Templos eróticos de Khajurao

KHAJURAO_ESCULTURAS

Khajuraho

(extrato do Livro “A Vaca na Estrada“)

Para visitar Khajuraho, cidade que fica a uns 600 km de Delhi, no estado de Madhya Pradesh, Bernard e eu tivemos que fazer um desvio em nossa rota para Katmandu. Mas os templos, considerados hoje Patrimônio da Humanidade, alguns com esculturas despudoradas, eram uma visita que não podíamos perder.
O conjunto de templos de estilo sikhara, comum no norte da Índia, fica em uma área verde de mais de 20 km². Descobertos no meio de uma mata fechada, eles foram construídos entre os séculos X e XII pela dinastia rajput dos Chandelas, hindus voltada para o Tantrismo. Essa vertente do Hinduísmo busca a harmonia universal resultante do encontro do espírito e da matéria, do masculino e do feminino, origem da vida. Portanto não é de se estranhar que a temática das imagens de seus templos privilegie a união física de homem e mulher: o sexo.

Linda e ricamente esculpidos, os templos de Khajuraho estão entre os mais interessantes que já conheci na Ásia, embora, dos 80 templos encontrados por arqueólogos, poucos estejam bem conservados.


As posições eróticas representadas nas estátuas nos mostram que, na velha Índia, tudo se conhecia: um contraste com o moralismo vitoriano que impera hoje no país.
Na realidade, a maioria dos templos é decorada com motivos religiosos bem comportadinhos, mas são os que possuem esculturas de cunho erótico que despertam mais interesse entre os turistas. Alguns dos relevos são representações de orgias cabeludas. Há ainda imagens de divindades, entre elas o bonachão Ganesh, o deus com a cabeça de elefante.
Andando pelos jardins, nos descuidamos do tempo. O carro ficara no hotel na cidadezinha de Khajuraho, de menos de 8 mil habitantes, não muito longe. Não ficamos atentos às grossas nuvens que se acumularam no final da tarde e fomos pegos de surpresa por um aguaceiro. Fomos obrigados a nos refugiar em um dos templos, onde ficamos sentados sobre um degrau vendo a chuva cair. Nem todo temporal de verão é breve. Depois de um tempo, quando já começava a escurecer, resolvemos voltar para o hotel debaixo de chuva. A cidade inteira se transformara num lamaçal. Além de molhados, estávamos imundos.

Saiba mais sobre a Índia

Dicas

Dicas de viagem sobre a Índia

Para saber mais sobre costumes, religião, história cultura da Índia, leia A Vaca na Estrada.

Como ir a Índia

Veja preços de pacotes e passagens aéreas para a Índia

Índia em imagens

Maquina fotografica

Acesse o álbum fotográfico da Índia, com dezenas de imagens classificadas por região