Montmartre
Montmartre, Paris
Sacré Couer, Montmartre, Paris

Mapa de Montmartre

Montmartre, o bairro dos artistas em Paris

A excepcional vista de Paris em frente à Basílica do Sacré-Coeur • As pitorescas ruelas St-Rustique, Cortot e St-Vincent • Os moinhos desativados de la Galette e Radet • A Place du Tertre • A antiquíssima igreja de St-Pierre de Montmartre • O Moulin Rouge e o Lapin Agile

Um bairro no topo de uma colina

Montmartre é o único bairro parisiense localizado no topo de um monte.  Da Butte Montmartre pode-se desfrutar uma vista panorâmica de Paris: a cidade está literalmente aos seus pés. O nome Montmartre possivelmente é uma corruptela de “Mont des Martyrs” (“Monte dos Mártires”), pois diz a lenda que St-Denis e outros mártires teriam sido decapitados ali por volta do ano 250. Segundo outras versões, a denominação Montmartre pode ser ainda mais antiga e ter sua origem no nome dos deuses greco-romanos Marte ou Mercúrio, já que o monte é habitado desde a época dos gauleses.

Centro de peregrinação cristã durante a Idade Média

Por ser considerado o local do martírio de St-Denis, Montmartre tornou-se um centro de peregrinação cristã na Alta Idade Média. No século XII, foi construída ali uma abadia de freiras beneditinas, que teve muita importância até a Revolução, quando foi destruída.

Montmartre, uma região praticamente rural, com vinhedos e moinhos de vento para a produção de farinha, era uma vila à parte de Paris e só passou a fazer parte da cidade em 1860.

Montmartre durante a Comuna de Paris

Em 1871, a população do bairro recusou-se a entregar os canhões instalados na Place du Tertre ao governo francês de Thiers, que se rendera aos prussianos. Esse fato, aliado à posição estratégica da colina, teve uma grande relevância nos acontecimentos conhecidos como a Comuna de Paris, nos quais os moradores de Montmartre tiveram participação ativa. A principal liderança foi exercida por uma mulher, a anarquista Louise Michel.

Bairro dos artistas no final do século XIX

No final do século XIX, Montmartre foi se tornando um lugar procurado por muitos artistas, em razão de os alugueres serem mais baratos do que no centro. Isso rendeu ao bairro algumas pinturas célebres, como Le bal du Moulin de la Galette, de Renoir (1876) e Les jardins de la Butte Montmartre, de Van Gogh (1887). Até a Primeira Guerra, impressionistas, cubistas, fauvistas, futuristas e surrealistas literalmente se esbarravam em suas ruelas e usavam como ateliê um imóvel conhecido como Bateau-Lavoir, infelizmente destruído por um incêndio em 1970. Pintores como Modigliani, Picasso, Toulouse-Lautrec, Van Gogh e Renoir habitaram ou instalaram seus ateliês em Montmartre e alguns deles expuseram suas obras na charmosa e animada Place du Tertre.

As boas descobertas em suas ruazinhas charmosas

Cheio de ruazinhas pitorescas como a St-Rustique, a Cortot e a St-Vincent, com algumas casas bem antigas, o bairro conserva ainda um pouco seu jeitão de velha aldeia, apesar da multidão de turistas que o visita todos os dias.

No número 22 da rue de Saule fica um dos mais antigos cabarés de Paris, o Lapin Agile, no mesmo local onde desde a Belle Époque funcionava o Cabaret des Assassins (brrrr….), ponto de encontro de artistas. Visto de fora, lembra mais uma casa de região rural do que um café. Por dentro, nada parece ter mudado.

Como ir a Montmartre

Para quem chega pela região de Pigalle, os metrôs mais próximos para subir até Montmartre são o Lamarck Caulaincourt ou o Anvers. Nesse caso você pode utilizar a escadaria ou tomar o funicular. Também existe a possibilidade de descer no metrô Blanche e ir subindo pela velha rue Lepic para apreciar dois dos moinhos que sobraram por ali (o de la Galette, retratado por Renoir, e o Radet) e dar uma olhada na casa onde morou Van Gogh entre 1886 e 1888, no nO 54. Uma outra ideia é descer no metrô Abbesses.

Diversas ruas são ligadas entre si por pitorescas (e um tanto cansativas!) escadarias que o levarão até a Place du Tertre, no alto.

Atrações em Montmatre: principais pontos de interesse

Veja as diversas atrações de Montmartre

Informações práticas sobre Paris

Como ir a Paris

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde dormir em Paris

O Booking.com é um meio fácil e seguro de reservar seu hotel ou apartamento em cidades no mundo todo. Você não paga nada a mais por isso. Você pode pesquisar ofertas entre uma enorme variedade de estabelecimentos

Escolha e reserve seu hotel em Paris

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França