Por que ir à Bahia?
Pedra do Camelo, Chapada Diamantinha, Bahia
Por que ir à Bahia? Na foto Pedra do Camelo, Chapada Diamantina, Bahia

Por que ir à Bahia?

Foi na Bahia que teve início a nação brasileira; por isso, Salvador e a Costa do Descobrimento integram o Patrimônio da Humanidade da UNESCO, enquanto muitas localidades da Chapada Diamantina são tombadas pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Mapa da Bahia

Mais de 20 praias!

Mais de 250 praias se estendem pelo litoral baiano. Os grandes resorts oferecem conforto e contato com a natureza, mas ainda existem praias rústicas e inexploradas à espera dos aventureiros.

Salvador

A capital, Salvador, com seus becos e ladeiras, é memória viva de muitos aspectos da cultura brasileira, da colonização aos nossos dias.
No interior, paisagens variadas e deslumbrantes como aquelas da Chapada Diamantina aguardam o turista. Os caminhos do sertão guardam incríveis histórias da época do cangaço e dos coronéis. Existe uma enorme concentração de cavernas subterrâneas e cachoeiras. Em razão das diferenças climáticas, as paisagens compreendem florestas, caatingas, mangues, pântanos e rios ladeados por exuberante vegetação. Nos longos trechos de terras áridas, entre cactos e pedras, há oásis com águas termais, onde proliferam bromélias.

Vídeo sobre a Praia do Forte, na Bahia

O povo baiano

É contagiante a alegria do povo baiano, manifestada na dança, na capoeira, nas festas populares e na maneira acolhedora de receber os visitantes. A música ajuda a integrar os forasteiros e, sobretudo nas cidades praianas, os baianos muitas vezes se dispõem de modo cordial a ensinar os ritmos locais. Acompanhar o rebolado pode ser difícil, mas a descontração e a diversão são certas.
Folclores e misticismo fazem parte da cultura, sem falar na culinária regional: vatapá, acarajé, moqueca, cocada… Saiba mais sobre os baianos

Os baianos famosos

Famosos nomes nacionais, dentre artistas, músicos, cineastas, escritores e intelectuais, são baianos: Castro Alves, Gregório de Matos, Afrânio Peixoto, Rui Barbosa, Teodoro Sampaio, Milton Santos, Jorge Amado, João Ubaldo Ribeiro, Glauber Rocha, Mario Cravo Jr., Genaro de Carvalho, Assis Valente, Dorival Caymmi, João Gilberto, Dodô e Osmar, Raul Seixas, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa, os “Novos Baianos” Baby Consuelo, Pepeu e Moraes Moreira, Daniela Mercury, Ivete Sangalo…

Terra de todas as creenças

Conhecida como Terra da Felicidade e elogiada em verso e prosa há mais de 500 anos, desde a famosa carta de Pero Vaz de Caminha, a Bahia é também a terra de todas as crenças e Todos os Santos, onde se encontram, em meio a muita festa, Nosso Senhor do Bonfim, Mãe Menininha do Gantois e os babalorixás.

Dorival Caymmi

Como disse Dorival Caymmi:
“Tudo, tudo na Bahia
Faz a gente querer bem
A Bahia tem um jeito
Que nenhuma terra tem…
Você já foi à Bahia, nêga?
Não? Então vá!”.

Informações práticas

Hotel em Salvador

Salvador possui hotéis e pousadas para todos os bolsos e para todos os gostos. Veja na listagem a localização e  o conforto oferecido por cada estabelecimento, com comentários.

Escolha e reserve seu hotel em Salvador

Como ir

Veja passagens aéreas e pacotes 

Maquina fotografica


A Bahia em imagens
  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.