Musée Grévin
Musée Grévin
Musée Grévin

Musé Grévin (museu de cera)

Esse museu, na região de Opéra, fundado em 5 de junho de 1882, um dos mais antigos museus europeus no gênero, tem sucursais em vários países e é um dos mais interessantes museus de cera do mundo. A ideia de fundar um museu de cera em Paris partiu do jornalista Arthur Meyer, proprietário do jornal Le Gaulois. Para isso uniu-se ao desenhista de humor Alfred Grévin. Alfred foi uma revelação como escultor em cera. Criou alguns personagens tão realistas que confundem o visitante. O sucesso entre os parisienses foi total. O Musée Grévin dá de dez a zero no Madame Troussaud e outros museus de cera espalhados pelo mundo, cujos personagens são tão irreais que lembram caricaturas. O Musée Grévin é dividido em salas, cada qual focada em um tema. O acervo do museu é representado por cerca de 200 figuras de cera. O único senão: o custo dos bilhetes de entrada é, em nosso entender, extorsivo. Os preços variam segundo o número de visitantes, então, normalmente, na baixa estação a entrada é mais em conta. O bilhete válido um ano custa mais caro, o reservado com alguma antecedência é mais barato. Confira no site do Musée Grévin.

Vídeo sobre o Musée Grévin de Paris

Localização do Musée Grévin

As salas

Subindo uma escadaria de mármore você chega ao  Palais des Mirages, que recuperou o aspecto que tinha quando da Exposição universal de 1900. Uma sequência de salas temáticas o esperam:

Sala dos Espelhos 

Uma das salas mais espetaculares é a sala dos espelhos, que oferece um espetáculo de som e luz e efeitos especiais, que transportam o visitante para diferentes paisagens do planeta.

O espírito de Paris (Tout Paris)

Reúne cerca de trezentos franceses famosos da atualidade. Digamos que essa sala é mais interessante para os parisienses e para quem está “imerso” na cultura francesa.

Sala dos Campeões 

Focaliza os grandes ídolos de diversas modalidades de esportes. Muitos deles não interessam aos brasileiros, que nem sabem quem é quem. Mas quando o tema futebol, lá está o velho rei do futebol, Pelé, nos esperando.

Excursão da Descoberta

Essa sala é interessante porque foi montada com o objetivo de fazer o visitante entender o processo de criação dos bonecos de cera, os materiais empregados, (além da cera, é claro…), como são implantados os cabelos, dentes, olhos, cílios, como são criadas as vestimentas indicadas no caso de cada personagem etc.

O Mundo das Crianças

É claro que é uma sala especialmente dirigida à criançada, mas é bom lembrar que os muito novos podem não achar muita graça. Os personagens são sempre relacionados à literatura para crianças e adolescentes. Você verá, por exemplos personagens da série “A Era do Gelo”, o “Pequeno Príncipe”, da obra de Antoine de Saint-Exupéry, o gaulês Obelix, personagem da famosa série de histórias em quadrinhos francesa.

História ontem e hoje

Retrata os grandes personagens vivos ou mortos da história recente, que têm ou tiveram relevância internacional, como a Princesa Elizabeth, da Inglaterra, Barac Obama (que até em cera é carismático…), Trump (que até em cera é autenticamente caricato), o líder indiano Mahatama Gandhi, Angela Merckel, o Papa João Paulo II, e outros personagens famosos, como pintores do quilate de Picasso, cientistas como Einstein. Também é interessante a reconstituição de ambientes de diferentes períodos e acontecimentos históricos, conflitos militares, a Inquisição Católica, a Peste Negra, que assolou a Europa, e a escravidão.

Conheça as estrelas

Nessa sala hollywoodiana concentram-se os grandes nomes do cinema, principalmente norte-americanos, ou que pertencem ao mundo de Hollywood, como Brad Pitt, Marilyn Monroe, George Clooney, Harrison Ford, Penélope Cruz, ou Angelina Jolie.
Musée Grévin

Gosta de história, cultura e arte?

Conheça outros museus de Paris

Outras atrações no bairro

Conheça outras atrações em Opéra e Grands Boulevards