Atrações turísticas no Bois de Boulogne
Bois de Boulogne, Foto FotoLucrant 706 CC BY
Atrações turísticas no Bois de Boulogne, Foto FotoLucrant 706 CC BY

Atrações turísticas em Bologne e Auteil

Localização do Bois de Boulogne

Conheça museus e atrações nas proximidades

Musée Marmottan Monet

Este é o museu que possui a maior quantidade de obras de Monet no mundo inteiro e é o lugar certo para você ir se gosta de arte, mas quer ficar longe da agitação do Louvre e do Orsay. Montado num antigo pavilhão de caça do Duque de Valmy, foi doado em 1932 por Paul Marmottan, juntamente com diversas obras de arte, à Academia de Belas Artes, que o transformou num museu. O acervo foi mais tarde enriquecido por outras doações, algumas das quais feitas por Michel Monet, filho do pintor. Dentre as obras de Monet, predominam ninfeias e outras telas da fase de Giverny, mas ali está também Impression, soleil levant (Impressão do Sol Nascente), de 1872, uma das primeiras obras no gênero, que deu nome ao movimento impressionista.

Há ainda uma fabulosa coleção de iluminuras (páginas ilustradas de livros medievais, do século XIII ao século XVI), pinturas primitivistas flamengas, italianas e alemãs, tapeçarias renascentistas, móveis e objetos do Primeiro Império e obras de grandes mestres como Renoir, Rodin, Camille Pissarro, muitas das quais pertenceram a Claude Monet.
Musée Marmottan Monet

Musée de la Contrefaçon – (Museu da Falsificação)

O Musée de la Contrefaçon, montado por uma união de fabricantes de marcas famosas, apresenta centenas de produtos lado a lado com suas falsificações, desde os tempos dos romanos até os dias atuais. Você será desafiado a distinguir o verdadeiro do falso. (Diga-se de passagem, os franceses odeiam ver suas marcas falsificadas, e elas o são com frequência: quem nunca viu bolsas “Luiz Vuitão” sendo vendidas na rua?). O museu é divertido, mas sua intenção, mais do que distrair, é conscientizar as pessoas de certas coisas básicas da vida: por exemplo, que um Rolex de verdade não será encontrado no camelô da esquina (“La garantia soy yo!”). Sutilmente, também se fala das penalidades a que estão sujeitos os falsificadores. Não leve sua legítima caneta Monte Blanco no bolso da camisa!

Musée des Années Trente – (Museu dos Anos Trinta)

Para o deleite dos aficionados pelos anos 30, este museu tem cartazes de propaganda de automóveis e de outros produtos, objetos Art Déco, tapeçarias, móveis (inclusive uma mesa de vidro e metal projetada por Le Corbusier), cerâmicas, máquinas, aparelhos e até diversas tampas “artísticas” de radiadores de carros da época. Fazem parte do acervo pinturas de artistas da Escola de Paris, boa parte deles eslavos e judeus que saíram de seus países na Europa Oriental; outras são de inspiração neoclássica ou da chamada arte orientalista.
Musée des Annés Trente

Auteuil

Perto dali fica o bairro de Auteuil, que foi uma cidadezinha com uma fonte de água sulfurosa de qualidades medicinais antes de ser anexado à capital. Molière, Racine, Bonaparte e Marcel Proust foram alguns dos que se beneficiaram das fontes termais do bairro. Auteuil ainda conserva um certo jeitão provinciano. Sua igrejinha, a Notre-Dame d’Auteuil (* 1, pl. d’Auteuil), é do final do século XIX . Algumas de suas ruas têm imóveis Art Nouveau, assinados por Hector Guimard. Na rue La Fontaine existem vários imóveis do mesmo arquiteto, entre eles, no nº 14, o Castel Béranger, construído em 1895 com materiais de diferentes cores e premiado no primeiro concurso de fachadas de Paris. Nessa mesma rua, no no 96, nasceu Proust. Para ter uma ideia de como era o ambiente de sua infância e juventude, retratado em suas obras, basta passear pelas velhas ruas do bairro. Endereço: Bois de Boulogne 75016 M Porte Maillot, Porte Dauphine, Metrô Porte d’Auteuil ou Les Sablons.

Saiba mais sobre o Bois de Bologne

Leia sobre o Bois de Bologne e suas histórias

Como ir a Paris

Compare preços de pacotes e passagens aéreas

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

Maquina fotografica

Paris em imagens  Fotos dos lugares de especial interesse turístico.

A França  em imagens  Verdadeira viagem fotográfica pela França. Dezenas de fotos das regiões Sul, Norte e Centro da França