El Calafate, Argentina

Lago Argentino perto de El Calafate

El Calafate é um agradável vilarejo fundado em 1927 às margens do Lago Argentino. Seu nome deriva de uma frutinha escura, abundante na região, com a qual se prepara uma geleia que nenhum visitante deixa de provar.

 

Como ir a El Calafate

 Avião

O Aeroporto Internacional de El Calafate, a 23 km da cidade, inaugurado no ano 2000, facilitou muito a visita ao Glaciar Perito Moreno. Há voos de Buenos Aires, diretos (3h10) ou com escala em Río Gallegos (3h40); de Río Gallegos (0h45); de Bariloche (1h45); e de Ushuaia (1h10). Há mais voos no verão; no inverno as opções são reduzidas pois muitos voos são cancelados devido às condições climáticas.

Carro

De Río Gallegos (300km), pela RP 5, a RN 40 e a RP 11. Esta última passa por El Calafate e vai até o Parque Nacional Los Glaciares. De Buenos Aires (2.790 km), pela RN 3. De Comodoro Rivadavia (980 km) utilize a RN 3, a RP 9 e um pequeno trecho da RP 11.

 Ônibus

Há ônibus de Río Gallegos (4h); de El Chaltén (4h); e de Puerto Natales, no Chile (5h).

Onde hospedar em El Calafate

A avenida El Libertador, que é a pincipal via da cidade, e suas imediações são as opções mais práticas. Ali ficam lojas, restaurantes e as agências de viagem que organizam excursões ao Glaciar Perito Moreno.

Porém, fora da cidade, sobretudo na região mais próxima à geleira Perito Moreno, a 80km dali, existem hotéis de altíssimo padrão e charme para quem prefere ficar mais perto da maior atração da região e pode arcar com o preços salgados.

Escolha e reserve seu hotel em Ushuaia
Uma parceria Booking/Manual do Turista

A melhor época para ir

A melhor época é o verão, mas é possível visitar o Glaciar Perito Moreno no final da primavera e no começo do outono.  Já o inverno deve ser evitado, se possível.

O que fazer em El Calafate e arredores

Na cidadezinha em si não há muito a ver ou fazer, exceto apreciar os incríveis tons de azul e verde das águas do lago, deliciar-se com as trutas, os cordeiros e os doces regionais ou andar a cavalo. O principal interesse de El Calafate é servir de base para visitas ao imperdível Glaciar Perito Moreno e outras atrações nas redondezas. Também é possível ver pinturas rupestres em grutas próximas ao Lago Argentino. Amantes do trekking poderão fazê-lo nas mais variadas trilhas, inclusive em geleiras, e quem gosta de cavalgar terá oportunidade de realizar ótimos passeios.

O pequenino centro de El Calafate praticamente se resume à Avenida del Libertador e ruazinhas próximas, onde estão as lojas, os restaurantes e os hotéis. Nas recepções dos hotéis, no escritório oficial de turismo da prefeitura ou em qualquer agência da cidade você poderá contratar passeios dos mais tradicionais aos mais “radicais”.

Não confunda Perito Moreno – o glaciar – com o Parque Nacional Perito Moreno, que fica centenas de quilômetros ao norte dali, nem com a cidade que tem o mesmo nome. Nem confunda El Calafate com Cafayate!

Glaciar Perito Moreno

Um inigualável espetáculo da natureza. Fica a 80 km de El Calafate. Saiba tudo sobre o Glaciar Perito Moreno.

Cuevas del Walichu (ou Gualicho)

A 8 km de El Calafate. Há excursões a partir de El Calafate, mas é fácil ir de carro. Agasalhe-se, pois o vento que sopra do lago é gelado.

A região de El Calafate é habitada há milhares de anos. As pinturas das cavernas de Walichu, à beira do Lago Argentino, foram feitas há aproximadamente 4.000 anos por tribos anteriores aos índios tehuelches, últimos habitantes do local antes da chegada dos brancos. Descobertas por Francisco Perito Moreno, as pinturas representam animais e seres humanos, além de mãos humanas.

Acredita-se que eram utilizadas em alguma espécie de rito mágico. A vista do lago e as formações rochosas formam um conjunto de beleza selvagem e desolada. Imagine como teria sido a vida dos nativos que ali habitaram logo após o período glacial…

Cavalgadas

Há várias opções de passeios a cavalo, com diferentes tempos de duração. A cavalgada pela Bahia Redonda, que margeia El Calafate é mais curto; já o passeio até Punta Bonita leva 6h e inclui almoço. Esses passeios, que incluem o guia e o aluguel do cavalo, podem ser contratados nas agências locais.

Navegação pelo Lago Argentino

Diversos passeios de barco podem ser feitos pelo Lago Argentino a partir do Porto Punta Bandera, a 50 km de El Calafate. De duração variada, às vezes de mais de um dia, incluem visitas aos glaciares próximos (Perito Moreno, Upsalla, Spegazzini), à Bahía Onelli, a estancias (fazendas) etc. Alguns deles incluem trajetos em veículos 4X4 e/ou a cavalo.