Remissivo Portugal Online

Sobre Tomar, habitada desde a pré-história

Tomar fica em uma região habitada desde o período neolítico, como comprovam vestígios de aldeias pré-históricas encontrados nas proximidades da cidade. Muitos séculos depois tornou-se cidade romana, tendo sido ocupada pelos visigodos e mais tarde pelos árabes antes de ser recuperada pelos cristãos durante a Reconquista. Tomar pertence a região turística “Lisboa a Região”.

Mapa de Tomar

Como ir a Tomar

 Ônibus

Há conexões diretas de Lisboa pela Rede Nacional de Expressos (tempo de viagem: 1h45). A rodoviária de Tomar fica ao lado da estação ferroviária em Várzea Grande, ao sudoeste da cidade.

Carro

Tomar fica a 136 km de Lisboa, sendo quase todo o trajeto por autoestrada.

Trem

Partidas de Lisboa da Estação Santa Apolónia. Pelo Alfa Pendular é preciso fazer baldeação na estação de Entroncamento (tempo de viagem: 1h30).

Hotéis em Tomar

Escolha e reserve seu hotel em Tomar

Melhor época

De abril a meados de julho e de setembro a novembro

Vídeo sobre Tomar 

Atrações turísticas

O castelo de Tomar começou a ser construído pelos cavaleiros templários por volta de 1160. A ordem templária foi extinta em 1314 por pressão do rei da França, Filipe, o Belo, sobre o papa Clemente V. Este, colocado no trono papal com a ajuda do soberano francês, não tinha como recusar.

Filipe, que cobiçava a riqueza acumulada pela ordem e a acusava de criar um Estado dentro do Estado, massacrou os templários, depois de um julgamento baseado em acusações absurdas e confissões obtidas sob tortura. Porém, a facção portuguesa dos Templários “deu um jeitinho” e, com o auxílio de Dom Dinis, transformou-se na Ordem de Cristo. Sua cruz de pontas largas tornou-se a marca registrada das caravelas de Portugal.

Claro que todo mundo visita Tomar por causa de seu castelo. Porém, a cidade em si é bonita e bastante agradável. Seu centro histórico conserva a forma octogonal provavelmente traçada pelo infante Dom Henrique.

Castelo Templário

A 5 minutos de carro ou 15 a 20 minutos de caminhada do centro de Tomar, morro acima. (Uma oportunidade para você queimar aquelas calorias extras resultantes da rica culinária lusitana!). Desde 1983, o Castelo Templário está inscrito no patrimônio da humanidade da Unesco. O castelo, protegido por muralhas, tem no centro uma torre defensiva, um conceito introduzido pelos templários. Foram eles também que perceberam que as torres redondas eram mais resistentes a ataques do que as quadradas, até então utilizadas nas fortalezas. Sua arquitetura militar contribuía para a proteção das fronteiras portuguesas numa época em que ataques muçulmanos eram frequentes. O Convento de Cristo, que passou por muitas transformações ao longo de cinco séculos, é uma mistura de estilos arquitetônicos, onde se podem reconhecer detalhes góticos, renascentistas, manuelinos e mesmo mouriscos.

Praça da República e rua Serpa Pinto

 É uma área agradável do centro para passear. Repare nas fachadas de algumas residências na rua Serpa Pinto e no portal gótico flamboyant da igreja de São João Batista, na praça principal.

Sinagoga

End. R. Joaquim Jacinto, 73. A sinagoga de Tomar data do século XV, mas funcionou durante poucas décadas até ser transformada em prisão em 1496, quando o judaísmo foi proibido em Portugal. Mais tarde tornou-se uma igreja e posteriormente uma espécie de armazém. No seu interior, reconstituído, funciona um pequeno museu.

Informações práticas sobre a Região de Lisboa

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa