Paris romântica

PAR_13_MARAIS_CASAL

Paris romântica

Paris é uma das cidades mais românticas do mundo para casais de todas as idades. É claro que o amor pode tornar qualquer coisa romântica — até um passeio de metrô! — mas às vezes o cenário também ajuda. O que existe de mais romântico do que passear pelos parques de Paris, como Montsouris, por exemplo, durante o outono, quando sua vegetação se tinge de amarelo e vermelho? Parece cenário e filme! E parques e jardins em Paris é o que mais tem.

Mapa de Paris

Alguns filmes românticos passados em Paris

Por falar em filmes, quantas histórias de amor tendo Paris como cenário, já foram contadas em suas telas?  Mesmo clássicos como “Hotel du Nord” já nos fazem suspirar… E temos outros clássicos, como “Les amants du Pont Neuf” , por exemplo. Filme românicos inspitados em Paris, não faltam, sejam eles franceses ou não. Quem se lembra de Antes do Pôr-do-Sol / Before Sunset (2004) ? Ou, ainda mais recente: “Meia Noite em Paris” de  Woody Allens que mostrou nesse filme sua veia romântica, “Amores Parisienses”, de Alain Renais e tantos outros.

Os bairros mais românticos de Paris e suas histórias

Paris é toda romântica. Tudo inspira. Até perambular pelas ruas de Paris em bairros como Saint-Germin des Prés, Quartier Latin, Marais e outros. Quase todo bairro tem suas lendas ou história de amor. O bairro dos invalides nos fazem pensar nos amores tumultuados de Rodin e Camile. O acervo do museu Rodin possui, aliás,  um conteúdo sensual evidente em certas obras que agradam em cheio aos casais!  O Quartier Latin, por sua vez, foi palco dos amores de Aberlardo e Heloísa, e séculos depois, na década de 1930, da relação infiel de Henry Miller e Anais Nin. (A título de curiosidade, Anais era amante de Miller e da esposa de Miller, June, sem que nenhum dos dois soubessem!)
St-Germain de seu lado, foi cenário da complexa relação de Sartre e Simone de Beauvoir.

O Pont des Arts

O Pont des Art, que liga St-Germain ao louvre, ficou com uma grade tão cheia de cadeados do amor que seu peso começou a ameaçar o próprio peso da ponte, obrigando a prefeitura a retirá-los. É um dos lugares favoritos dos namorados que também se espalham pelas margens vizinhas do Sena.

A Place des Vosges

A Place de Vosges, embora receba todo tipo de público também é um dos lugares no Marais, onde no verão cais espalhados pelo gramado se dedicam a arte de namorar… O legal é que em Paris ninguém repara em ninguém e ninguém inibe os pombinhos amorosos trocando beijinhos.

A música das ruas

Outras vezes, perambulando por esses bairros nos surpreendemos com músicos de rua. Muitos são capazes de soberbas interpretações de alguns clássicos da canção francesa capazes de emocionar principalmente aqueles que conhecem bem a língua e a cultura. Mais de uma vez cruzei com um músico no Pont Neuf interpretando “Ma Liberté“, de Georges Moutaki, aplaudido por alguns dezenas de pessoas.

Nossas dicas para os apaixonados

Ver o pôr-do-sol na Pont des Arts.

Namorar na Pont Neuf (onde todos param para trocar uns beijinhos…).

Ou sentar junto do Sena para namorar e assistir os barcos passarem.

Quem tem dinheiro pode se dar ao luxo de jantar ao som de uma orquestra num barco sobre o Sena e dançar de rosto colado (há quanto tempo você não faz isso no Brasil?)

Visitar o Muséede la Vie Romantique quartier na região de « Nouvelle Athènes » no 9e arrondissement à Paris.

A História de Paris o interessa?

Veja todas as postagens sobre a história de Paris

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França