Musée National de la Marine
Musée National de la Marine, Paris, Foto Jean-Pierre Dalbéra CCBY
Musée National de la Marine, Paris, Foto Jean-Pierre Dalbéra CCBY

Musée National de la Marine (Museu Nacional da Marinha)

Instalado no  palácio do Louvre em 1748, o Museu da Marinha de Paris foi transferido em 1938 para o Palais de Chaillot, então recém-construído para a acolher a Exposition internationale de 1937. O Museu da Marinha é hoje o mais importante do gênero no mundo em razão da importância e da diversidade de seu acervo. Juntamente com o Museu da Frota, de São Petersburgo, na Rússia, ele é um dos mais antigos do planeta.

Localização do Musée National de la Marine

Navegação, um assunto que interessava à realeza

Boa parte das peças deste museu pertenceu à realeza; não se pode negar a importância que a navegação teve para a expansão dos impérios europeus, o que tornava os monarcas muito interessados nesse assunto. Colbert, o Ministro da Marinha de Luís XIX, era tão chegado às miniaturas e navios e guerra que as colocava até nos espelhos d’água de Versalhes.

Musée de la Marine, Paris

 O Museu da Marinha de Paris é, simultaneamente, um museu de arte (basta ver as telas, sempre, é claro, com temas relacionados à navegação), de história e mesmo de tecnologia naval. Está instalado desde 1943 no Palais de Chaillot, na região de Trocadéro, reunindo 2 mil maquetes de diversos tipos de embarcações: barcos egípcios antigos, navios a vapor, caravelas, navios de guerra… Dentre elas vale a pena dar uma olhada no La Dauphine e no La Réale, da época de Luís XIX, com canhões de proa e lemes laterais. O acervo do museu reúne também figuras de proa, muitas delas de navios famosos, instrumentos de navegação de várias épocas, pinturas, móveis, escafandros, uniformes e até filmes sobre a história dos grandes navios de passageiros e de guerra.

Além do acervo permanente, o Musée National de la Marine acolhe exposições temporárias que têm por tema a navegação.

Coleções do Musée National de la Marine

O Musée National de la Marine dispõe de cinco áreas destinadas às exposições permanentes, mas o volume de peças do acervo – miniaturas de embarcações antigas, telas e inúmeros objetos relacionados à navegação, faz com que as coleções sejam apresentadas de forma rotativa.

Outros espaços do museu são destinados às exposições temporárias, muitas vezes resultado de um intercâmbio com outros museus do gênero, no mundo.

Gosta de história, cultura e arte?

Conheça outros museus de Paris

Outras atrações no bairro

Conheça outras atrações em Trocadéro