Eventos em Veneza

Carnaval de Veneza Foto lo.Tangelini CCBYSA_files

Os principais eventos em Veneza

O Carnaval de Veneza

O Carnaval veneziano, como o nosso, é uma festa móvel que termina na “terça-feira gorda”. Porém, ao contrário da festa brasileira, dura muitos dias e ocorre em pleno inverno. O evento, realizado todos os anos há séculos, é vivido intensamente pela população, que sai às ruas usando as tradicionais máscaras inspiradas em personagens folclóricos, principalmente os da Commedia dell’Arte, como o Arlequim, a Colombina, o Polichinelo e o Balanzone. As máscaras são feitas de gesso e papel-maché; as mais finas e caras podem ter detalhes em prata ou ouro. Os foliões mais decididos usam, além das máscaras, ricas fantasias.

Mapa da laguna de Veneza

O anonimato das máscaras

Apesar da conotação turística que adquiriu, o Carnaval em Veneza continua sendo uma festa descontraída, em que todos se divertem por trás de máscaras que garantem o anonimato. O movimento de pessoas é tão grande que a Prefeitura institui mãos de trânsito para pedestres nas vias principais. Quem não obedecer pode ser multado! Tudo fica mais caro, lotado e complicado. A festa é muito interessante, mas o Carnaval não é a época ideal para ir a Veneza pela primeira vez. (Você vê o Carnaval, mas não vê Veneza!)

Vídeo sobre o Carnaval de Veneza

Regata Storica de Veneza

Outro dos eventos em Veneza, que ocorre anualmente no primeiro domingo de setembro, no Canal Grande, é a Regata Storica, que existe pelo menos desde o século XIII. No passado, como o Canal Grande ficava lotado de embarcações, com torcedores das diferentes equipes fazendo a maior bagunça, a regata era iniciada de um modo curioso. Para “acalmar” a multidão, homens em bissone (barcos semelhantes a gôndolas) lançavam bolas de argila endurecida sobre o pessoal mais exaltado. Os golpes deviam ser bem doloridos, pois as bolas eram do mesmo tipo utilizado para caçar pássaros! Hoje não há com o que se preocupar: os marinheiros nos bissone não jogam nada em ninguém, apenas abrem solenemente a regata, seguidos por um cortejo de barcos ricamente decorados, entre eles embarcações como a réplica do Bucintoro dos dogi.

Festa del Redentore

A Festa del Redentore, que tem sua origem no século XVI, como agradecimento pelo fim da peste que matou mais de 50 mil venezianos, acontece no terceiro sábado de julho, com desfile de barcos decorados e muitos fogos de artifício. As ruas, pontes “campos” e praças ficam lotadas de venezianos e turista, uma vez que o evento ocorre ainda no mês de julho, durante a alta estação e atrai gente do mundo todo.

Mostra Internacional de Cinema de Veneza

Entre fim de agosto e começo de setembro, no Lido, ocorre a cada dois anos a Mostra Internacional de Cinema de Veneza, também conhecida como Bienal de Veneza, o mais antigo festival de cinema do mundo. A primeira mostra ocorreu em 1932. Cineastas de todo o planeta apresentam seus filmes de curta e de longa metragem, que concorrem ao “Leão de Ouro”, o prêmio mais cobiçado. A cidade fica lotada nessa época.

Dicas

Cuidado especial com sua carteira em aglomerações. Veneza é muito mais segura do que a maioria das metrópoles brasileiras, mas mesmo assim é bom tomar cuidado.

Informações práticas

Como ir a Veneza

Não há voos diretos do Brasil. Tome uma conexão em Milão.

Veja passagens aéreas e pacotes

Onde se hospedar em Veneza

Veneza na alta estação está sempre lotada. Aliás, frequentemente, em qualquer época do ano, é difícil encontrar hotel sem reservar. Procure um estabelecimento próximo da estação ferroviária ou da Piazza Roma.

Onde se hospedar em Veneza

Escolha e reserve seu hotel em Veneza

Onde se hospedar em outros lugares da Itália

Estabelecimentos listados por região

Maquina fotografica

A Itália em imagens

Uma verdadeira viagem fotográfica por cada região da Itália, com dezenas de imagens separadas por destinos

Centro da Itália em Imagens

Sul da Itália em imagens

Norte da Itália em imagens