Óbidos
Óbidos, Portugal
Castelo de Óbidos

Obidos: cidade importante já na época romana

A cidade já era importante na época dos romanos, quando se chamava Oppidium. Depois, na Idade Média passou por outro período de progresso quando Dom Dinis a deu de presente de casamento à sua esposa Isabel de Aragão em 1282.

Mapa de Óbidos

Óbidos: como ir

Carro

Óbidos fica a 90 km de Lisboa; do Porto são 200 km pelas mesmas estradas.

 Ônibus

Há conexões diretas de Lisboa (tempo de viagem: 1h)

Trem

Há trem de Lisboa, mas é pouco prático: a estação ferroviária fica longe da cidade.

Melhor época

Primavera e outono ou mesmo no começo do inverno.

Atrações turísticas em Óbidos

Óbidos, toda rodeada de muralhas, é um das mais preservados e encantadores burgos medievais de Portugal. Você começa a se encantar quando entra pela Porta da Vila, um imenso portal revestido de azulejos do século XVIII. A partir daí é um labirinto de ruelas com casinhas brancas e janelas coloridas, cada uma mais charmosa que a outra.

O mais importante mesmo é o castelo. Além deste, também é um programa muito agradável perambular pelas ruelas de Óbidos aproveitando para dar uma olhada nas lojinhas de artesanato.

Castelo de Óbidos

  É um dos mais interessantes castelos medievais portugueses. Construído pelos mouros, o castelo de Óbidos foi restaurado por Afonso Henriques quando a cidade foi tomada por suas tropas durante a Reconquista, em meados do século XII. Hoje transformado em hotel de charme, o castelo é uma das mais belas Pousadas de Portugal. Para visitá-lo você precisa conseguir autorização na recepção. Um ideia é almoçar em seu restaurante. Procure reservar, sobretudo na alta estação.

Museu Municipal

 (Praça Santa Maria) Óbidos possui um pequeno museu municipal de interesse relativo.

Atrações turísticas nos arredores de Óbidos

Essa é uma das regiões portuguesas nas quais o carro se faz mais necessário. Há poucos transportes públicos entre as cidadezinhas e frequentemente depende-se de baldeações que fazem perder um tempo precioso.

Caldas da Rainha

 A 7,5 km a oeste de Óbidos. 20 mil hab. Caldas da Rainha é bem maior do que Óbidos, mas não tem nem metade de seu charme. As principais atrações da cidade são suas cerâmicas. Há um Museu da Cerâmica (R. Ilídio Amado) que pode valer a visita porque algumas das peças são bem originais, embora de mau gosto. Muitas estão fazendo um gesto com o braço dobrado de “dar uma banana”, outras são órgãos sexuais masculinos dados de presente aos jovens noivos de casamento marcado…

Peniche

A 7,5 km a noroeste de Óbidos. 27.500 hab. É um porto pesqueiro importante. Sua única atração é a fortaleza-prisão reservada aos opositores do regime durante a ditadura de Salazar. É de Peniche que saem os barcos para as Ilhas Berlenga, muito mais interessantes, situadas a uns 10 km do continente. Não deixe de visitar o forte de São João Batista, do século XVII, e sobretudo a impressionante fortaleza, ambos na ilha de Berlenga Grande.

Os Dez de Peniche

Em 1960, em plena ditadura salazarista, os líderes oposicio­nistas Álvaro Cunhal, Carlos Costa, Francisco Martins Rodrigues (será um primo do autor deste livro?) e sete outros presos políticos, conhecidos como Os Dez de Peniche, conseguiram se evadir mediante um plano muito bem articulado em que ninguém foi morto ou ferido. Apenas o carcereiro foi anestesiado. Do andar superior escorregaram por uma árvore para o piso inferior. Com uma corda feita de lençóis desceram a muralha. Ao alcançarem a cidade um grupo que os esperava com automóveis os tirou dali. Bela proeza, pá!

Santarém

A 53 km leste de Óbidos. 30 mil hab. Capital da região do Ribatejo, Santarém é uma cidade agradável com alguns edifícios barrocos de certo interesse que abriga um grande número de igrejas: a catedral de fachada barroca, a Igreja da Misericórdia, a igreja do Seminário, que impressiona por suas dimensões, e, principalmente, a Igreja do Marvila, do século XII, com portal manuelino e revestimento interior de azulejos. Para nós, brasileiros, entretanto, Santarém possui uma importância particular: é na Igreja da Graça que está enterrado Pedro Álvares Cabral.

Informações práticas sobre a Região de Lisboa

Como ir a Lisboa

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Lisboa

Hotel em Lisboa

Portugal em imagens

Maquina fotograficaÁlbum fotográfico com dezenas de fotos de Portugal separadas em slide-shows  sobre a as regiões mais interessantes do país.