Sintra

Sobre Sintra

Sintra, uma cidadezinha particularmente agradável, com palácios, florestas e montanhas, servia de residência de verão para a realeza. Ainda hoje é um desses lugares que valem a visita. Atenção aos horários de abertura dos palácios e castelos. Organize sua visita a Sintra quando os dois principais palácios estiverem abertos. O ônibus 434 é um circular que passa pela estação ferroviária e faz o tour dos castelos.

Mapa de Sintra

Como ir

A 32 km a noroeste de Lisboa; 380 mil hab. Diversos trens direto da estação do Rossio a cada 15 minutos. A viagem leva cerca de 45 minutos.

Escolha e reserve seu pacote e passagem aérea para Portugal

Onde se hospedar em Sintra

Escolha e reserve seu hotel em Sintra

Melhor época

O auge do inverno e o auge do verão devem ser evitados. Frio excessivo, calor excessivo, turistas em número excessivo…

Atrações turísticas em Sintra

Palácio Nacional da Pena

 Uma das principais atrações de Sintra é o Palácio Nacional da Pena (A 4 km do centro. Abre de 16 de setembro a 30 de abril das 10h às 18h e de 1º de maio a 15 de setembro das 9h30 às 20h. Fecha às terças-feiras). É um exemplo da arquitetura do romantismo português. Erguido em 1839, situado a 500 m de altura, no contraforte da serra de Sintra, é particularmente interessante pela salada de influências arquitetônicas que mistura elementos mouriscos, manuelinos e góticos. Talvez você o considere de gosto duvidoso, mas nem por isso deixará de se impressionar. Delirante!

Palácio Nacional de Sintra

 Igualmente imperdível é o Palácio Nacional de Sintra (Lgo. Rainha Dona Amélia, abre das 10h às 17h30. Fecha às quartas-feiras). No centro histórico de Sintra, essa mistura de estilos gótico, mudéjar e manuelino chama a atenção por suas enormes chaminés cônicas. Erguido sobre antigas fundações mouriscas, o palácio foi habitado a partir do século XII até 1880 pela família real. Apesar de ter passado por reformas, seu aspecto atual é mais ou menos o mesmo da metade do século XVI. O mais interessante é seu interior com um espetacular acervo de azulejos de influência espanhola e mourisca, junto de obras de arte do século XVI ao século XVIII. Site: Palácio Nacional de Sintra

Castelo dos Mouros

Temos, finalmente, o Castelo dos Mouros (Estrada da Pena, a 3,5 km do centro histórico. Abre das 10h às 18h), erguido pelos mouros no século VIII, que foi tomado e destruído pelo rei Afonso Henriques na primeira metade do século XII. Hoje não resta muita coisa a ser visitada, além de suas muralhas e torres. Por outro lado, é uma visita que você não deve perder, pois a vista do alto da montanha é simplesmente espetacular.

Museu do Brinquedo

A cidade possui também um Museu do Brinquedo (R. Visconde de Monserrate. Abre das 10h às 18h. Fecha às segundas-feiras.) que possui cerca de 40 mil brinquedos de variadas épocas e países: carrinhos, aviões, casinhas de boneca, trens elétricos, soldadinhos de chumbo etc. A visita é recomendada sobretudo aos que viajam com crianças.

Matérias especiais

Arquitetura portuguesa  |Literatura portuguesa
Cinema português | | Música portuguesa

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.