Jet-lag

Avião

Jet lag

Jet lag é o mal-estar causado pela diferença de fuso horário entre o local de origem e o local de destino quando você viaja uma grande distância no sentido leste-oeste ou vice-versa, bagunçando seu relógio biológico, somado ao desconforto da estada prolongada dentro de um avião.

Onde é mais cedo e onde é mais tarde do que no Brasil

Países a oeste do Brasil

É mais cedo nos países situados a oeste do Brasil, como Peru, Chile, Estados Unidos, etc. e mais tarde nos países localizados a leste, como os da Europa, do Oriente Médio, da África etc. Ou seja, ao aterrissar em Paris, por exemplo, que fica a milhares de quilômetros a leste do Brasil, seu relógio de pulso com horário brasileiro estará marcando 5h da manhã, mas já serão 10h. Nesse caso você não sentirá vontade de almoçar a não ser lá pelas 17h (quando a maioria dos restaurantes não estará mais servindo almoço); só conseguirá pegar no sono às 5h da manhã; e, caso não recorra a um despertador, terá um choque ao acordar e ver que é mais de meio-dia e a manhã foi perdida…

Países a leste do Brasil

Quando se viaja para o oeste, onde é mais cedo do que no Brasil, nos primeiros dias se passa o contrário: você pode sentir vontade de almoçar às 8h da manhã, cair de sono às 8h da noite e acordar de madrugada, querendo tomar seu café da manhã, quando a cozinha do hotel ainda sequer estará aberta.

Como abreviar a adaptação

Dependendo da pessoa e da diferença horária, a adaptação pode levar alguns dias, prejudicando suas férias. Ao viajar para um lugar com mais de quatro horas de diferença de fuso horário, seja a mais, seja a menos, o ideal é ficar por lá no mínimo uma semana.

Existem artifícios para ajudar a adaptar mais rapidamente seu relógio biológico ao horário do país de destino. Um deles é tomar medicamento para dormir durante o voo, que o fará pegar no sono no horário adequado np local de destino, quando viajar para leste (converse com seu médico). Outro é e tomar café ou guaraná em pó para não dormir antes da hora, quando viajar rumo ao oeste.

Sabemos que não é fácil, mas é importante fazer um pequeno esforço para se habituar ao horário do destino. Indo para oeste, não vá dormir cedo demais, resista! Se for para o leste, use despertador e procure acordar em um horário razoável para o horário local, sem exagero no primeiro dia.

Lembre que, do segundo dia em diante, tudo será melhor!