Alcântara
Alcântara, Maranhão - Foto Inês Gonçalves
Alcântara, Maranhão – Foto Inês Gonçalves

Alcântara, um importante centro comercial no passado

A cidade de Alcântara, importante pólo comercial no passado, fica do outro lado da Baía de São Marcos, a uma hora de barco de São Luís. Com muitas ruínas de edifícios do séc. XVIII e ruas de pedras, constitui um passeio que se pode fazer em apenas um dia.

Mapa de Alcântara

Como ir a Alcântara

Barco

Partindo de São Luís o trajeto demora 1h15m, os horários de saída variam, dependendo da maré.

Melhor época

O período seco que corresponde ao verão.

Atrações turísticas

As atrações turísticas de Alcântara se limitam às suas ruínas do período colonial, infelizmente muito mal conservadas.

Ilha de Cajual

Quem permanecer na cidade por mais de um dia pode (e deve!) aproveitar para fazer os passeios de barco que levam aos igarapés e à ilha de Cajual, um importante sítio arqueológico, onde foram descobertos numerosos fósseis.

Ilha do Livramento

 Outra possibilidade é visitar a Ilha do Livramento (travessia de dez minutos a partir do Porto do Jacaré).

Hospedagem

É possível também se hospedar em Alcântara, onde existem várias pousadas e pequenos restaurantes que servem comidas típicas e bebidas à base frutas da região. Se você resolver passar a noite por lá e der sorte de pegar uma noite de lua cheia, terá a oportunidade de curtir a rara beleza de suas ruínas sob o luar.

Base aeroespacial

Alcântara é também conhecida por ser o centro brasileiro de lançamento de foguetes e de pesquisas aero-espaciais (não aberto à visitação).

Dicas

Como em qualquer lugar, zele por sua segurança. Evite andar sozinho fora dos roteiros turísticos, principalmente à noite. Se resolver aproveitar a lua cheia, procure sair em grupo.

O evento mais importante da cidade é a Festa do Divino, que acontece no mês de maio com duração de 12 dias e atrai muita gente.