San Martin de los Andes

Sobre San Martin de los Andes

A cidade em si é uma graça: muito florida, cheia de roseiras bem cuidadas e casinhas de madeira. Os pontos turísticos são similares àquelas das demais cidades da região: paisagens, trekking, cavalos, artesanato, chocolates e boa mesa.

San Martín de los Andes foi fundada no final do século XIX junto ao Lago Nácar, bem aos pés dos Andes, na bela região dos Sete Lagos. Mais informal que Bariloche, e mais chiquita do que sua famosa vizinha, é tradicionalmente preferida pela moçada. Já há algum tempo San Martín de los Andes vem atraindo também outro tipo de visitante: o portenho que não quer mais saber do agito do Bariloche.

Mapa de San Martin de los Andes

Como ir a San Martin de los Andes

Avião

O Aeroporto Aviador Carlos Campos (Chapelco), que recebe vôos diretos de Buenos Aires (2h), fica a 22 km do centro.

Compare preços de passagens aéreas e faça sua reserva

Onibus

Há ônibus diretos de Buenos Aires (21h). A maioria deles parte no final de tarde ou começo da noite e chega a San Martín de Los Andes entre 11h e 16h. Diversos ônibus diários de Bariloche (2h).

Carro

De Bariloche, há dois caminhos. O mais longo, porém mais rápido de ser percorrido, é pela RN 40 e em seguida pela RN 237 rumo ao norte. Depois de Collón Cura, siga pela RN 234 até San Martín, passando por Junín de los Andes. O outro trajeto, mais demorado e com trechos de cascalho (rípia) é via Villa La Angostura, tomando-se a RN 231 até lá e, em seguida, a RN 234. Essa é a famosa Ruta de los Siete Lagos. De Neuquén, utilize um pequeno trecho da RN 22, depois tome a RN 237, a  RN 40 e a RN 234, passando por Junín de los Andes.

De San Martín de los Andes a:

Junín de los Andes, 60 km | Pucón (Chile), 242 km | Villarrica (Chile), 217 km | Villa La Angostura, 85 km

Hotéis en San Martin de los Andes

Procure localidade central, se possível perto do lago.

Escolha e reserve seu hotel em San Martin de los Andes

Atrações em San Martin de los Andes

Vídeo sobre San Martin de los Andes

No Lago Lácar, durante o verão, pode-se fazer esportes náuticos. Já no inverno, o Cerro Chapelco, nas proximidades, é muto procurado por sua estação de esqui.

No outono, a vista dos lagos rodeados de árvores de diversos tons de vermelho, cor de laranja e marrom é um espetáculo.

Por ficar às margens do lago Lácar, San Martín oferece como um de seus maiores atrativos os passeios de barco até Quila Quina e Hua-Hum. Além da passagem de barco você precisará pagar a entrada para o Parque Nacional Lanín, vendida no ancoradouro.

A cidade é um bom ponto de partida para excursões em outros lagos, como o Lolog,  o Curruhué Grande, o Curruhué Chico, o  Paimún, o Huechulafquen e o Epulafquen, perto de onde brotam águas termais.

Parque Nacional Lanín

Toda essa área integra o Parque Nacional Lanín, que tem sede em San Martín e possui na sua rica fauna animais como o condor, o puma, o guanaco, o zorro, o huemul (um cervídeo) e o huillín (um pequenino parente das lontras). Estas duas últimas espécies se encontram em extinção.
Comunidades de índios mapuches habitam o parque em assentamentos reconhecidos pelo governo muitos anos depois de sua expulsão e quase dizimação.

Cerro Chapelco

A 20 km de San Martín fica Chapelco, montanha de aproximadamente 2.000m de altitude que possui 29 pistas de esqui de todos os níveis de dificuldade. Um canil de huskies siberianos pode ser visitado; durante o inverno, uma das atrações é passear pela neve em um trenó puxado por esses lindos cães.

Informações práticas

Onde se hospedar

Escolha e reserve seu hotel em Buenos Aires

Escolha e reserve seu hotel em Bariloche

Escolha e reserve seu hotel em Mendoza

A Argentina em imagens
Maquina fotografica

Álbum fotográfico com dezenas de fotos da
Argentina separadas em slide-shows
 sobre a as regiões mais interessantes do país.