São Luís do Maranhão
São Luís, Maranhão - Foto Melina Castro
São Luís, Maranhão – Foto Melina Castro

São Luís do Maranhão, a cidade dos azulejos

Classificada pela UNESCO como Patrimônio Histórico da Humanidade em Dezembro de 1997 e localizada dois graus ao sul do Equador, na ilha do mesmo nome, a cidade de São Luís do Maranhão foi fundada em 1612, quando da invasão francesa. Seu nome é uma homenagem ao rei Luis XIII da França. São Luís do Maranhão tem hoje 920.000 habitantes.

Mapa de São Luiz do Maranhão

Como ir

Avião

O aeroporto Marechal Cunha Machado, fica no bairro de São Cristovão, a 14 km de São Luis –  98 245-l688). As linhas aéreas que operam neste aeroporto são: TAM, Nordeste e VASP

Veja passagens aéreas e pacotes

Ônibus

A empresa Viação Itapemirim, tem linhas diretas de São Paulo e Rio de Janeiro e a Transbrasiliana Transportes e Turismo tem ônibus de Brasília. O Terminal Rodoviário de São Luís do Maranhão fica na Rua dos Franceses s/nº, também no bairro de São Cristóvão. O aeroporto fica a 12 km do centro. Ha táxis e ônibus urbanos comuns da cidade ao aeroporto, a linha R-901, “Aeroporto – São Cristóvão”

Hotéis em São Luís do Maranhão

Escolha e reserve seu hotel em São Luís do Maranhão

Melhor época

Durante todo o ano é possível visitar São Luís.

Vídeo sobre São Luís do Maranhão

Atrações turísticas

Conhecida como a capital do reggae, o ritmo caribenho introduzido no país na década de 1970 parece que chegou para ficar e combinou bem com a musicalidade de São Luís do Maranhão. Os grandes casarões dos séculos XVIII e XIX de seu Centro Histórico, restaurados recentemente (principalmente os do bairro da Praia Grande), fazem de São Luís uma cidade especial, com mais de 3500 construções tombadas pelo Patrimônio Histórico, algumas abertas à visitação. Suas ladeiras, ruelas e becos são uma viagem ao passado.

Além de Capital Brasileira do Reggae, muitos outros nomes são carinhosamente atribuídos a São Luís do Maranhão, como Atenas Brasileira, Ilha do Amor e Cidade dos Azulejos.

Entre as visitas imperdíveis em São Luís do Maranhão estão o Palácio de La Ravardière, sede da Prefeitura, a Casa das Tulhas, onde funciona um mercado de produtos regionais maranhenses, o Solar da Baronesa Anajatuba, um dos mais altos do Centro Histórico, construído no séc. XIX, a Casa do Maranhão, construída em 1873, onde funciona uma exposição permanente de objetos utilizados em apresentações do Bumba-Meu-Boi. Nesse local também se pode assistir a um audiovisual sobre o Centro Histórico de São Luís do Maranhão.

As praias

Em virtude das marés, as praias contam com grandes faixas de areia ideais para a prática de esportes. Belas praias com boas opções de lazer acompanham a Av. Litorânea e atraem visitantes de dia e de noite. As mais badaladas são a do Calhau, que possui dunas e a de São Marcos, frequentada por um público jovem adepto do surf. Outra bela praia, um pouco mais afastada, é a da Ponta d’Areia, a quatro quilômetros da cidade. Nela ficam o Iate Clube, restaurantes e clubes de reggae.

Dicas

Posto de Turismo do Aeroporto Marechal Cunha Machado – telefone: (98) 244-4500
Central de Serviços Turísticos – Praça Benedito Leite – tel.: (98) 231-9086
Secretaria Municipal do Turismo – Rua Dr. Cesário Coimbra 129 – Centro

Site oficial da cidade de São Luís